Por todo o tempo as dificuldades fazem parte do viver...
Uns mais outros menos, atraem situações adversas e de complicadas respostas...
Terremotos, acidentes , explosões, traumas, Tudo compõe fases de vida que temos que superar .
E já faz parte das adaptações da vida a superação... termos novos como resiliência vêm abordar esses assuntos e trazer justificativas a luta nossa de cada dia, para alcançar felicidade.
Mas do que a tal felicidade precisa para se manter?
Reside na eterna procura? No ter? ou no ser??!!!
Está dentro de nós e não conseguimos vê-la? Compõe-se de momentos enpassant - que tem a duração das bolhas de sabão?
Do que precisamos para sermos felizes??
O que a vida nos diz baixinho sobre questões como a dor... a saudade...os dias nublados.. os dias de tempestade? os dias em que tudo que queremos é ficar debaixo de um ededron bem quente e só levantar na hora em que o corpo pede?
O que tinha de especial nos grandes ensinamentos que nos chegaram através de Cristo , Buda , Dalai. Sócrates e outros tantos?
Será que seus ensinamentos filosóficos, ainda não estão claramente inseridos em nosso dia a dia?
Ou precisamos passar por uma faxina mental tipo "delete" para apagar os registros inúteis e apreender os verdadeiros?
Tudo é uma questão do ser.. das escolhas que fizemos.. de onde nascemos... das chances que tivemos.. e do que conseguimos superar dos traumas existencias!!
Há são tantos! Algumas pessoas sofrem por toda uma vida , por não conseguirem se ajustar as perdas.. acumulam derrotas em vez de acumularem vitórias.
Embrenham-sae num poço profundo , e esquecem que dali só escalando com técnica apurada para sair... porque também sabem que de lá não há mais como afundar-se a não ser para uma cova.
A descoberta da verdadeira natureza transcede o real lógico: Não somos aquilo que aparentamos ser! Não somos aquilo que nossos pais queriam que fossemos, não somos aquilo que nossa profissão ou status social aparenta ser...
Somos o substrato da lógica pessoal , o essencial que é invisível aos olhos do outrem.. O ser criado para a realização pessoal em várias esferas , mas passamos a vida toda sem entender (nossas buscas e valores intrínsecos), e porque queremos algo ou alguma coisa. Para o bel prazer.. para exibir aos outros... para nos sentirmos seguras e superiores...
Porque a competição, é a maneira que escolhemos para alcançar nossos ideais? Jogamops alhures e algures... uns jogam o jogo da conveniência, achando que a vida tem que ser assim.. outros jogam a maestria da perspicácia social, mostra que tem status e se preocupam com o social.. outros têm status e , não se preocupam com a carga alheia, se seu semelhante perdeu a casa... o carro ... o filho ... o membro etc.. Problema dele.. não tô nem ai!!.
Mas a vida não é um parque de diversões, e nem estamos aqui para nos divertirmos!!!
Temos tarefas, missões a cumprir e um planeta a zelar.
Espiritualistas ou materialistas, todos têm deveres a cumprir com o próximo!!!
O ego pessoal não entende sempre!
Mas será chamado a sós , em seu leito de morte para o último diálogo. Aquele diálogo, em que a consciência será o Meritíssimo.
O Tribunal da prestação de contas , do que você fez ou do que não fez!!! E, ai será o seu embate! Ninguém te salvar´s nesse momento, silenciosamente, você receberá seu tributo. E terá que partir, ainda que tenha a certeza de que poderia fazer algo num último momento!
Mas não poderá! Ce finit.
Terá que abaixar a guarda , e curvar-se diante daquela certeza que é o que nos garante alguma coisa: A certeza da morte!
P.S: Se falei bobagem perdão! Se deixei coisas que não consegui me expressar : Me complemente. A vida ainda é uma incógnita , em bora os anos tenham me dado alguma lucidez... ainda apreendo a cada dia como viver!!
Nathy e Clarinha.. beijooossss...
Joca: Obrigada pela paciência... Você é demaissss.... bjsss ....
