domingo, 18 de março de 2012

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!



     A cor da pele, para mim , sempre foi mero detalhe.


    Nutro pelo ser humano , sendo ele quem for ; uma espécie de amor e admiração não pelo que possuía, mas pela pessoa em si . E, principalmente pelas suas representações.


    Meu avô materno, era negritude em pele e brancura na alma. 


    Ainda que por diversas vezes o tenha citado, ainda tenho vontade de citá-lo.


    Convivemos os 5 últimos anos de sua vida, quando ele morou conosco, aqui no Rio.


    Embora contrariado, ficou por aqui, devido aos problemas de saúde, cegueira, e um problema de próstata, que após  morrer , foi diagnosticado como câncer.


   Impressionante a capacidade de ser fazer diagnósticos tão precisos após se morrer...


   Passamos anos nos tratando - mesmo sem os médicos saberem do que se trata, mas meia hora após morrermos  saiu o Laudo: Falência múltipla de órgãos e um diagnóstico x, e pronto, direto pro SINAF - resolver a burocracia do enterro.


  Os indianos é que têm sorte. Não precisam de cemitérios: O sistema lá é a céu aberto. Cremação no rio.












O Rio Ganges (ou Benares) é um dos sete rios sagrados da Índia, cujas águas são formadas pelo degelo das enormes montanhas do Himalaia. Nasce no Tibet, atravessa o norte indiano, desaguando no Oceano Índico. Possui uma ligação muito forte com a cultura e a religião indiana.
É muito importante para a população, que vive em suas margens, pois é dele, que ela retira a água e os alimentos que consome. Sendo muito favorecida nos períodos das chuvas, quando as enchentes do rio atingem uma área de mais de 150 quilômetros e com isso proporciona uma ótima fertilização de sua margem, ideal para o plantio de alguns produtos, como: trigo, arroz, algodão, açucares e vários outros gêneros agrícolas.
O Ganges possui um grande valor espiritual, para os adeptos do hinduísmo, que tomam banho nas suas águas, crendo que o rio possui a capacidade de purificá-los de todos os pecados. Pessoas idosas vão ali para morrer, pois se falece nesse local sagrado, o seu ciclo de reencarnações termina, ficando livre da Roda de Samsara, conforme prega o hinduísmo.
Nas águas do Ganges, milhões de pessoas fazem o ritual de purificação. Sendo, sem dúvida, um dos maiores centros de peregrinação do mundo, principalmente durante o festival religioso Ardh Kumbh Mela, quando as estradas ficam apinhadas de peregrinos.
Nas suas margens, há vários postos de cremação, onde os mortos são queimados, ininterruptamente, e as cinzas encontram o destino final em suas águas. As famílias que trazem seus mortos, para serem cremados, acreditam que esses serão purificados e se libertarão da servidão material.
Na Índia, a tradição de se banhar no rio Ganges não foi interrompida, apesar de sua crescente poluição. Milhões de hindus banham-se ali, para se purificarem dos pecados e ascenderem a uma nova reencarnação, numa casta superior à que estava.
Milhares de devotos banham-se, oram, oferecem velas acesas, bebem sua água e lançam-lhe as cinzas e os ossos de seus entes queridos, cremados nas escadarias (os “ghats”) desse mesmo “rio santo”. Quem não pode pagar a cremação de seus familiares, joga os corpos no rio ou os deixa apodrecer nas margens. E muitas mães afogam seus filhos recém-nascidos, principalmente meninas, como sacrifício aos deuses (embora alguns julguem que seja, para não terem que pagar dote, quando casarem).
O Rio Ganges é um mundo à parte. Nele, pessoas lavam roupas, tomam banho, escovam os dentes, assim como vacas podem ser vistas, mortas ou vivas, dentro de suas águas. Além disso, águas de enxurradas vindas das ruas, cheias de cocô de humanos, de vacas, de porcos, de cachorro e outros animais são despejadas no rio. Somente na cidade de Varanasi existem 32 saídas de esgoto para o Ganges, o que torna as peregrinações muito perigosas.
A Organização Mundial de Saúde vem estudando uma forma de despoluir esse rio, que é a principal causa da mortalidade infantil na região. Mesmo assim, é impossível não notar os rostos felizes, cheios de paz e espiritualidade que emergem de suas águas. Sendo inútil qualquer tentativa de proibir que bebam dessas mesmas águas ou que se leve garrafas cheias com a “água sagrada” para casa, para supostos tratamentos.
Os fiéis caminham quilômetros para descer até o Ganges e esperam, pacientemente, sua vez, para lavar nele seus pecados, nos poucos metros de faixa de água habilitados para esse ritual. Liderados por sadhus (homens considerados sagrados), eles cobrem o corpo de cinzas e correm para o rio, sem roupa, usando apenas guirlandas de flores.
Curiosidades:
  • A cena de imensas fogueiras, para cremar os corpos dos mortos, se repete todos os dias.
  • As mulheres estão proibidas de assistirem às cerimônias de cremação, porque ao chorar, impedem que a alma vá para o Nirvana.
  • Antes de serem cremados, os corpos são lavados nas águas do rio, depois colocados para escorrer o excesso de água.
  • É comum ver famílias tirando fotos ao lado do morto, na sua pira crematória.

