Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas ...
Que já têm a forma do nosso corpo ...
E esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos
mesmos lugares ...
É o tempo da travessia ...
E se não ousarmos fazê-la ...
Teremos ficado ... para sempre ...
À margem de nós mesmos...
Fernando Pessoa
Durante nossa vida temos encontrado várias mulheres que preenchem nossa vida.
Influenciam nossa personalidade ... cuidam da gente... ensinam ... educam ... acolhem ... mostram a força da Criação divina.
E, quer queiramos ou não , quando estamos crescidos e afastados delas sentimos tanta falta que é com se um pedaço de nós fosse levado.
Várias históricas - que com seu talento , coragem e determinação, aprendemos a admirar , mesmo sabendo que nunca s conheceremos.
São as que constroem pontes ... se arriscam ... emitem opiniões... debatem .. escrevem livros ensinam ... educam... vão à
guerras ... labutam em seu dia a dia em metrôs lotados ... onibus urbanos ... saindo de casa ainda pelas madrugadas , dei -
xando seus filhos sózinhos a cuidarem-se de si mesmos.
Mas mesmo assim trazem em seu semblante a beleza do sofrimento... a coragem de que tudo tem que ser do jeito que é!!!
Às vezes devido ao seu labor esquecem-se de que ainda podem sonhar.
Sim sonhar faz parte da vida. É o fermento do cérebro!!!
Sonhar com um mundo melhor para seus filhos... para si próprias. Desejar que o Infinito se curve aos seus pés, não é querer tudo pra si!
É desejar apenas sua herança - aquilo que lhes foi negado desde o ventre. Não quero dizer que sonhar resume-se a querer ter!!!
Ter e ser não têm nada de similar!!! Diferem em gênero , número e grau.
Nesta trajetória de vida encontrei diversas mulheres a quem tenho profundo respeito e admiração. Algumas que o tempo já lhes foi extinto ... mas que guardo viva a maneira como se portaram no mundo. A forma como deram seu viver em prol de muitos . As madres terezas de calcutá. Zélia Arns , Golda Meyr , Anita Garibaldi ... e tantas mais que se fossemos citar não caberia neste manuscrito virtual. Mas o enfoque é que a exemplo de Maria - A Ilumininada e Escolhida, a que viu seu filho sofrer e padecer inocentemente numa cruz , e , se manteve serena embora chorosa - pois sabia que algo maior estava acontecendo que nem ela naquela momento tinha idéia da real grandeza do Criador e de sua vontade...
A que presumia com sua capacidade de amar - que aquele gesto de entrega e doação serviria para demonstrar que o amor não cabe por si o egoísmo , a ganância , o "levar vantagem ", o que é meu ninguém tasca ... enfim todas as formas egoísticas de ter aquilo que se acha nosso.
Ao ver seu filho na cruz - denota-se com isso que devemos aplicar o Amor na sua essência.... sei que para nossa formação e personalida, às vezes chega a ser impossível aplicar mandamentos tão complexo !
Amar ao próximo como a si mesmo requer muita entrega ... requer muita caridade e afinco... desfazer de preconceitos... abrir mão de seu território de atuação ... mesmo quando pressentimos perigo à vista!!!
Outras pessoas querendo o seu lugar ... na sua casa ... no seu trabalho ... junto àqueles a quem você ama ... pessoas que não abrem mão de seu status quo - para roubar-nos o que conquistamos e temos como nosso. Apesar destas pessoas viverem e terem em seu olhar a forma dominadora , nestas horas nos parece difícilimo não agirmos como quem proteje a sua cria... como quem tem que matar um leão por dia para sobreviver.
Digo de experiência própria que já vivi situações assim , e , perdi o controle por me sentir acuada em meu próprio espaço!!!
Confrontada e testada em capacidades que não possuo na forma como a prova veio!!!!
Mas , que tais provas são banais - porque capacidades existem e se diferem de pessoa pra pessoa , - pois saber cozinhar ... ou realizar tarefas que nem sempre prarticamos, por ter que estar a frente das contas , da criação do filho - ainda mais sozinha, já é por si só - o maior mérito para mim - e creio para grande parte das mulheres no mundo todo!!!por ver que seu esforço e luta tiveram bons frutos...
Mulheres que uma vez desprezadas, e deixadas na "pista" tiveram que lutar dia a dia por sua sobrevivência , e daqueles a quem teriam que manter : educar , vestir , calçar , prover e proteger ... etc... mulheres que abriram mão de serem mulheres , mas nem por isso se prostituiram , se largaram de tudo, abandonaram a sua fé!
Mulheres lindas que mantiveram-se de cabeça erguida em busca do que criam - dos seus ideais.
Apesar de não sonharem mais - encontraram um alento em sua profissão - em seus objetivos e modo de ser , como guerreiras e leoas mantiveram-se firmes em suas crenças e objetivos ...
Espero , ainda assim que o sonho de cada uma dessas pessoas não fique jogados num cesta de roupas ... ou dentro de um forno , que se busque em seus meio de vida - forças para sobrepujar as barreiras e testes diários, para elevar sua mente e crer na fé que remove montanhs e atravessa mares...
Pelas que estiveram na minha vida - Blandina a mama .. Juanita - A anjinha de prontidão / Tia Alda - a doçura personalizada / Dorinha - a Amiga de bons momentos e e momentos difíceis.... / Edith - a tia intelectual.../ Vó Ana - a que tudo sabia sem precisar utilizar muitas palavras - do seu jeito nós entendiamos tudo .../ Vó Alice - a que deixou marcas e sua presença ainda pode ser sentida em mim.... / e tantas outras ainda presentes ou por forças da circunstâncias ausentes. O Meu grande e terno abraço ..
Que a Luz Cósmica as Ilumine e ampare!!!
Senho dai a ajuda que os povos do Oriente buscam... em Ti que a força da Criação os ajude a superar dessa vez seus próprios limites...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.
Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...