Sei que também está na escola da vida!!!
http://youtu.be/8XLcCLlkwCA

O jogo de xadrez traz curiosidades e divertimento,mas e a vida? Ela é da cor do café... da cor que a pintarmos... Não a dominamos, posto que ela não é um animal feroz. Feita de passagens, ora boas, ora nem tanto. Mas devemos observá-la!pois ela flui... às vezes calma, às vezes agitada... flui como um rio... que em sua aparente mansidão, reserva por baixo a força de suas águas... e seu ventre... de sua natureza (desconhecida) ainda pelo homem! A vida é bela!!!
sexta-feira, 24 de junho de 2011
quarta-feira, 8 de junho de 2011
O mundo... a roda e seus movimentos
O movimento de ir e vir da vida, encontra explicação no próprio movimento dos astros.
Na rotação e translação do eixo terrestre.
Quem sabe precisemos perder algo, para depois colocarmos outras coisas no lugar!!
Nossas células morrem aos milhares a cada dia e novas surgem.
Mas o que falarmos dos sentimentos?
Aqueles que encontram-se no mais profundo dos esconderijos: Nosso interior.
Revisamos nosso sistema data, e vez por outra deletamos personagens.
O livre apego , o despreendimento das lembranças, dos cartões postais, dos álbuns em que viamos lá abraçadinhos a nós o elemento que nos fazia felizes na época, depois de mudarmos de foco na atualidade aquilo já não procede e temos que nos livrar daquele sorriso amarelado pelo tempo e talvez pelo cigarro Minister, que era a maior onda.
Perdoamos a quem nos desafeta, mas por livre questão de consciência do que por acreditar que é o melhor que temos a fazer. mas a vontade mesmo é de extravasar o desafetuoso e dizer inúmeras verdades (as que acreditamos como tal).
E, depois sem nos darmos conta, arrumamos um novo caso para nos preocuparmos, e reclamarmos, compararmos e dizer : quem não tem cão, caça com gato!!!sempre ouvia isso da minha mãe, e riamos sem nos importar se necessitariamos de alguns conselhos, pois quando se é jovenzinha é tudo maravilhoso, claro que sempre achamos que nada de ruim nos acontecerá, e nem recitamos muito : O Senhor é Meu Pastor!!! Um dos mais lindos poemas de Salomão.
Mas de volta aos tempos de outrora: Vivíamos na Baixada , e nada era belo como se diz da vida.
Nada era divino, muito menos maravilhoso.
Tinhamos inúmeras dificuldades... Mamãe dizia que era por culpa do regime, e eu achava que ninguém deveria fazer regime: Nita porque ninguém quer ficar gordo?
- Ora Licinha porque gordo atrapalha muito!! não pode correr , não pode andar rápido e nem namorar etc... Isso mesmo dizia Cristina: Eu num namoro gordo, tô fora.
Mas o tal regime que todos falavam tinha mais coisa: Amaury- O que é o regime militar?
- E pra que uma pirralha quer saber ? Muito curiosa tu.
E lá ia eu a choramingar pelos cantos: Ninguém me explica nada.. Porque??, Eu posso aprender essas coisas ... e vou aprender sózinha.
O que era esfuceantemente aplaudida pelo meu mano LUIZ. É isso mesmo Alicinha aprende mesmo...
Podia não parecer, mas aquilo era que era irmão... e amigo.
Sempre nos animava com toques de alta sabedoria milenar.
Anos mais tarde após sua morte, sonho com ele de bata branca e traje indiano na cabeça (tipo turbante) também branco, tez morena , a me dizer que era um mestre!!!
De rosto suave e traços amorosos a dizer que trabalhava pelo astral das pessoas.. ai que arrepio ao acordar, era como se ouvisse muito forte sua pronuncia diferente.
Quantas dúvidas, e ninguém para saná-las. Que saudade do meu padrinho: Ele saberia me explicar .
Passdo algum tempo, não teve jeito, tive que me virar mesmo, e ler muito.. e tentar entender os mistérios... a Física ... a Evolução... a Cabalah ... etc ...
Até porque havia épocas em que meu irmãozinho ficava muito doente e minha mãe passava dias com ele no Hospital, e nós tinhamos que providenciar os afazeres, e comandar tudo. Compras, limpeza da casa... capinar o quintal, colher os frutos, que de lá saiam: Mandiocas, tomates, aboboras, mamões, maracujás, mangas, abacates.
Tinhamos variedade de frutos e hortaliças que meu tio Miguel plantava como ninguém. Isso me deixava feliz.
