quarta-feira, 26 de maio de 2010

As tais naves espaciais ... Existiam ou não ?i


Hoje era dia de ir ao Mercadão....Ohhh que dia alegre ... esse dia era o mais esperado do mês ... O Luiz já de pé ... ao lado da minha cama me puxava as cobertas...
Acorda menina preguiçosa... a Nita já pos o café na mesa....
O  que logo senti o cheiro forte ... do café que a vi altas horas da noite socando no pilão ...
Chamei-a pra dormir e ela disse: Já estar vindo ... mas não vi a hora ... Porque logo adormeci o sono dos que não conhecem labutas...

Essa prima , havia perdido a mã e o pai - Mestre Cândido , por volta do 8 anos de idade...
Era um menina franzina , de pele negra e lábios e nariz de brancos....

Sua mãe era descendente de portugueses... e seu pai também.. mãe branca e o pai negro - o que gerou uma multata...
a quem eu amava e até hoje a amo... do fundo do meu coração...
Quantos dias de dificuldade passamos juntos ... tudo porém regado com muito amor.....

Tínhamos muita coisa em comum...Eu , não tinha mais meu pai...e embora tivesse minha mãe , sempre ficara claro e evidente que a preferência era pelos filhos homens...o primogênito por razões especiais dizia ela... e outro por a deficiência mental... e por ser frágil também... abriram a barriga dele com 8 dias de nascido e quase morreu na mesa de cirurgia.. tendo 2 paradas cardíacas... demorou até os 4 anos para conseguir dar os primeiros passos.. era todo molinho diziam que nem um boneco......

Porém hoje aos 10 era um menino aparentemente forte .. ...e levado .. que sabia dar respostas como ninguém .. e quando alguém lhe aborrecia partia pro ataque...a gente vivia instigando... ele a bater no mais velho .. que às vezes não conseguia encará-lo.. .por que ele era de repentes .. ecaso o aborrecessem demais , se transformava e ficava....mais ..forte : pegava algo a mais pra se defender... paus por exemplo ... além, de que tínhamos medo que os pontos que tinham em sua barriga abrissem ....
Mas as lutas sempre aconteciam : Telequeti... como ele falava....

Café tomado ... cabelos penteados ..... banhinho... na grande bacia ... e lá íamos nós ao mercado...  botinhas ... (pros pés chatos..), vestido cheio de laços...  chapéu para se proteger do sol... porque Nitinha dizia:
Alicinha tem pele muito clara, e não pode pegar sol porque fica queimada ... e dá insolação...
Assim eu só tomava banho de lua .. e ficava mais branca que a neve....

No Mercado da praça : Manoel Novaes

Olha a corvina.... tainha......... xerelete.... pescadinha...... bagre... pocomon......

Moça bonita não paga ...
Mais também não leva : 
É ruim dizia Cristina.... com a Joanita por perto a gente leva esse mercado todo e num paga nada !!! ...  rsss ...........  gaiteiros  .....

O que a irmã repreendia : Pára com isso Cristina !!!. deixa de chamar atenção........

Mas, era a mais pura verdade , a menina-moça negra de traços finos e sorriso alvo encantava a todos dos mais pequenos aos peixes-bois...........Os pescadores a cortejavam e a chamavam para passear de barco até a foz do rio .. e os coronéis ficavam olhando sua ancas e pernas cobertos pelos vestidinhos de chitão que era só o que ela tinha para usar.

De vez em quando uma tia trazia do Rj uns modelos novos que ela mesmo costurava , com os moldes que tirava de Gil Brandão.... e ai era um sucesso..... O que incomodava a dona Dina . mas não dizia nada ..
Por que não foram comprados com seu suado dinheiro...

Olha as rosas... vem cá menina bonita . Um me chamava para chamar a atenção da fiel escudeira....
Queres uma flor ? Passa-me um tostão...

E , eu passava um tostão e leva um caramalhaço de flores de todos os tipos.... e cores... por alguns míseros centavos.........Dessa vez Joanita não podia me repreender . Fora pago.
apenas sorria e agradecia ao vendedor...O que sempre ouvia elogios a sua pessoa.......