   Mas, estamos aqui no Brasil, nos trópicos, e aqui - a impunidade e a falta de dignidade e de vontade pública predomina.

 Naqueles dias de dificuldades, minha mãe, dirigia-se ao INPS, aonde reclamava de seus direitos:
  Direito público, inalterável, e compromisso da União.

   Eu a observava argumentar com uma confiança de quem se assentará em bancos de Universidades.

   Embora tenha feito até a Quinta-série do primeiro grau, mas sempre dizia que na época era como o Ginasial , ou uma oitava série naquele período.

    Eu já havia passado dali, mas nunca a ousaria contestá-la.

  Impressionante ! fazemos faculdade, Pós-Graduação... Concursos ... preparatórios ... Mestrado , Doutorados ... e não alcançamos  "Sabedoria" !!

    A Sabedoria é cumulativa de outras vidas!

   Não apreendemos durante uma vida apenas...

   Ainda mais agora em tempos de Internet.

  Como diz meu primo Paulo Cesar : Eta troço Porreta - quando ele me encontrou num tal de Orkut. ushsuahsuahss ...

  Trocamos risadas, e nos achamos após 20 anos de distância.

  Como disse anteriormente : A Sabedoria não pode ser alcançada, ela é inatingível!!!

   Pergunte ao cara mais inteligente que você conhece sobre o que ele sabe, e ele te responderá : Só sei que nada sei!!! Foi o que concluiu Leonardo Boff , após anos de estudos , Teosofias , Teologias , Física e, tudo o mais que ele se interessava a pesquisar e se aprofundar, pra depois sair com a máxima:Nada sei!!!

   Se ele nada sabe, com monte de teorias e livros, Palestras , work shopin e, tudo o que a vaidade determina; imagina essa que vos fala:

 Amigos - Não sei mais de porcaria nenhuma!


 Sei que o côncavo, às vezes é o convexo...

 O sol um dia irá para o além ; a Terra sairá do seu eixo e uma bomba de Nêutrons explodirá no Infinito, acionada por algum maluco satânico, e tudo vai ruir!!!

   Como aconteceu com Hiroshima e Nagasaki :  Boom ... Acabou ... Teve que ser reconstruída. E sobreviveu !!!

   No final da Segunda Guerra MundialHiroshima e Nagasaki, duas importantes cidades Japonesas, sobreram um ataque com bombas nucleares.


  Os EUA, por meio da ação militar da Força Aérea, sob ordens do presidente norte-americano Harry S. Truman, bombardearam as duas cidades japonesas nos dias 6 e 9 de agosto de 1945.

Little Boy
Em Hiroshima foi jogada a bomba atômica “Little Boy” e, três dias depois, a bomba “Fat Man” em Nagasaki. Até os dias de hoje, as duas bombas foram as únicas armas nucleares utilizadas de fato numa guerra.


    Estima-se que cerca de 140.000 pessoas morreram em Hiroshima e 80.000 em Nagasaki, além das mortes ocorridas posteriormente aos ataques em decorrência da exposição radioativa.



   A maioria dos mortos era composta por civis, mulheres, idosos e crianças, pessoas que não estavam combatendo na guerra.


   As bombas atômicas forçaram a rendição das tropas do Império do Japão em 15 de agosto de 1945, em 2 de setembro do mesmo ano foi assinado o armistício oficial e o fim da II Guerra Mundial.



   As bombas foram resultado do Projeto Manhattan, um trabalho planejado pelos EUA em parceria  com o Reino Unido e o Canadá.


   O propósito inicial era ter uma bomba contra a Alemanha Nazista.

   O primeiro dispositivo nuclear foi testado em 16 de julho de 1945, em Los Alamos, estado no Novo México.