Alguém tão simples e humilde, e que falava com as plantas, estabelecia prazo para que os mamões dessem frutos , e queria-os saborosos e macios.
Enquanto sua irmã Tia Rosalina, plantava rosas e que para pegá-las tinhamos que subir em escadas , pois o pé passava da cumieira da casa. Mais de 2,5m.
Com tempo livre, já que era somente estudar e varrer casa as minhas tarefas, danei a ficar curiosa para entender um tal jogo, em que havia um tabuleiro e inúmeras peças: Rei, Rainha, Bispos , Cavalos, Torres, Peões... dois exércitos com armaduras a duelarem-se : Um preto outro branco... O xadrez e suas variantes e lances incríveis das peças.
Nisso meu irmão se interessou a ensinar-me. Porque via um potencial e que poderia distraí-lo sempre. Pois é necessário certa capacidade mental para empreender tal jogo , e nisso eu era boa. Cheguei a participar de várias provas e torneios nacionais... E ai poderia desafiá-lo.
Logo depois conheci outras pessoas voltadas para aquele jogo: Manoel Miguéis, Mauro , Luiz, El Chaer, Renato, Flávio, Dilson, etc... Um muito excêntrico chamado Otávio, e que entre outras coisas me dava leves cantadas... mas meu olhar estava voltado para outra pessoa, sem ter nenhuma esperança de que rolasse algo , pelo menos naquele momento, nunca me atrevi a deixar que percebesse, o amava platônicamente.
Certas construções mentais nos levam aos medos e receios, de que por sermos pobres não poderiamos querer muito, e essas construções mentais só serão resolvidas com terapias de anos e anos.
Hoje me sinto necessitando fazer terapia e florais novamente, pois em época de fim de casamento, me vi recorrendo a elas, para superar dores e conflitos.
Os tais de que perdemos o que mais amamos, e se é assim para que amarmos??.
Porque construções voltam e nos importunam ad eternum...
Da minha infância pouco feliz.. mas sem ressentimentos houve um pouco de tudo. Desde violência infantil e tentativa de estupro até afogamentos em dias de enxente no bairro.
Por onde passava um rio, que não era o meu velho Chico- manso e doce. por que o chico morava quae dentro do meu quintal, era só abrir o portão de trás - aquele proibido( por onde entravam os Ets) que se avistava ele chegando na varzea bem pertinho da nossa porta dos fundos, com vários peixes a saltitarem para alegria dos pescadores.
Dava para jogar a rede de leve e pegar lindos surubins e outros tantos.
A experiência com o jogo de xadrez criou em mim certas possibilidades: A primeira que vejo como mais útil era a de prever os fatos, antecipar-me a eles... como quem tem visão além do alcance, se treinada conseguimos ir longe com a visão mais clara e um melhor discenirmento das coisas.
Nesse quesito ocorre um magia sem precedentes...
Trocamos informações com nosso exército. E somos tal qual Dante ou Lancelot, Rei Arthur (*adoroo esse nome) ou mesmo Dom Miguel de Cervantes... Heróis!!! heroínas... Gigantes e Valentes Guerreiros(as).
Alçamos vôo livre e velejamos poderosos .
Basta nos sentarmos diante daquelas peças mágicas, e nosso reinado se abre a frente.
Como dizendo Vença! Você pode...
Você tudo pode naquele que te fortalece!!!
Ótima Quinta-feira. Amanhã estou de volta.
Obrigada ela torcida... rsss..
A vida tal qual um jogo é cheia de imprevistos e doces encontros de luz.. Gotinhas de luz ...
bjussss......
Obrigaduuuuuu ......
JOCA . Amo você.....
Postado: por baruchess@gmail.com
sábado, 4 de junho de 2011
Quando queremos....
Diz a máxima: Querer é poder!! Mas o que devemos querer?
Devemos querer coisas que nos deem prazer? ou devemos querer coisas que façam bem a humanidade... aos nossos ... às pessoas a nossa volta... ou ao bem comum da nação e dos países como um todo?! Ainda nos abala ver cenas de guerra... de violência...
SOCORRO: A polícia espancando os Bombeiros ?!! Como assim.. quem deveria defender o bem comum - Uma corporação que atende a todos e salva vidas?
Cadê o senso? Ou melhor dizendo o bom senso!!!.