Por isso que minha mãe nunca ia - apenas mandava os meninos com os carrinhos de mão , irem nos encontrar. porque sabia que com poucos tostões trazíamos o mercado todo .........como dizia Cristina... 

Carne - de - sol ... tapioca ... azeite de dendê...... aipim ...... abóboras ..... batata doce ........... torresmos ......... banha de porco........ leite de cabra........arroz ........queijo coalho ...... feijão de corda ....... amendoim .......... canjiquinha ......... salsa .......... cebolinha... e frutas das mais suculentas que foram saidas dos pomares locais e do outro lado do rio , onde haviam as terras mais produtivas....

Além de doces e compostas .. e flores diversas que eram espalhadas pela casa pra espantar os maus espíritos . como dizia Nita e atrair os anjos.........

Voltava-mos dando risadas e nos deleitando com as narrativas que vinhamos comentando: Homem é tudo bobo ... né Nita , dizia a irmã.. por isso que eu num quero casar nunca !!! se gabava por pensar assim....

Mas quando via o Hermes (Noca seu apelido) revirava os olhinhos e nem escutava o que se falava com ela !!Tá acredito.... dizia Nitinha ... me dando uma piscadela de olho... o que eu já sabia do que se tratar.. e respondia-lhe com o mesmo olhar......

Olha só que bagunça !. foi o que dizemos as três ao entrar em casa ........
Deixamos a porta dos fundos aberta e a jumenta entrou e destruiu tudo o que encontrara pela frente..

Ou melhor em cima da mesa. ... do fogão......... ate forro da cadeira a bicha comeu .. Parecia que tinha vindo da década de 30 - ano da fome...

Sai animal.....Ho meu Deus!!! .... gritavamos desesperadas.... ainda cagou no meio da sala limpa.....

E nosso dia se revestia de vassouras ... panos de chão ... idas e vindas ao poço carregando água .... sabão ... criolina ... etc....
Amaury saiu por último - deixamos tomando café na copa e nem fechou a porta , reclamavamos .. O que Luiz dizia : Inútil ele ... vou pegar ele de pancada quando chegar..... Isso mesmo Lu ... repetíamos felizes...

Pega mesmo- dá nele ....

Mas depois de um tempo - Tudo voltara a normalidade.. eu só não tinha ido a escola - naquela confusão atrasou o almoço ... e entrei na arrumação que apesar de ter me lembrado que tinha aula - fiquei quietinha..... Estava cansada do mercado , ainda mais da faxina fora de hora....

De mais a mais fazia um calor - e um cochilo não me faria mau algum - pensava ...

Nita - claro reclamou porque eu não falei da escola... e eu olhava pra ela com a cara mais sínica do mundo : me esqueci Nita - foi culpa da égua ....

Cristina entretanto dizia : Ela é espertsa .... depois eu ajudo copiar as aulas.... Vou falar pra dona Honorina que ela teve febre... piscando os olhos .. o que eu respondia do mesmo modo ...

Quando fui nos fundos do quintal: ouvi uns grunhados : Eram os filhotes da Lessie que haviam nascido e ninguém percebera ....
Corre aqui - todo mundo .... E o bando chegava .. olhando e rindo .. Não são as coisas mais lindas ?!!

Enquanto Nitinha ia trazendo leite pra mãe... Eu já tinha visto... mas não podemos chegar muito perto que ela não gostava - colocando o leite... e afagando a bicha o que esta nem reclamava ... a Nita pooodeeee!! ....

Nita já tinha passagem pro céu - de carruagem dourada e gnomos puxando fazendo as honras da casa com suas cornetinhas ... Pode entrar dirá São pedro - escancarando as portas do céu pra ela - antes claro vai dar uma olhada nas ancas ... e levar um Hummmm ...   humm de Papai do céu !!!!  rsss rsss  rssss.....

