sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A vida é um jogo ? ou é uma arte ? O que buscamos? E o que se espera ?



















Às vezes repassando o tempo presente ... e o que ficou pra trás ... me vejo como num tabuleiro de xadrez!!! de damas pra quem preferir !!!



Desses mesmos que todos conhecem com 64 casas distribuídas em duas cores ....


Esse tal mundo que nos abre a cada dia , com notícias não muito boas ...às vezes até bem lastimosas ...


Esse mesmo mundo com o qual insistimos em sonhar que será melhor e mais justo para todos ...

Esse turbilhão de ansiedade , misturado com desejos de: ter e ser "mais", e sempre mais ... com uma pitada de egocentrismo ... com uma nota de vaidade ... com uma ambição de realização e domínio de todas as situações com as quais nem sempre podemos sequer compreencê-las !!!

Muitas coisas não compreendemos: Buscamos teorias ... lemos livros relacionados ... buscamos nos sites de pesquisa ... Mas as respostas às vezes denunciam que outras pessoas também gostariam de ter a certeza daquilo que dizem ... mas nem sempre o têm.

Exemplos de coisas que não temos compreensão:

Por que crianças nascem defeituosas ? cegas ? com espinha bifide ? com leucemia e outros tipos de canceres ??

Porque a aids ainda não tem cura pelo menos em 75% ?


Porque pessoas que deverim ser nossos modelos de caráter e dignidade , nos decepcionam ?

Porque tanta gente sofre ... vivem em moradas de baixo custo ... e uma minoria da população desfila de carrão ? e passa seu fim de semana em Búzios ou estâncias minerais ?

Porque tantos pais e mães abandonam seus rebentos , sem um mínimo de carinho por aquela criatura que só quer cumprir seu papel , aquilo a que veio ? Seu carma terreno ?

Porque o Haiti está sendo destruído pouco a pouco ??

Porque a justiça é lenta e morosa , e não pune com rigor àqueles que matam ... arrastam crianças asfalto a dentro sem dó nem piedade ??

Porque esses mesmos caras , têm que ter "justiça"social ??? e direitos humanos , se eles não respeitaram o direito básico do ser humanao - que é o de sobreviver ?

Porque a casa de vó é tão boa , mas a gente nunca podia ficar o tempo que queríamos por lá ? Tinhamos que vir embora quando nossa mãe nos chamava ? A avó também não é nossa mãe ?


Então porque não podemos aprender com ela certas verdades ? A chamam de caduca ... esclerosada ... antiquada .... mas não foi essa esclerosada quem educou nossos pais ?? Então eles são também esclerosados ? Filho de peixe ...

Porque não podemos sair de trajes de banho na rua nos dias de calor intenso ? ou ir trabalhar com um shortinho que vamos a praia ou ao clube ?

Vivemos ... nos educamos .... (ou somos educados) por pessoas que deixaram de fazer pelo menos 45 % daquilo que tinham vontade !!!

E o primeiro amor? Porque não é o último?


E o sol , se é tão necessário à vida ! Porque causa câncer de pele ?

Estranhíssimo !!! Somos limitados e dizemos sermos livres ... Somos escravos do dinheiro , porque assumimos coisas de que nos são inúteis depois de um tempo ...

Corremos atrás dos nossos ideais ... porque ao alcançarmos ... é somente para começarmos a correr atrás de outros !!!

Usamos apenas 2,5 % da nossa capacidade intelectual , e 0,5 % da nossa capacidade intuitiva ( e ainda dizemos que a intuição nunca falha !).

Choramos ao ver um filme , ou ler um poema , mas quando temos um amigo no hospital - não gostamos de ir até lá. ou nunca fizemos uma visita a uma Instituição Hospitalar, somente para darmos uma contribuição de cidadãos...a quem sofre e padece a dor do fim - do inevitável ! O voltar ao pó de onde vieste!!!

Nunca entramos num manicômio , ou num orfanato , nem tão pouco num manicômio judiciário , ou num C.A.A - Centro de alcoólatra anônimos...ou num N.A (Narcóticos anônimos)...

