quarta-feira, 28 de março de 2012

Janeiro: Férias merecidas.


Naquele ano eu estava feliz!!!


Depois de 2 anos me preparando para um afortunado Vestibular Cesgranrio, consegui passar  para a Faculdade!! Uni-Rio... e agora poderia me dar ao luxo de viajar... o que já não fazia há bem uns quatro anos.


Já trabalhava, e conseguira juntar uns tostões...


O destino não poderia ser outro: Bahia.  Terra de Caymmi ... Jorge Amado e Caribé!!!


Não posso esquecer  de deixar de falar de outras feras... Caetano ... Gal .. Betânia e Gil claro etc...


Recebíamos sempre a visita de algum conterrâneo de lá, e a minha casa era a referência principal... Casa de Blandina.
Eram sempre bem chegados ... assim como na casa de Albertina e de Yolanda...


Todos que viessem ao Rio, e não fossem a essas casas... seria como ir à Roma e não ver o Papa!!! assim como era chegar em Paratinga e não visitar os vários amigos... um a um calmamente (lá todos tem tempo de sobra para uma prosa e um cafézinho)... além de poder saborear - com calma : petas ... umbus ... broas de milho ... muncunzá quentinho... além da famosa carne de cabrito com jerimun...


Nossa... só quem já comeu sabe do que estou falando; Silvia Alves - Essa é pra ti amiga... Saudades do povo de lá...Dê minhas lembranças. Num chora vai!!


Além das delícias de um bom tabuleiro de baiana... 
Ai ... Meu San Tomé de Aquino... Meu Santo Expedito , meu padim Pade Cícero!!!


Você já foi à Bahia ? nega? Não? então vá... 


Lá tem vatapá ... lá tem caruru ... lá tem mucunzá.


Ainda podiamos vislumbrar mulheres tecelãs em seus teares e bilros a bordar belíssimos trabalhos: E ninguém conseguirá jamais sair de lá sem trazer um souvenir daqueles, pois são deveras lindos...


Aquelas mãos, tão ágeis, eram mãos que sabiam o valor de si ...


Mãos que sabiam capinar ... torrar café ... amendoim ... fazer cocadas e doces caseiros (mamão, tapioca , de tamarindo) pescar ...
limpar peixes 
e vendê-los no Mercadão...


Só sei, que cada vez ,que volto de lá tenho, que entrar num regime rigoroso, pois nada mais me cabe!! rsss..


Essas mãos maravilhosas ainda sabem: fazer partos ... preparar os altares para as missas , minha tia Rosalina fazia os altares 2 vezes por dia (manhã e noite) ao que era chamada atenção de minha  mãe que a chamava de beata ... e pensem que ela (Tia Rosa) se importava com os deboches? 
Que nada!!Nem um pouco , ao que de prontidão dizia:

         
Antes beata que mulé da vida, sem homem nem pra se resguardar de todos perigos... Prá ela naqueles tempos - homens tinham essa serventia... além de algumas mais!?


E a conversa tomava ares de brigas , o que era necessário meu avó Laudelino dar um turro (que se ouvia longe) com as duas e a discussão parar ali.
Saindo cada uma pro seu lado a resmungar baixinho. 


Embora já tivessem mais de 40 e tantos; ouviam o velho pai, o que não acontece hoje em dia com as gerações, cada vez mais alheias a importância da família ...


Mas, naquele ano tudo eram alegrias.... 
Com a missão do Vestibular realizada a contento - as férias seriam bem merecidas e aliviariam minhas tensões - com os últimos acontecimentos tanto familiares quanto do corre-corre tão comum quando desejamos realizar alguma coisa.


Se não fosse as torrentes de chuva que se abriram naquele mês em nosso caminho até chegar em Paratinga!!!


Digo nosso - porque pensei que iria sozinha a viagem: Qual nada. 


Simplesmente mais oito pessoas resolveram fazer a mesma viagem naquele período: Oh meu Deus - Mas será o Benedito???


Meu tio Carlos - levou toda a sua trupe... Meus primos Geraldo e Antonio resolveram que iriam ... Além de meu irmão Amaury. 
( Que bosta)... 


É claro que com tanta gente junto - não ia prestar as tais férias!!
Antes não tivesse ido!...pralá.


Não prestou mesmo: A viagem que normalmente durava 2 dias - devido a queda de barreiras - levou uma semana ... Minas Gerais parecia que iria desaguar num imenso mar ... ou melhor dizendo num rio Amazonas com todos os seus afluentes...


Queria falar mar , mas sabemos que o mar dos mineiros é fora dali:  Hã coitados ... 
Porque o maior sonho deles(os mineiros) é contemplar o mar e molhar seus pés na orla de Copacabana ... ou outra praia : Porto Seguro ... Galinha ...etc...


Até Carlos Drumond de Andrade se rendeu aos encantos dele.
até Rubem Alves segundo ele mesmo...(num tô mentindo) ficou maravilhado aos 8 anos de idade quando mudou-se para o Rio de Janeiro e viu o mar à primeira vez...


Pois é: além das dificuldades para chegar-se aonde queríamos... 


Como rolaram fofocas...


Voltei de lá, com todos os títulos de que não podemos segurar nas costas... a filha de Blandina é impossível... é assanhada ... é isso ... é aquilo.