   A escolha de Hiroshima e Nagasaki foi feita a partir de análises e interesses militares, essas duas cidades japonesas eram regiões mais avançadas industrialmente no Japão.

   Fato é:A população dessas cidades teve que sobreviver com o que restou dali:Nada!!

   Somente a coragem e a determinação para lutar e começar de novo.


   Aplausos geral, nos levantamos e, alguns meninos mais atirados foram cumprimentar o professor.

                   .............

   Estavamos em sala de aula assistindo uma aula de História do professor Antonio Jorge, e mediante tanta sabedoria e giz, nós futuros universitários 
pasmos, com tanta eloquência abstraiamos dele seus conhecimentos.

  Naquela época estar cursando uma Universidade era o maior projeto que se poderia concretizar.

  Era quase como fazer a volta ao mundo com Gregory Pack , ou James Bond (o mais queridinho do cinema), se bem que pra mim não cinéfila , até hoje não tenho o hábito de viver em cinemas... me conformava  com Wanderley Cardoso , e aqueles lindos olhos verdes.


                                                   
   Ninguém tem idéia do que é ser fã de alguém... a gente suspira e sonha acordada o dia em que ele baterá em seu portão... ou vamos dar de cara com ele no dia em que formos à praia, ou ao Leblom... rsss.

   Esse bairro é muito curioso - e quem mora lá, nem precisa ser chique - porque já É!!

   Mais do que quem mora em Ipanema.

  Voltando à sala de aula :Nosso professor - um negro simpático (tantas voltas)pra voltar a questão crucial- A da raça negra , (ele) o Antonio Jorge ... não que fosse o nosso atual Anderson Silva ... mas também arrebatava suspiros (não meus), mas de uma grande parcela feminina...

   Tanto é que se casou com a Geovanna.

   Menina quieta e linda descendentes de italianos.

  Acho que perdeu a herança quando deu a notícia em casa... lembro-me que seu Alcides infartou no dia.

   Minha filha grávida de um negro!!! Absurdo:

   Eu a mato antes de casar!!! 

   NÃO: Pára tudo!!!.

   Eu morava na mesma rua da donzela, e por um mero destino estava passando na porta da casa dela aquela hora...

  Ouvi os gritos da italianada que vinham de todos os lados...

  É que no terreno deveriam ter umas 2 ou 3 casas - todos da mesma família.

  Um povo gentil e até simpáticos.

  Eu parava lá às vezes para conversar com ela , ou emprestar-lhe meu caderno quando ela precisava... e nunca saía de lá sem comer uma massa qualquer. 

   Nutri nessa época fortes laços com a Itália!

   E sonhava o dia em que iria conhecê-la! 

   Claro aumentou ainda mais esse fogo, quando vi um primo seu italianinho que acabara de chegar por aquelas bandas, chamado Sandro Forcellini (Espetáculo) ... Madonna Mia ... Santa Gertrudes da Queropita!!!

   Nossos olhares se cruzaram e minha Kundalini entrou em erupção... as mãos suaram ... os trocanteres perderam o equilíbrio ... a região poplítea (atrás dos joelhos) erupcionou ... suei frio na hora, e esqueci o que fui falar com minha amiga...

   Eu, passava naquela hora por ali... e vi minha amiga ser carregada desmaiada no colo do meu professor e até ali - namorado da menina...

   Enquanto na porta do quarto a mãe entrava em desespero com o pai caído. 
   
    Cena de cinema.

   Pai e filha desmaiados .. confusão ... gritaria ... o pobre do rapaz recém chegado não sabia o que fazer :

   Alguém socorreu !! primeiro o velho, que não morreu dessa vez ... mas aproveitaram e levaram a menina gestante - também para o Hospital de São João de Meriti!!! - o único da localidade...

  Traumas resolvidos.

  Sim porque todo drama tem uma solução : Ou pro mau, ou pro bem.

   De alguma forma a solução :Vem.

   Acho até que por isso mesmo nunca me desesperei. sempre aparento calmaria.

  Acredito ser um rio ... agitado por dentro, e bem lento  em suas águas verdes.

   Tentando disfarçar minha curiosidade adentrei casa da italianada e dei água para a avó Dona Marguerith , acho que se escrevia assim.

  Deixei um livro que ela me pedira, e como era dia de domingo... fiquei conversando com a vó e seu primo, enquanto os demais membros da família foram socorrer os caídos.