Porque é difícil que se adote uma criança ? Se existem tantas abandonadas por ai, esperando um gesto . que as tire das mãos de bandidos , ou das marquises ou viadutos, onde estão sujeitas a todo tipo de azar ...

Porque no Irã - se permitem que crianças (meninas) se casem antes dos 6 anos de idade , com homens de até 25 anos ?


E porque o efeito do calor se tornou em certos períodos aterrorizador para nossa pele e poros ??

Porque saímos à ruas e não damos bom dia - aos desconhecidos? ao trocador do ônibus , ao motorista ?? ao carteiro ?? ao lixeiro ??

Porque nos é tão difícil perdoarmos ??


Retrocedermos nas nossas convicções ??


Dizermos Amém ... quando estamos alegres ... e me desculpe por não tentar entendê-lo à pessoa que nos fez mal? ou nos colocou em situação complicada ?


Porque insistimos em dizer: Que é preciso matar um leão por dia , ou que damos um boi pra não entrarmos numa briga , e uma boiada para não sair dela ?


Porque todo ano dizemos que não vamos comer tanta carne ... ou que nos tornaremos : quase vegetarianos (comendo carne só de vez em quando , mas ao vermos um bife - logo atacamos ??).

Porque não reciclamos nossas roupas (customização) , não reciclamos os vidros ?


Não reciclamos a nós mesmos ...?


Apagando metade dos pensamentos inúteis e vãos ?? das lembranças ?? do que temos de "correr atrás" ?


Porque não podemos resgatar a criança que existe em nós ? sem que não sejamos chamados ou tidos como "doidos varridos" - porque programa de índio é careta ?


Porque o brega tá fora de moda ? E a Beyoncée é quem tá mandando no pedaço ?

O que pode acontecer se arriscarmos a sermos "livres", dos rótulos ... da moda ...


Do eterno competir e ganhar ? da Pós graduação ?? do mestrado ?? e do doutorado ??


Porque a Disney é melhor do que o Pantanal ??


Porque só o carro importado é que é a maior onda ??


Porque não se pode hoje beijar um hoje ... e amanhã beijar outro (só os artistas têm esse direito?)


Porque não conseguimos ir a uma praia de nudismo , sem que achemos : O que os outros vão pensar quando souberem ??



Enfim ... Talvez demoremos um pouco a ter a maioria das respostas ...mas se elas começarem a incomodar ou trazer à tona certos posicionamentos : Estamos num caminho - que se não for certo - pelo menos não é um lugar comum em nossa vida !!

Estamos começando a mudar os paradigmas e aprender que ser igual a todo mundo - Não tá com nada !


Podemos ser nós mesmos - sem precisar de drogas ... de revoltas ... de lutas ... de ensaios e erros ...Apenas olhando para nosso interior e redescobrindo a beleza que existe em cada ser humano (inclusive em nós mesmos) ... e, nem será necessário recorrer a fórmulas mirabolantes .. regimes incontestes , ou a cirurgias plásticas ou de redução de estômago !!!


Seremos nós - conhecedores de nosso mais profundo ser Interior ... aquele que não usa maquiagem e nem disfarces ... O simples ... o sereno ... o que ama e perdoa ... o que não julga .. e nem é prepotente ... o Verdadeiro EU ...




Alice Baruch - baruchess@gmail.com . em 27/02/2010 .

5 comentários:

  1. Alice,
    seu 'blog' é certamente o melhor nos textos.
    Sempre nos surpreende e sacode a consciência.
    Sei que sua intenção está em nível bem mais alto, mas espero que os enxadristas apliquem seus conceitos nas ridículas disputas políticas do Xadrez, principalmente no Rio de Janeiro.
    Parabéns e obrigado por dividir conosco seus sábios conceitos, expressados em tão belas palavras!

    ResponderExcluir
  2. Alice,

    Seus questionamentos são pertinentes... a angustia vem de não compreendermos que não estamos aqui a passeio.Colhemos incessantemente os frutos de nossas atitudes impensadas,desmedidas.

