sábado, 22 de setembro de 2012

O que diferencia o homem? Emmanuel .... Dalai Lama ... Chico Xavier.... Albert Einstein... Um feliz Shaná Tová.


       O que diferencia homens de outros homens? num sentido amplo da assertativa ; logicamente não me passou à cabeça justificar atributos externos, como cor da pele , valores adquiridos, bens e/ou lugares por onde andou etc...

       Muito menos onde estudou, se tem diplomas, que points frequenta ... isto ou aquilo...

       Mas, quero questionar o que de bem o homem faz por si e pelos outros... que o torna especial.

 
         A simples convicção de que, seríamos amparados/sustentados, por uma força máxima, que nos supre chamada  de Cosmos, traz-nos uma certa comodidade, e nos deixa receosos, ao mesmo tempo ... com vontade de pesquisar mais, ler, buscar opiniões, sustentar essa verdade... dá-nos, ainda um elemento que vivifica em nós o verdadeiro sentimento da palavra Fé.

       Mas, sabemos que nem todos os homens têm essa crença, então o que os supre?

       A quem eles agradecem , o que os faz buscar algum tipo de reforma mental, e o que esperam da vida, e de si mesmo?

       O que em si transborda como luz, e os diferencia; entre aqueles que usam da fé, buscam convicções lógicas... diga-se de passagem: Não creio que a religião em si - o ato de buscá-la cria o melhor ou pior na criatura.

       Pelo simples fato apenas, de cumprir seus deveres religiosos; não podemos chamá-lo de crédulo... mas preciso de alternativas para a lógica da vida. 

      Segundo Allan Kardec quando se referia ao homem eram assim as suas palavras:

"Para mim, um homem é um homem, isto apenas!
Meço seu valor por seus atos, por seus sentimentos, nunca por sua posição social. 
Pertença ele às mais altas camadas da sociedade, se age mal, se é egoísta e negligente de sua dignidade, é, a meus olhos, inferior ao trabalhador que procede corretamente, e, eu aperto mais cordialmente a mão de um homem humilde, cujo coração estou a ouvir, do que a de um potentado cujo peito emudeceu. 
A primeira me aquece, a segunda me enregela".

      Numa frase Kardec, nos demonstra a seu ver o que diferencia um humano de outro: "seus sentimentos" - EUREKA! Então pressupondo que exista algo em que, o homem deva se diferenciar dos demais - esse "algo", bem que poderia se chamar: sentimentos!

      Mas quais seriam esses sentimentos? Segundo Abraham Maslow, professor de Harvard, comentou que todos os seres humanos nascem com um senso inato de valores pessoais positivos e negativos. 

      Somos atraídos por valores pessoais positivos tais como justiça, honestidade, verdade, beleza, humor, vigor, poder (mas não poder abusivo), ordem (mas não preciosismo ou perfeccionismo), inteligência (mas não convencimento ou arrogância). 

      Da mesma forma, somos repelidos por injustiça, morbidez, feiúra, fraqueza, falsidade, engano, caos etc.

      Maslow também declara que valores pessoais positivos são definíveis somente em termos de todos os outros valores pessoais positivos - em outras palavras, não podemos maximizar qualquer virtude e deixar que ela contenha quaisquer valores pessoais negativos sem repulsa , logo podemos crer que: sentimentos bem entendidos formam a capacidade interior com a qual nascemos para chegar ao que pensamos ser bom/mau e certo/errado.

      À pártir daí, pode o homem criar suas próprias razões para a sua vida, sem que com isso menospreze as Leis da Natureza, já escritas e declaradas em todos as nações... àquelas aos quais a sua herança genética, e de seus antepassados as orquestraram em seu código.

      E que sem elas a Nova Ordem Mundial se degradaria em mundos contraditórios e inescrupulosos, retornando ao caos do princípio. Algumas contribuições a esse respeito foram acrescentadas, tais como:

  Disposição mental


       Atualmente o termo sentimento é também muito usado para designar uma disposição mental, ou de propósito, de uma pessoa para outra ou para algo. 
       Os sentimentos assim, seriam ações decorrentes de decisões tomadas por uma pessoa.
       Por exemplo, o amor não é o conjunto de emoções (sensações corporais) que a pessoa sente por outra ou algo, mas o ato de sempre decidir pelo bem ou a favor de outro ou algo, independente das circunstâncias. 
       As sensações físicas sentidas surgem como conseqüência da decisão de amar. 
      Este sentimento é chamado por muitos estudiosos como ágape, ou amor ágape. 
      Já as sensações que a atração física que uma pessoa sente por outra produzem em alguém, não podem ser chamadas de amor, ou de algum tipo de sentimento, mas apenas emoções (sensações corporais), conseqüentes do instinto que levou essa pessoa a sentir atração física pela outra.
      Nesta concepção, um sentimento é uma decisão (disposição mental) que alguém toma em sua mente, ou alma, ou espírito, a respeito de outrem ou algo. 

