quarta-feira, 8 de junho de 2011

O mundo... a roda e seus movimentos





O movimento de ir e vir da vida, encontra explicação no próprio movimento dos astros.

Na rotação e translação do eixo terrestre.

Quem sabe precisemos perder algo, para depois colocarmos outras coisas no lugar!!

Nossas células morrem aos milhares a cada dia e novas surgem.

Mas o que falarmos dos sentimentos?

Aqueles que encontram-se no mais profundo dos esconderijos: Nosso interior.

Revisamos nosso sistema data, e vez por outra deletamos personagens.

O livre apego , o despreendimento das lembranças, dos cartões postais, dos álbuns em que viamos lá abraçadinhos a nós o elemento que nos fazia felizes na época, depois de mudarmos de foco na atualidade aquilo já não procede e temos que nos livrar daquele sorriso amarelado pelo tempo e talvez pelo cigarro Minister, que era a maior onda.

Perdoamos a quem nos desafeta, mas por livre questão de consciência do que por acreditar que é o melhor que temos a fazer. mas a vontade mesmo é de extravasar o desafetuoso e dizer inúmeras verdades (as que acreditamos como tal).

E, depois sem nos darmos conta, arrumamos um novo caso para nos preocuparmos, e reclamarmos, compararmos e dizer : quem não tem cão, caça com gato!!!sempre ouvia isso da minha mãe, e riamos sem nos importar se necessitariamos de alguns conselhos, pois quando se é jovenzinha é tudo maravilhoso, claro que sempre achamos que nada de ruim nos acontecerá, e nem recitamos muito : O Senhor é Meu Pastor!!! Um dos mais lindos poemas de Salomão.

Mas de volta aos tempos de outrora: Vivíamos na Baixada , e nada era belo como se diz da vida.

Nada era divino, muito menos maravilhoso.

Tinhamos inúmeras dificuldades... Mamãe dizia que era por culpa do regime, e eu achava que ninguém deveria fazer regime: Nita porque ninguém quer ficar gordo?

- Ora Licinha porque gordo atrapalha muito!! não pode correr , não pode andar rápido e nem namorar etc... Isso mesmo dizia Cristina: Eu num namoro gordo, tô fora.

Mas o tal regime que todos falavam tinha mais coisa: Amaury- O que é o regime militar?

- E pra que uma pirralha quer saber ? Muito curiosa tu.

E lá ia eu a choramingar pelos cantos: Ninguém me explica nada.. Porque??, Eu posso aprender essas coisas ... e vou aprender sózinha.

O que era esfuceantemente aplaudida pelo meu mano LUIZ. É isso mesmo Alicinha aprende mesmo...

Podia não parecer, mas aquilo era que era irmão... e amigo.

Sempre nos animava com toques de alta sabedoria milenar.

Anos mais tarde após sua morte, sonho com ele de bata branca e traje indiano na cabeça (tipo turbante) também branco, tez morena , a me dizer que era um mestre!!!

De rosto suave e traços amorosos a dizer que trabalhava pelo astral das pessoas.. ai que arrepio ao acordar, era como se ouvisse muito forte sua pronuncia diferente.

Quantas dúvidas, e ninguém para saná-las. Que saudade do meu padrinho: Ele saberia me explicar .

Passdo algum tempo, não teve jeito, tive que me virar mesmo, e ler muito.. e tentar entender os mistérios... a Física ... a Evolução... a Cabalah ... etc ...

Até porque havia épocas em que meu irmãozinho ficava muito doente e minha mãe passava dias com ele no Hospital, e nós tinhamos que providenciar os afazeres, e comandar tudo. Compras, limpeza da casa... capinar o quintal, colher os frutos, que de lá saiam: Mandiocas, tomates, aboboras, mamões, maracujás, mangas, abacates.

Tinhamos variedade de frutos e hortaliças que meu tio Miguel plantava como ninguém. Isso me deixava feliz.

Alguém tão simples e humilde, e que falava com as plantas, estabelecia prazo para que os mamões dessem frutos , e queria-os saborosos e macios.

Enquanto sua irmã Tia Rosalina, plantava rosas e que para pegá-las tinhamos que subir em escadas , pois o pé passava da cumieira da casa. Mais de 2,5m.

