segunda-feira, 14 de junho de 2010

Os miosótis

                           O amigo inesperado


                  O mês de Junho na Bahia ... é diferente dos demais.


     As festas do mês são todos os dias ... Quadrilhas espalhadas pela cidade e, muita gente que não víamos há tempos , surgem inesperadamente.


     Folguedos... fagulhas ... lanças de São João - brilham estrelas em nosso coração . 


     É normal nessa época irmos para a escola sem uniforme, de roupa típica, e na parte da tarde já nos apresentarmos.


     Umas ajudam as outras , a se maquiarem ... se arrumarem etc... E nossa casa como ficava bem localizada e visível... servia de camarim para as quadrilhas amigas ...


     Claro que minha mãe não apreciava nem um pouco a casa cheia , mas sabia que tudo estava sob controle de Joanita ... que defendia tudo que estivesse sob sua guarda .


     No quintal havia flores coloridas, que utilizavamos para enfeitar os cabelos trançados muito firmemente .


     Fui no quintal pegar alguns miositis - que são flores miúdas azuis e que se fixam com facilidade sem precisar de grampos ... Foi ai que ouvi um assobio... e vi um vulto se escondendo atrás do pé de tamarindo.







     Como curiosa que sou , corri atrás e vi um lindo garotinho de uns 5 ou 6 anos , lourinho de cabelo cacheado e sorriso angelical...


     Nunca havia visto aquele menino por ali... e, sabia que o portão de trás estava lacrado desde o episódio do rapto, por isso tinha certeza que ele não havia entrado por lá, além do que o muro era bem alto!!! e ele muito pequeno pra se atrever a pular .

   Pensei que pudesse ser irmão de alguma menina da quadrilha, mas não havia ninguém parecido com ele...


      Cumpreimentei-o meio que receosa e perguntei : Quem ele era.


       - Pablito...


       Reparei que usava umas roupas de um  tecido leve. E muito alvas... com uma calça que lembrava os praticantes de capoeira local... com um cordão pendurado na cintura azul celeste.


      Como você entrou aqui?
      - Entrando ué . 


       Por que porta ?
      - Ele riu , e disse : Eu não preciso de porta para entrar nos lugares !


       Me deu arrepio, mas não queria demonstrar medo... afinal era apenas um menino menor que eu!!
\
      Além disso tinha o olhar mais azul que já vira e lindos cabelos cacheados, e usava um perfume desconhecido ... Um odor de almiscar ....


      Cadê sua mãe ?
     - Tornou a sorrir , e falou ?


     - Tá lá longe ... apontando para a direção do rio....


       Pensei : Será que ele veio daquela tribo que visitei? E, na hora me respondeu:


    - Não , eu não sou daquele lugar que você conheceu ... Moro muito mais distante...


       Novamente demonstrando naturalidade, sorri pra ele....


     - Você veio em que nave ? Ousei perguntar-lhe ?


        E ele respondeu :
  
     - Não preciso de nave para viajar....Não sou um extraterreno ! Nem homenzinho do espaço ...


        Estamos acima disso tudo, minha civilizaçcão é mais moderna, e ao mesmo tempo iluminada e antiga...


        Nooossaaaa ... E agora ? Corro ou encaro ?


        Via sinceridade naquelas palavras e, me aproximei um pouco mais - O que o fez dar um pelo pra trás, e dizer :


       - Você não pode me tocar .!


        Por que não ?


       - Porque nossa matéria não é igual. 


      Já havia estudado na escola naquele período , e eu estava na quarta série... sobre matéria e seu conceito, mas mesmo assim insisti em perguntar :


      - Como é a sua matéria corporal ? Tô vendo igual a minha !!!


       E ele riu : Vocês não distinguem nada mesmo... Repare bem na minha cor da pele...


      Eu tenho luz etérea!!! E fiquei ali parada sem saber o que falar! O que deveria ser aquilo?
  
      Luz etérea ??? O padre Theodoro nunca havia citado esse nome nos sermões...


      E nem nas conversas com minhas madrinhas e meu padrinho farmacêutico ninguém havia utilizado aquele termo ...


      O que ele percebeu a minha ignorância e disse:  O Universo tem vários elementos em sua composição :
     Água ... terra ... fogo ... ar e mercúrio - são os que os humanos conseguem trabalhar e distinguir., mas existem outros elementos que não estão na Tabela Periódica , e que se os homens conseguissem desenvolvê-los teriam as chaves para todos os mistérios do Mundo !!!


    Lembrei dos livros do meu irmão - com aqueles símbolos estranhos e muitas fórmulas escritas em idiomas totalmente arcaicos...


    Principalmente o Livro de São Germaine e de São Thiago ....


    E ele lendo minha mente falou: Você percebe que há mist´rios entre o céu e a terra, mas não sabe ainda como desvendá-los ...


    Uma das maneiras de abrir sua mente é através da meditação ! Ai sim , lembrei dos sermões em que Cristo ia para o deserto e ficava meditando solitário , voltando trazendo inúmeros mistérios que a humanidade da época não conhecia , e parecia que ainda hoje também existiam mistérios a serem desvendados!!!


    Ele tirou do pescoço um cordão de couro, com uma medalha de um Mago, segundo ele , e num movimento simples e rápido pendurou-o no meu pescoço, dizendo :
   
   - Leve isso sempre com você, e tire uma hora por dia para ficar em silêncio, num lugar tranquilo e só.


   - Mas não na hora de dormir , pra não dormir e interromper seu processo transcendental !!


   - Melhor fazer quando estiver caminhando, assim ninguém vai perceber, ou de tardinha ... na hora da cesta. 


   Nisso minha prima apareceu - Porque eu já estava há mais de 20 minutos no quintal. e não havia pego flor nehuma...


  O que fez Pablito se esconder de traz da árvore, para não ser visto e eu esconder o cordão...


 - Mas menina que cara é essa , disse Cristina .  Cadê as flores ?  As meninas já estão prontas .


 - Esqueci o que vim fazer aqui... Cristina ...


  - Não tô dizendo - recolhendo ela mesmo as flores e voltando pra casa ... o que a segui , sem nem olhar pra traz ... e nem ao menos me despedir de Pablito.


   Só consegui através do pensamento - Dizer até mais amiguinho ... Vai com Deus !!! E , ouvi a sua vozinha dizer:


   - Até logo Alicinha ... e ver mentalmente a expressão de seu rosto, a me sorrir ... e uma leve brisa tocar na minha face , como se estivesse recebendo um carinho .


   Notei que minha expressão ficou calma ... E, quando entrei a Joanita disse :


  - Que foi Alicinha ? Você viu passarinho verde ???


   Apenas sorri pra ela, e disse que sim ... sorrindo ....
  



Postado por: baruchess@gmail.com

Um comentário:

  1. Muito bom minha querida e amada Alicinhaaa...
    Aguardo as próximas.

    bjs e foi muito bom estes dias com voce!

    Joca

    ResponderExcluir


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...