      O sentimento de encontrar a felicidade tem conotação diferente entre as pessoas. 

      Para alguns felicidade é expressa em cifras... apenas. 

     Sentem-se felizes quando alguém lhes satisfaz e faz todos os seus desejos.... esse alguém quando resolve não mais os abastecer faz - lhes infelizes! adoecem ... bipolarizam-se... ataca-lhes a auto estima etc...

      Desconhecem essa pessoas que:  A felicidade depende das qualidades próprias do indivíduo, e não do estado material do meio em que se acham.         

      Outros pensadores já se questionaram com tais assuntos como podemos ver em:

Dalai Lama
    
        "Uma pessoa não é a terra nem a água;Nem o vento ou o espaço.Também não é a sua consciencia,muito menos o conjunto de consciências. Mas ,fora estes atributos,o que é o indivíduo?"

        Seria correto dizermos que o indivíduo é o resultado de todos os seus atributos mentais, físicos, pessoas, genéticos, morais, éticos e acrescido pela Fé , coragem , bondade, carisma... e outros tantos sentimentos que o formaram desde a sua ancestralidade até os dias em que nasceu, e nesse tempo... incorporou outros mais, através de sua família, e da educação, a que lhe foi transmitida...

       Portanto simplesmente a fé, não nos supre: Complementa-nos, e nos impulsiona a dar passos mais corajosos... mais firmes em busca de nossas verdades infinitas...




                Haveria alguém que esculpisse e criasse essa forma naturalmente?

         Chico Xavier - traz-nos a máxima:   

       CONFIE SEMPRE: Não percas a tua fé entre as sombras do mundo. 
       Ainda Que Os Teus pés estejam sangrando, segue para a frente, erguendo-a por luz celeste, acima De ti mesmo. 
       Crê e trabalha. Esforça-te no bem e espera Com paciência. Tudo passa e tudo se renova na terra, mas o que vem do céu permanecerá. 
       De todos os infelizes os mais desditosos são os que perderam a confiança Em Deus e em si mesmo, porque o maior infortúnio é sofrer a privação Da fé e prosseguir vivendo. 
       Eleva, pois, o teu olhar e caminha. Luta e serve. 
       Aprende e adianta-te. Brilha a alvorada além da noite. 
       Hoje, é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com a aflição ou ameaçando-te com a morte. 
       Não te esqueças, porém, de que amanhã será outro dia.

Referências:

1-http://pt.wikipedia.org/wiki/Sentimento

2-http://www.institutoandreluiz.org/emmanuel.html

3-http://proverbioefrase.blogspot.com.br/2009/03/dalai-lama.html


 Emmanuel As mensagens de Emmanuel, indiscutivelmente, são um primor de sabedoria, de luz, de amor e de incentivo ao progresso.
Dentre todas, porém, uma se destaca, pela beleza e pela comovente certeza de que nela Emmanuel declara sua sincera confiança no ser humano, no futuro da Humanidade e, principalmente, sua fé no Evangelho de Jesus.
Esta mensagem chama-se "No Futuro". Por muito bela, levou-nos às lágrimas quando da primeira leitura. Num misto de encantamento e júbilo, percebemos ali a nossa própria destinação, apesar dos conflitos terrenos intermináveis, a guerras já nada silenciosas do orgulho, da intolerância e do sectarismo. Num mundo onde o valor máximo da vida pode ser depositado em bancos, onde a carne substituiu o espírito, onde a honestidade é desmoralizada impiedosamente, onde os valores morais já não contam e onde lágrimas vertem em abundância de quase todos os corações, mesmo os considerados felizes, é profundamente confortador saber que, um dia, no futuro, tudo isso será passado porque, como diz Emmanuel, "
O Cordeiro de Deus terá transformado o coração de cada homem em tabernáculo de luz eterna, em que o seu Reino Divino resplandecerá para sempre..."





"Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em feiúra, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente"Dalai Lama










      
Albert Einstein
           A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original

Albert Einstein   Não tentes ser bem sucedido, tenta antes ser um homem de valor.  Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.
                       Obrigadu pela visita ....                                                                                 Um feliz Shaná Tová



Que cada ser escreva a sua melhor história, e deixe aos seus descendentes um exemplo de virtude... caráter .... bondade... e todos os sentimentos que lhe despertarem em sua existência transitória!!!

2 comentários:

  1. Alicinha, puxa, quantos iluminados você nos presenteia com suas pérolas. Sim, porque em cada palavra pronunciada por eles vemos uma imensa sabedoria.

    E o saber da verdade nos liberta.

    Liberta dos preconceitos, dos medos, nos faz avançar e evoluir.

    Mil vivas a essas mentes fantásticas que o bom Deus dadivou para a humanidade.

    Obrigado por este lindo texto, do amigo:
    José Maria Cavalcanti
    visite meu espaço de entretenimento:
    www.bollog.com.br

    ResponderExcluir
  2. Palavras sábias sobre sentimentos, bons sentimentos.
    beijos..

    ResponderExcluir


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...