sábado, 26 de maio de 2012

Calar... apenas ouvir... fazem toda a diferença para alguém num momento.

                                                                                       Parte 2 - Festas Juninas






Ser um anjo sem asas - ser gente - saber ouvir. por que não?

Chuvas no sertão quando chegam, são pra rebentar com a cidade... pois, após quase um ano do roçado seco, resolveu os céus mandar chuva na terra.."deve de ter sido por causa das homenagens que se fez à Santo Antonio , São Pedro e São João"diziam: os santos ficaram danados de contentes , e fizeram com que São Pedro , Santa Bárbara e São Jerônimo tocassem água pra baixo...


As lavouras quase morrendo , o chão que rachava , as copas das árvores ressecadas demais da conta,os animais no pasto já doentes e magros... agora podiam beber do néctar celestial com prazer...


Eu, da janela da frente da casa de meu avô - assistia a tudo... os relâmpagos altos e bradejando turros de sons amedrontadores... o vento que uivavam forte.


Ainda bem que deu tempo das quadrilhas se apresentarem...ainda mais que trabalharam tempos na preparação das roupas e ensaios, tinham quatro que eram de fora da localidade...e, numa hora dessas estariam viajando de volta naquelas estradas de barro esburacadas.


Como faltara luz minha madrinha Honorina não voltara pra sua casa e pediu pra ficar em casa de vovô.


Claro Honorininha - será um prazer ter você como hóspede disse o ancião , todo enrabichado pela professora. 
Ela era um mulher de olhos grandes ... boa estatura e cadeiras largas... cabelos cheios e longos, porém de nariz pequeno, que mais parecia de uma criança.
Sua maneira de falar denotava eloquência e nobreza... afinal vivera tempos no Convento das filhas de Maria Santa - na capital do estado.


Era elogiada quando discursava na Academia Municipal de Letras, e recitava poesias como quem faz um discurso cívico; meu avô a admirava, e sempre dizia que eu deveria ser como ela!


Mas ai tinha um problema: Na cidade todo mundo comentava que ela era apaixonada pelo marido da tia, e não se casara com nenhum outro homem , por que estivera esperando que os dois se separassem , pra ela finalmente ficar com o marido da parenta.....aliás, para a mesma não havia nenhum inconveniente nessa fofoca, afinal era a pura verdade: Ela nunca escondera isso de ninguém, mas respeitava a tia, e por isso preferiu ir morar na capital, e estudar num colégio interno.


Cheguei a peguntar do ocorrido, e confidencialmente ela me falara que toda sua vida amara apenas um homem...e nutria sim !!! esperança em ficarem juntos algum dia...


A versão embora sertaneja de William Shakespeare...


Vários homens a cortejaram, mas ela nunca aceitou o fato de não ter seu amor ao lado..e preferiu não tentar de novo um romance!!


Ele - bem mais velho e, na cidade era um dos mais belos homens... o que fazia o coração de muitas moças donzelas ou não, suspirarem ao vê-lo... fato que o fez ser o Prefeito mais votado do local...e levar seis mandatos alternados... mas foi eleito Vereador/ e Prefeito seis vezes !


Enriquecera com a política e dela nunca sairia...


A cidade se dividia nesse romance que segundo a minha madrinha,
( era ela que ele amava )... só se casou com a tia por imposição do avô - e por ser pobre não ter onde cair morto - recém chegado de Ibotirama(Minas gerais), precisava se firmar na cidade, sendo o casamento com alguém de posição um trampolim para o seu futuro.


Assim embora afeiçoado pela minha madrinha - aceitou como dote a sua tia - já passando da hora de se casar, e mais velha , precisava se desencalhar.


O que para o pai seria uma benção, mesmo não sabendo muito da origem do moço: Deu-a a esse desconhecido belo...em casamento com uma fazenda de vacas holandesas... armazéns , comércio dentro do Mercado Central e mais alguns negócios de família.


Resultado: O moço se fez... triplicou o patrimônio do sogro - conseguindo deste o respeito e o apoio, sendo inteligente cativou a cidade toda, e , após alguns anos por ali , candidatou-se Prefeito!


Senti naquele momento que eu era útil aquela mulher - e fiquei ali deitada ao lado ouvindo-a falar que sabia que eles ainda seriam um do outro, nem que fosse já na hora da morte, de um ou do outro.


Além da história de sua vida gostava de falar de como fora sua permanência no Convento: Os desafios de viver longe de casa... e de como se sentia fragilizada longe de sua terra, embora Salvador naquela época era uma grande cidade, cheia de boas propostas de empregos, e opções de lazer e de estudos, nas faculdades recém criadas por lá. Ela mesma era formada em letras e história pela federal da Bahia.