Depois dessa canseira toda e da refeição que saía rápido - íamos tirar um cochilo bem merecido...

Ohhh como se trabalhou hoje dizia Cristina ... Olhando pra suas mãos calejadas......

Tomara que não venha ninguém pro jantar : Que se vier eu fujo pra beira do rio.. tirando um papelzinho dos seios... que eu peguei das mãos dela e subi na cama beliche pra ler...

Mia Querida ...
Ti  ispero ogê ... despois ... da janta
La  nu  cais ... nu  luga  di sempri as 7 ...
Num va se atrazá  ...
Do seu e terno namoradu e ademirador... Noca ...

Me dá esse bilhete sua atrevida ....

O que eu devolvia dando as mais gostosas risadas. Oba hoje tem sorvete de sobremesa.

É ruim - você não precisa ir mais naum...

Agora o namoro é outro ...

E saía sob o olhar de desaprovação da irmã !!!

Como assim Nita - eu não entendi !!!

O que ela dizia - pois toda pergunta minha tinha um  resposta:
Mais tarde vais entender !!!

E saía atrás da irmã pra ralhar com ela... e as duas ficavam grunindo e se acotovelando quando chegava alguém: depois a gente conversa mais...

Os adultos são engraçados: querem falar as coisas e não falam claramente ... não é Luiz ?

É mesmo , me respondia ele , com ar de quem estaria participando e me aprovava ...

Será que você me entende Lu ?

 Claro que entendo Ué ...

Os adultos não são claros . e também nem sempre falam as verdades que devem falar... Mentem mais do que as crianças...

Tomando nessa hora uma outra entonação de voz, e um semblante de homem maduro e muito iluminado ...

O que me deixava assustada ... e intrigada ?
Será que ele também faz viagens na nave do Amaury?

E dava ases a conversa : Luiz - você já viajou na nave espacial?

Várias vezes ... eu até dirijo uma !...

O que me fez arrepiar dos pés a cabeça !!!
Por que ele mantinha o mesmo olhar e semblante de adulto, não parecia estar mentindo pra mim ...

Você precisa estudar mais sobre os fenômenos que existem na Terra , continuava .. sobre por que as pessoas nascem ... vem com certos defeitos ... doenças ... mentem e roubam... e têm maus comportamentos ... nascem cegas .. e doentes ... retardadas ...
 O que nessa hora não consegui ficar ali porque estava mais arrepiada que ouriço...

Comecei a sair do quarto e ele disse : Um dia quando crescer você me entenderá melhor...

virando pro lado da cama e dormindo... no mesmo momento. e agora com aspecto de bebê...

Sai dali de fininho, e achei melhor não comentar nada com as meninas ...

Me pareceu que ele era outra pessoa , e não o simples garoto engraçado de antes com um olhar profundo me mirando e uma voz e um palavredo que nunca havia ouvido antes : Dirigia uma nave !!!

Agora não sabia se era verdade e se as tais naves existiam ou não ...


Meu Deus - quem eu sou ?


Precisava procurar alguém para me esclarecer certas coisas :

Porque a gente nasce ?

Porque uns nascem cegos e com problemas mentais - como ele dizia...

E as tais naves ? Eram reais ...

Como eles podiam vê-las e eu não ..

como seria no espaço ?

O céu era de que cor ?

Pra onde vamos depois da morte ?

Será que ele poderia me contar mais ??

Com certeza Cristina e Nita não iriam acreditar em mim !!Se eu contasse sobre essa conversa e iam dar risadas me achando maluquinha e dizendo que eu dormira e sonhava com outra pessoa - e tivesse achando que fosse o Lu quem tivesse me respondido: 

Mas nada disso :  Foi ele mesmo quem me deu todas aquelas respostas ...

E me encarava olho no olho ...Fiquei até com medo !!! 

Postado por: baruchess@gmail.com

Um comentário:

  1. Parabens amor...voce está ótima!
    Cada dia melhor....adoro acompanhar suas novelas da vida real...

    beijos de seu amado!

    Joca

    ResponderExcluir


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...