Com tempo livre, já que era somente estudar e varrer casa as minhas tarefas, danei a ficar curiosa para entender um tal jogo, em que havia um tabuleiro e inúmeras peças: Rei, Rainha, Bispos , Cavalos, Torres, Peões... dois exércitos com armaduras a duelarem-se : Um preto outro branco... O xadrez e suas variantes e lances incríveis das peças.

Nisso meu irmão se interessou a ensinar-me. Porque via um potencial e que poderia distraí-lo sempre. Pois é necessário certa capacidade mental para empreender tal jogo , e nisso eu era boa. Cheguei a participar de várias provas e torneios nacionais... E ai poderia desafiá-lo.

Logo depois conheci outras pessoas voltadas para aquele jogo: Manoel Miguéis, Mauro , Luiz, El Chaer, Renato, Flávio, Dilson, etc... Um muito excêntrico chamado Otávio, e que entre outras coisas me dava leves cantadas... mas meu olhar estava voltado para outra pessoa, sem ter nenhuma esperança de que rolasse algo , pelo menos naquele momento, nunca me atrevi a deixar que percebesse, o amava platônicamente.

Certas construções mentais nos levam aos medos e receios, de que por sermos pobres não poderiamos querer muito, e essas construções mentais só serão resolvidas com terapias de anos e anos.

Hoje me sinto necessitando fazer terapia e florais novamente, pois em época de fim de casamento, me vi recorrendo a elas, para superar dores e conflitos.

Os tais de que perdemos o que mais amamos, e se é assim para que amarmos??.

Porque construções voltam e nos importunam ad eternum...

Da minha infância pouco feliz.. mas sem ressentimentos houve um pouco de tudo. Desde violência infantil e tentativa de estupro até afogamentos em dias de enxente no bairro.

Por onde passava um rio, que não era o meu velho Chico- manso e doce. por que o chico morava quae dentro do meu quintal, era só abrir o portão de trás - aquele proibido( por onde entravam os Ets) que se avistava ele chegando na varzea bem pertinho da nossa porta dos fundos, com vários peixes a saltitarem para alegria dos pescadores.

Dava para jogar a rede de leve e pegar lindos surubins e outros tantos.

A experiência com o jogo de xadrez criou em mim certas possibilidades: A primeira que vejo como mais útil era a de prever os fatos, antecipar-me a eles... como quem tem visão além do alcance, se treinada conseguimos ir longe com a visão mais clara e um melhor discenirmento das coisas.

Nesse quesito ocorre um magia sem precedentes...

Trocamos informações com nosso exército. E somos tal qual Dante ou Lancelot, Rei Arthur (*adoroo esse nome) ou mesmo Dom Miguel de Cervantes... Heróis!!! heroínas... Gigantes e Valentes Guerreiros(as).

Alçamos vôo livre e velejamos poderosos .

Basta nos sentarmos diante daquelas peças mágicas, e nosso reinado se abre a frente.

Como dizendo Vença! Você pode...

Você tudo pode naquele que te fortalece!!!

Ótima Quinta-feira. Amanhã estou de volta.

Obrigada ela torcida... rsss..

A vida tal qual um jogo é cheia de imprevistos e doces encontros de luz.. Gotinhas de luz ...

bjussss......

Obrigaduuuuuu ......

JOCA . Amo você.....

Postado: por baruchess@gmail.com

3 comentários:

  1. Alicinha exuberante!

    Parabéns, outro belo texto!
    Tomára um dia, uns momentos que seja, você possa ter alguma felicidade com quem te ama muito...
    Que você não necessite de "florais" para ser feliz, mas de momentos, detalhes...
    Gostaria de fazer parte disso...quem sabe.

    Felicidades meu Amor querido!

    Joca

    ResponderExcluir
  2. Joocaaaa.......

    Para tudo .....

    Não se precipite...

    Eu vejo que te amo... Você me faz bem....

    ResponderExcluir
  3. Maravilhooosa!

    Que posso fazer....?
    Sou louco por você...faz assim não...

    Escritora à Lispéctor, sucesso!

    Joca

    ResponderExcluir


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...