   Como já havia visto o tal rapaz, e sei que nossas intenções não eram das melhores - engrenei assuntos sem importância...

   Está há quanto tempo por cá?

   Unas duas / três semanas creio. 

   E lo que vistes?

   Nada por ora... Hoje sairia em Copacabana, mas a prima Sophie , não pode vir buscar-me....

   Entendo.  Complicado etc ... etc .. etc ...

   Toda a conversa acompanhada por dona Margot... que do alto dos seus 87 anos ouvia muito bem, e gostava de dar palpites e mostrar-se antenada em tudo... 

   Foi quando começou a cair uma forte chuva, e como a senhora não andava sem ajuda de um andador...

   Pediu-nos que fossemos apanhar os lençois na corda dos fundos para não molha-los porque eram de puro linho, e estavam secos!!!

  Era tudo o que aqueles dois corpos ardentes precisavam: Sair dali - Urgente ...

  Corremos até os fundos já de mãos dadas... e nem sequer lembramos de recolher os lencóis , nos beijamos , não sei nem por onde é que tudo começou.

  Profusão de emoções - Nunca sentidas antes.

  Lábios que se encontravam e não conseguiam ficar calados... sorrisos trocados ... mãos entrelaçadas nas costas um do outro. desejos ardentes - o cio da terra !!!

  É difícil explicar a alquimia do desejo!?

  Nada no mundo se compara a esse sentimento!

  Seu corpo se lança numa viagem estelar / transcedental e nirvânica.... 

  Entendi -  quando meu primo disse que as almas se conhecem e, quando se reencontram há uma explosão vulcânica de maior energia do que a da bomba atômica.

  Raciocínio lógico o dele!!!.

  Eu estava vivendo aquilo ali mesmo. 

  Nunca poderia sequer pensar que seria assim!

  A entrega do que achava que era a maior riqueza de uma mulher !!!... 

  Não conseguiu ser programa desejada ... negociada .... com requintes ... num local prévio (cheiroso, com espelhos e banheiras quentes !?)...

  Depois de um jantar ... à luz de velas ... de um baile de carnaval , com alguém no qual se tinha confiança e que frequentava minha casa ... de uma promessa de Amor Eterno ... etc ... como se lera nos romances da Carochinha e das princesas :

  Felizes até o fim!!!

  NADA!!! Na minha vida - O nada é uma certeza !! 

  Fluiria assim!! É MAKTUBE !

  Em cima de lençóis amassados e brancos ... numa cama na qual, nem sabia quem se deitava ali...num quartinho de despejos ... onde um italiano recém chegado dormiria ? ao som de rajadas de trovões e uivos de ventanias de Santa Bárbara e com o rufar dos tambores de Obaluaê !!!

 Atoto Babá !! E com o ressoar de ESPERANÇA!





                                           

Obaluaê é uma flexão dos termos: Oba (rei) – Oluwô (senhor) – Ayiê (terra), ou seja, “Rei, senhor da Terra”. Omulu também é uma flexão dos termos: Omo (filho) – Oluwô (senhor), que quer dizer “ Filho e Senhor”. Obaluaê, o mais moço, é o guerreiro, caçador, lutador. Omulu o mais velho, é o sábio, o feiticeiro, guardião. Porém, ambos têm a mesma regência  e influência. 

No cotidiano significam a mesma coisa, têm a mesma ligação e são considerados  a mesa força da natureza.

Obaluaê (ou Omulu) é o Sol, a quentura e o calor do astro rei. É o Senhor das pestes, das moléstias contagiosas, ou não. É o rei da Terra, do interior da Terra, e é o Orixá que cobre o rosto com o Filá (de palha – da - Costa), porque para os humanos é proibido ver seu rosto, pela deformação feita pela doença, e pelo respeito que devemos a este poderosíssimo Orixá.



                                 ...................



 Como minha amiga Rita dissera :

 Você esperava que fosse como ???

 Hushuahsuah ... gargalhando alto -  quando lhe contei , cheia de vergonha e rubra - quase chorando , desesperada ... sem saber o que seria de mim depois.

 O mesmo de sempre amiga ...

 Tudo permanecerá do mesmo jeito!!

 Sua vida, continuará a ser só sua... 

 Aprendi isso com o JOHN(entre risos) e fui uma aluna bem aplicada, e passei com Nota 10.

 A vida flui continuamente ... as suas verdades serão as suas verdades de sempre. 

 Os sonhos continuarão...  Besos ....


                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...