(....)" O importante é aproveitar o momento , por mais difícil que seja e extrair seus significados subjetivos para crescer interiormente , pois a Vontade Única está sempre nos impondo provas para testar nossa essência ."
Texto do dr Enf. Wiliam Cesar A. Machado - a quem tive o prazer e a honra de dizer que foi meu professor na UNI-Rio . e um exemplo de dedicação e amor à profissão ... Que Deus continue a olhar por ti.
Se tu estivesses em meu coração por um dia ,poderia ter a idéia do que sinto quando tu me abraças apertado e , coração a coração nós respiramos juntos .
Se tu estivesse em meus olhos por um dia verias a beleza que , cheia de alegria , eu encontro nos teus olhos.
(Alessio de Sensi)
Como docente , tendo que mostrar o lado técnico de meus colegas , profissionais enfermeiros , no que diz respeito à administração do serviços de enfermagem.
E muito lamento ter que informar - O que se deve fazer - enquanto trabalhador deste ofício - e mostrar ao mesmo tempo que quase nada há para demonstrar como realizado na prática (daquilo que seria correto) não estar-se realizando.
No tocante à Prevenção e Controle do Programa de hipertensão e diabetes: Pechad e Hiperdia.
Adentrando no setor de Controle de HAS e Diabetes , em uma UBS para prática de estágio curricular - não percebemos a presença do gerente do serviço de enfermagem - temos em contra partida técnicos estressados que tendo que desempenhar vários papéis resolvem as situações ao seu modo , e no mesmo tocante estagiários que ignorando o que lhes seria útil e necessário conhecer dizem não ser empregados do serviço e que não tem que organizar papeis.
Ou seja quando formados- os profissionais, irão do mesmo modo que vêem sendo feito - delegar funções àqueles que não seriam as pessoas certas para desempenharem às funções , não por inaptidão ou incompetência , mas por uma questão de função qualificada do enfermeiro!!
Os profissionis de enfermagem - infelizmente na sua maioria menosprezam os seus iguais - e passam a ir contra as chefias ... e as próprias chefias não vestindo a a camisa das equipes acaba por deixá-los em funções que por bem seriam suas ... ficando a caminhar de um lado um lado pra outro com pilhas e mais pilhas de papéis na mão - preocupados com escalas de férias / licenças / etc ...
O discente assiste a tudo e em formação se questiona -
* Qual exemplo devo seguir ?
* Qual a melhor forma organizacional ?
* Como manter minha autoridade e uma hierarquia compatível ao nível que quero chegar ?
* Em quais programas devo concentrar minha atenção ?
* A saúde pública é uma preocupação da enfermagem ou somente de outras categorias médicas ?
* Como manter minha equipe em sintonia uns com os outros e assim operacionalizar da melhor forma o serviço?
* Como atingir um nível de cooperação mútua, a fim que sejama cumpridas minhas ordens em serviço ? e mesmo na minha ausência ?
* Coerção ou administração cooperativa ?
* De que líder - eu quero ter como exemplo?
O dominador ? O apaziguador ? ou o bonzinho ?
* Mencionar simplesmente - que se o profissional não quiser trabalhar - tem vários curriculuns e logo seu lugar será preenchido por outro - porque o Mercado de trabalho está escorrendo pelo ladrão de profissionais. É simples ! assim ?? Resolverá o problema a médio prazo? ou a longo prazo/ será que resolverá mesmo ???
* Como avaliar meu funcionário - sem deixá-lo em situações vexatórias ou humilhado ?
Me desculpem companheiros... mas pessoalmente já fui alvo de comentários jocosos e intrigas ... já recebi conceitos abaixo do que sei que seriam a minha média e acusações de negligência - quando num episódio de um acidente com material perfuro cortante por um aluno que comenteu a mais banal das imperícias , mesmo tendo sido orientado e esclarecido em várias ocasiões!!!
Tendo que apresentar defesa qualificada para não ser alvo de um processo administrativo e profissional - e o pior vindo da parte do superior - colega de profissão que em momento algum parou para referenciar-me ou dizer que acidentes acontecem.
Distorções da prática profissional de enfermagem , chegando-se à conclusão de que nem sempre os enfermeiros
assumem suas funções de forma correta , e percebemos que na maioria das vezes tomam para si as atividades burocráticas e meramente administrativas , enquanto o restante da equipe atua na assistência ao cliente.
Desse modo , preservavam um status de poder e/ou ligação direta com as instâncias dirigentes das Instituições de saúde, (tese de mestrado de Wiliam César)
Por sua vez o descaso com o público e o social avilta nossas pupilas e somos obrigados a reparar ao nosso redor - que a imundice ... as precárias instalações .. a falta de armários -para organizar os materias ... os leitos enferrujados e sem colchões ... as ambulâncias com pneus carecas ... os bebedouros sem filtros de água ... os refeitórios sem espaço e condições de higiene satisfatórias para o bom degustar dos alimentos ... e a qualidade da comida que é oferecida aos funcionários e aos pacientes (acho que é melhor nem comentar!)
Todos nós temos noção do que é o calor do Rio de janeiro e da baixada ... ninguém precisa estar sempre lembrando disso- e vemos enfermarias mau ventiladas - com janelas em altura que não consegue receber a aeração apropriada .. os banheiros de tais enfermarias sempre com rachaduras e umidade ... os colchões quando sai um paciente logo recebem outro naquele lugar .. os lençóis em tamanho e número insuficiente...
o piso disforme ... as macas com rodas emperradas e toda enferrujada.
Os corredores estreitos ... e as crianças atendidas no mesmo consultório - ao lado da mesa dos adultos !!!
Já basta !!! É essa a visão do SUS ... nesse Município que a maioria já sabe de qual estou me referindo!!! e que infelizmente por ironia do destino nossos acadêmicos precisam aprender !!!
Lamento de coração - e sinto não ter proximidade com o poder público local para sanar essas deficiências tão gritantes e desastrosas para o aumento do conhecimento e uma boa condução do saber acadêmico...e principalmente para oferecer a quem necessita de assistência - Um mínimo de dignidade e descência com a causa pública.
Pode-se denotar que a saúde continua a ser vista como algo improdutivo e sem merecimento de melhorias !!
Até porque não gera votos nas urnas... Ledo Engano do poder dominante.
Fica por conta da população (já humilhada e massacrada) - manter um bom Plano de Assistência médica ...
Postada por baruchess@gmail.com - Um desabafo .
Se vocês não se converterem e não se tornarem como crianças , não entrarão no Reino dos Céus. Jesus cristo.
http://www.youtube.com/watch?v=g4tTpVW6wGQ
O jogo de xadrez traz curiosidades e divertimento,mas e a vida? Ela é da cor do café... da cor que a pintarmos... Não a dominamos, posto que ela não é um animal feroz. Feita de passagens, ora boas, ora nem tanto. Mas devemos observá-la!pois ela flui... às vezes calma, às vezes agitada... flui como um rio... que em sua aparente mansidão, reserva por baixo a força de suas águas... e seu ventre... de sua natureza (desconhecida) ainda pelo homem! A vida é bela!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Alicinhaaaa,
ResponderExcluirCompre urgentemente:
"Deus, um delírio", R.Dawkins
http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?sid=01941711412324803159594611&nitem=9018277
Rápido, antes de que seja tarde...
bjs de Botucatu!
Joca