Às vezes nós não precisamos ser úteis no agir: Podemos ficar calados, e escutar somente.


Depois de comer milho assado , beber aluá, pular fogueira e rezar aos santos servir de companhia para alguém que tinha mais do que o dobro de sua idade - não estava sendo ruim: Me senti - com o direito de ser amiga e, me sentia como se fora uma pessoa sábia de vida (embora nova)....tinha ainda 21 anos...e me sentia começando a dar os primeiros passos na vida de adulta...depois de falarmos quase duas horas, e ouvir os galos cantarem , ela notando que eu já não conseguia permanecer com os olhos abertos, deu-me boa noite, e me agradeceu por escutá-la!!


Esses momentos de amizade são assim: Mesmo parecendo que não sabemos nada e, nada somos, escutar alguém que necessita - pode fazer toda diferença num minuto...


E também comecei a fazer parte da torcida que esperava que ela vencesse aquela batalha. 


Por que afinal:
O que é o amor? Se não a concretização de um sonho, e nada mais.


Santo Antonio pequenino, achado numa gruta... intercedei nesse momento na vida de uma filha sua... e ajude-a a concretizar os sonhos de Honorina, pro seu bem... e confirmação de sua fé e religiosidade.            Amém.



 




                                                   

.
SONHO DE PAPEL
autor: Carlos Braga e Alberto Ribeiro


O balão vai subindo, vem caindo a garoa.
O céu é tão lindo e a noite é tão boa.
São João, São João!
Acende a fogueira no meu coração.


Sonho de papel a girar na escuridão
soltei em seu louvor no sonho multicor.
Oh! Meu São João.


Meu balão azul foi subindo devagar
O vento que soprou meu sonho carregou.
Nem vai mais voltar. 
_____________________


Origem da Festa Junina 
Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
 Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenasafro-brasileiros eimigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.  


Comidas da festa: Bolo de milho ... pipoca ... milho cozido ... pé-de-moleque ... pinhão...








           Mais quadrilha: Eta trem bão demais da conta sô!!!





Obrigada pela visita... Aceita um quentão?
Volte quando quiser...





Postado por: baruchess@gmail.com

3 comentários:

  1. Que nossos mentores e amigos espirituais nos inspirem e protejam-nos das más línguas , das invejas e traições daqueles que não nos querem bem!!!

    Amém.

    ResponderExcluir
  2. Alice, primeiro você nos transporta com riquezas de imagens para um cenário característico do castigado solo nordestino.
    Depois do céu faz descer as águas para encher de verde e de esperança as terras esturricadas pela sol inclemente.
    E do mesmo solo que vem o milho verde, faz surgir as fogueiras e festas de agradecimento aos santos que abençoaram e atenderam as muitas preces de chuvas.
    E como os santos não falham, é o momento de agradecer.
    Puxa, quanta festa e comidas típicas que nem parece que houve tanta carência na região.
    E toda a gente se desloca para festejar ao ritmo da sanfona o período junino mais comemorado do Brasil.
    Enquanto os casais dançam, ao pé da fogueira, as mulheres solteiras fazem promessas e pedem a Santo Antônio para que ele acenda a chama do coração de um bom moço para que sejam muito felizes.
    E num eufórico de alegria, as festas seguem animadas até o dia de São Pedro, dia 29 de junho.
    O negócio é tão bom que já criaram até as festas julinas.
    Alicinha, que haja muita alegria e festas no seu coração.
    Do amigo, José Maria Cavalcanti

    ResponderExcluir
  3. Amigo...Cava

    Conheces bem o que é um São João!e a representação disso para seus devotos. Afinal tem suas origens, bem como eu nesta terra.

    Contar essas coisas me deixe emocionada e. com uma alegria tremenda ao mesmo tempo! Como se fosse chorar e rir ao mesmo tempo!!

    E, parece que quanto mais falo, mais coisas descem a cabeça, como se estivessem em gavetinhas esperando serem abertas e retiradas do pó!

    É muito lisonjeador lê a sua forma de avaliar essas páginas me sinto gratificada por tê-las escrito.

    Esta é a minha maneira de homenagear esses Mestres. Assim eu me sinto plena. E ao mesmo tempo aprecio os vídeos maravilhosos... O da segunda quadrilha Asa Branca dá um show a parte!!!

    Obgdu pela visitinha...e como eu; sei que sentistes uma saudade danada de gostosa daquela gente e daquela terrinha...

    Boa semana.... abçs.

    ResponderExcluir


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...