A ética está ultrapassada? O bem comum incomoda..como deve incomodar a felicidade..
A alegria ... o carisma...tudo incomoda. Ishaláh.
Quando estamos em momentos de alegria, nos olham e dizem:
Por que ela? e não eu? Mas enfim o tempo do inferno astral existe, mas é passageiro.Mateus 4.1. Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Nossa sociedade não percebe o poder destrutivo da queda, "o cair em tentação". Vemos as notícias e não damos conta de que crimes, separação de famílias e outros problemas sociais acontecem em função de temtações que dão origem ao pecado. O texto de Matheus mostra que o dibo é tentador, e ele tem influência sobre o mundo em que vivemos. Mas, se resistirmos ao diabo, ele fugirá de nós.As tentações não estão além da nopssa capacidade de resistir, pois junto com a tentação vem o escape de Deus. E para vencer as tentações precisamos estar cheios do Espírito Santo. É assim que começamos a vencer Jesus responde às tentações renunciando a si memo e demonstrando dependência de deus, desprezando aquilo que não glorifica ao Pai, negando-se a pôr o senhor à prova e afirmando que seu Reino não é deste mundo. Em tudo isso , Jesus usou a palavra. Faça o mesmo e você vencerá também.
( Ref.A cada dia uma nova vida/ Editora Anno domini).
Todos passamos por ele, e saímos (feridos, desgastados), olhar pra baixo, querendo sair de fininho, os sonhos vão e vem, encontram eco nos longinquos cantos da interior da terra, onde o húmus é nosso mel nosso favo. Provemos o sabor dese mel, façamos uma viagem pelo interior da terra, calados, solitários, olhar introspecto, determinado a liquidar o ermo, reagir às tentações, andar na direção do divino.
Tudo pasará. Só não passa aquilo a quem queremos bem. Por que o Amor resistirá a todos os atropelos.
Bom fim de semana.
Devemos querer coisas que nos deem prazer? ou devemos querer coisas que façam bem a humanidade... aos nossos ... às pessoas a nossa volta... ou ao bem comum da nação e dos países como um todo?! Ainda nos abala ver cenas de guerra... de violência...
SOCORRO: A polícia espancando os Bombeiros ?!! Como assim.. quem deveria defender o bem comum - Uma corporação que atende a todos e salva vidas?
Cadê o senso? Ou melhor dizendo o bom senso!!!.
A ética está ultrapassada? O bem comum incomoda..como deve incomodar a felicidade..
A alegria ... o carisma...tudo incomoda. Ishaláh.
Quando estamos em momentos de alegria, nos olham e dizem:
Por que ela? e não eu? Mas enfim o tempo do inferno astral existe, mas é passageiro.Mateus 4.1. Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. Nossa sociedade não percebe o poder destrutivo da queda, "o cair em tentação". Vemos as notícias e não damos conta de que crimes, separação de famílias e outros problemas sociais acontecem em função de temtações que dão origem ao pecado. O texto de Matheus mostra que o dibo é tentador, e ele tem influência sobre o mundo em que vivemos. Mas, se resistirmos ao diabo, ele fugirá de nós.As tentações não estão além da nopssa capacidade de resistir, pois junto com a tentação vem o escape de Deus. E para vencer as tentações precisamos estar cheios do Espírito Santo. É assim que começamos a vencer Jesus responde às tentações renunciando a si memo e demonstrando dependência de deus, desprezando aquilo que não glorifica ao Pai, negando-se a pôr o senhor à prova e afirmando que seu Reino não é deste mundo. Em tudo isso , Jesus usou a palavra. Faça o mesmo e você vencerá também.
( Ref.A cada dia uma nova vida/ Editora Anno domini).
Todos passamos por ele, e saímos (feridos, desgastados), olhar pra baixo, querendo sair de fininho, os sonhos vão e vem, encontram eco nos longinquos cantos da interior da terra, onde o húmus é nosso mel nosso favo. Provemos o sabor dese mel, façamos uma viagem pelo interior da terra, calados, solitários, olhar introspecto, determinado a liquidar o ermo, reagir às tentações, andar na direção do divino.
Tudo pasará. Só não passa aquilo a quem queremos bem. Por que o Amor resistirá a todos os atropelos.
Bom fim de semana.
Assinar:
Postagens (Atom)