Sabem por que né?


Porque cativa os rapazes... enquanto que as filhas dela -  eram bobinhas... Uma de 14 apenas e uma de 19anos... 
Mas essas disputas nós (primas) sempre tivemos... desde o tempo da Casa Paroquial... onde elas nunca levavam vantagens comigo... 


Sem me gabar .. mas vivia na cidade ... conhecia muita gente ... recebia presentes , principalmente dos padres que visitavam a Igreja de Santo Antonio do Urubu, e que se hospedavam na minha casa...


Sempre traziam lindas bonecas de suas viagens a outros países... o que causava a fúria da tia, e logo vinham os comentários maliciosos , de que minha mãe era (...)  dos padres... o que não ficava sem respostas precisas da cunhada... e às vezes tinham que separá-las porque senão saíam aos tapas.


Mas, nessas férias quase que seria uma frustração ... queria repousar, mas a casa estava cheia, e meu avô ciumento não permitia que dormíssemos em casa de amigas...


Ainda mais se tivessem irmãos... NUNCA!!  


E era justamente isso o que queríamos... Mas fazer o que : Respeito é respeito!!!


Os passeios teriam que ter hora para acabar: Antes da nove horas da noite!?


É... por que na cidade a luz elétrica se encerrava às dez! 


Para economizar para o Estado... e a cidade ficava iluminada na luz de candeeiros...


Um mimo ... eu achava porém pouco funcional.


Só o Hospital local tinha luz a noite toda ... e alguns órgãos públicos... escolas municipais com horário noturno, iam até as 23 horas!


Com isso , e mais o calor que fazia podíamos ficar na calçada até tarde - sendo observadas pela família e falando com nossas amigas: Dedeca Bueno ... Sonia e Soneide .... Norminha ... Marileide ... Marly , e outras meninas que tinham sonhos iguaiszinhos aos meus... Sair dalí pra a cidade grande.


Por mais que eu falasse que a tal cidade grande era uma selva de pedra - pouco se importavam... queriam ir assim mesmo : Vencer na vida!!! ser alguém .. Por que ali não se podia sonhar... Ou melhor : Até podia-se mas certamente ficando lá com certeza os sonhos não se realizariam.


Certo - cada um tem a visão que bem lhe apraz!!! E, ai de nós se não sonhassémos!? 


O que seria ?? Como iriam crescer ? e dar asas aos projetos?


Minha mãe, sonhou em sair ... e se foi , dizia ela com ar de vitoriosa para as amigas. 
Quando a conversa voltava nesse ponto..


Fui pro Rio de Janeiro com uma malinha de papelão.. e cheguei aonde queria, morei inclusive em Ipanema (Imaginem o que é na cabeça de uma menina do interior ... roça mesmo) com apenas 21 anos morar em Ipanema e estar casada com um bonitão - estudante de odontologia e do LOIDE BRASILEIRO?


Foi o pai de meus dois irmãos Luiz e Amaury ... Os Gama Bentes como ela se referia à família chique adquirida, com o casamento com o Altamir... 
O que a fez trocar totalmente de nome ... esquecendo suas raízes negras!!! E  seu sobrenome paterno!


Mais um afronto comentado por todos... e debatido nas conversas quando ela estava longe... á aproximação - a conversa tomava novo rumo...


Só que a danada sempre sabia quando estavam falando dela: Falem mal... mas falem de mim ... esbravejava rapidamente!!


Mas os romances?, me perguntavam as amigas daqui quando eu retornava com fitinhas do Senhor do Bomfim, e de Santo Antonio.


Pois é! Quase não consegui sair... E inventava uma historinha morna...


Claro - para me resguardar... 


Os romances aconteciam a luz de velas, ou melhor dos candeeiros, e nas festinhas que o grupo preparava pra mim, quando sabiam que eu iria passar as férias por lá...e, quando alguma amiga dava apoio, e dizia ao meu avô... que a vó quer ver Alicinha... pois não anda mais está entrevada , e queria rever a fia de Brandina...


O que era permitido sim!!!


E podia até dormir na casa de cumpadre e cumadi Gelson ... porque eram pessoas de confiança.


E os becos emanavam cheiro de amor!!! naquelas noites furtivas...


Não vou contar os detalhes por ora...Pra evitar repreensão...


Mas nenhuma história vai ficar sem ser contada por cá!!! ushuahsuahsuha... 


Me aguardem e acompanhem a mais um capítulo desse blog... que já virou uma cachaça de cana do brejo...
A mais quente e gostosa que se tem notícias lá nas banda de Nó..


Postado  por : baruchess!gmail.com


Referências:
http://www.inepac.rj.gov.br/arquivos/RendeirasdeBilro.

Blog: da Val
blog do joca: xadreztorneios.blogspot.com



Essa ... Eu?


Não...


Quem me dera?? 


É a deusa Caissa - que veio pessoalmente me homenagear !


Postagem dedicada ao : Millôr Fernandes: Um último adeus.




                             
                           Só podia se : FLUMINENNSEEEE ....










Um beijo no coração de cada um ... que por essas bandas se aventurou...


P.S: Fico com o Ziraldo agora... e seu humor refinado.



                        Painel do metrô  de Ipanema / 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...