    Não podemos olvidar que a evolução moral / espiritual ocorre em sua maioria no sofrimento, então, aí está a causa de tantos desalentos,debilidade física,financeira...é o aprimoramento!

    Devemos passar pelas adversidades procurando sempre sairmos com o coração reformado, adquirindo ainda mais amor dentro deste. Ahh quão grande é transformador e sublime este sentimento.

    E os erros e decepções alheias? Tenhamos sempre em mente que as pessoas só podem nos dar invariavelmente o que possuem. Não cobremos aperfeiçoamentos que nem mesmo possuímos.Confiemos sempre!!! Quem sabe desta forma não o ajudamos a não reincidir o infortúnio?

    Minha vontade é comentar cada frase dita, mas não me prolongarei mais.


    Que a paz de nosso Mestre Jesus esteja sempre a envolvendo.

    É sempre um grande prazer ler seu blog

    Beijos flor

    ResponderExcluir
  3. Pessoas Maravilhosas ....

    Qdo transpusermos os sentimentos , quando deixarmos aflorar a Luz Interior ... mesmo parecendo que tão pequeninos e insuficientes para mudar algo ou a própria consciência coletiva /cósmica ... sem sabermos estaremos tingindo o horizonte de matizes azuladas... acobredas...violáceas .... Estaremos ajudando os seres Superiores a infundir no pensamento humano seus desejos de evolução para a raça terrena !!!

    Que em sua busca não consegue discenir o bom do ruim...

    O que fazer ou pensar ... se é melhor falar ou se omitir... e deixar assuntos dessa natureza para as rodinhas de bar ... qdo alcoolizados o impulso os ajudam a se expressar ...

    Pena que depois nada ficará ... nem pra quem ouviu .. nem pra quem falou !!!

    É a chamada "cultura de bar" , que tão logo se esvai ... assim que o efeito se acaba (da bebida), mas na próxima vez que estiveres nesse ambiente faça anotações e verá que cultura se extrai dai ...

    Como diz o filósofo e professor amigo Élcio (mora em Nova Iguaçu) : É no bar que completamos nosso mestrado político...e sócio- cultural .. Sábio mestre... sábias palavras ...

    Obgda pelos comentários e sejam sempre : Muito bem vindos - nessa roda de amigos .... bjs ...

    ResponderExcluir
  4. As cores no Universo tem suas funções definidas e influenciam a vida das pessoas e suas características pessoais .

    No comentário anterior . postei uma cor: ao certo quis me referir ao "acobreado" (dourado)e, não da forma como foi escrita .

    Mas por certo falhas dessa natureza mesmo revisando o texto às vezes passam despercebidas.

    Voltando as cores: O dourado na linha da horizonte representa o sol ... a força ... a luz que combate as trevas .

    O branco : é a pureza , a claridade ... a verdade límpida e transparente ,

    O verde a esperança , a saúde (é a cor muitas vezes que pinta os quartos dos hospitais ;

    O azul : a espiritualidade , a paz ;

    O amarelo : a fortuna , o ouro ;

    O vermelho: apaixão , a volúpia o desejo carnal ;

    O rosa: a singeleza , a meiguice , a infância feminina.

    Assim pelo Feng Shui ( técnica de harmonização do ambiente) ciência do bem viver introduzido pelos chineses desde o séc.XI - devemos observar e saber aplicar as cores em nosso domicílio - à fim de alcançarmos o equilíbrio... a saúde ... a prosperidade .. a espiritualidade .. a concentração ... o repouso ... a disposição ... de acordo com o recinto no qual queremos desenvolver essas características...

    Mas esse assunto será o tema da próxima postagem ...

    Bom Fim de semana ... a todos ... e eu vou p/ serra: Campos do Jordão .. trarei fotos lindas ... Espero...
    bjssss ...

    ResponderExcluir
  5. Como diz meu amigo Jacóia, da saudosa Botucatu:

    -como tem loco..!

    bjs!

    Joca
    www.xadreztorneios.blogspot.com

    ResponderExcluir


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...