terça-feira, 6 de julho de 2010

Vamos embora.

                

                                Experiência não é o que acontece a um homem.
                                  
                     É o que o homem faz com aquilo que lhe acontece.


                                                                     Aldoux Huxley




      Um dia me levantei no horário de sempre , e ouvi um briguero ... chororó ... vozes alteradas ... e chegando mais perto consegui decifrar o motivo do falatório!  Íamos embora !!!


      Estavamos recebendo o aviso : Arrumem suas coisas que partiremos no final de semana para o Rio de Janeiro.


      Claro que nós ( eu , Cristina e Joanita ) não éramos de acordo com a idéia e nos aterrorizavámos só em pensar no fato ...


     Nunca , disse eu .


     Sentindo uma mão pesada nas costas ...


     Você não tem vontade própria, e tem mais é que ficar calada.


     Amaury falava com tom áspero e arrogante , o que fez eu e o Luiz partirmos para cima dele ... desta vez levando a pior ...


    Minha mãe - inflexível anunciava : Que havia vendido o bar ...  e não tinha mais o que fazer naquelas bandas e que o Rio seria melhor em tudo ...




    Melhor em que ? Indaguei ... naquela época no alto dos meus 8 anos de idade...


    Você verá em que , no seu devido tempo... o que não me satisfez , a resposta troncha e descabida, e , insisti:  Eu vou ficar com meu avô !!  Que naquele momento acabara de entrar porta à dentro sabendo da novidade viera rápido para casa grande - paroquial... tentar ver se era real as notícias - a essa altura o bar já estava habitado por gente nova....


    Não entendo - como você tem coragem de voltar pra aquela terra ? De louco !!!


   O que já se pode imaginar a confusão total que foi ...


   Lógico que ele desaprovara tal decisão, e dizia que ali que era lugar pra se crescer em paz ... O que era fortemente combatido ...


   Foi um dia inteiro de choro , enquanto se arrumava baús e malotes!


   Cristina dizia entre os dentes que ia fugir com o namorado ... sua irmã mais resignada a olhava desaprovando tal idéia...  Alicinha sentada em sua cadeira preferida segurava fortemente sua boneca Rita Pavone - como se a mesma também estivesse com a sua dor...


    Amaury felícissimo aplaudia as falas a favor da mudança e cantarolava em inglês .... sapateando ...


    Lu de vez em quando jogava o que lhe viesse às mãos em cima do irmão com toda fúria que suas forças aguentavam ...


   Um entra e sai sem fim - que parecia até que havia um funeral no local,... cada um que entrava , saira chorando com os lenço nas mãos , principalmente as crianças de folguedos até aquela época - minhas amigas pés descalços e piolhentas... mas muito amadas...


   Até a Lessie - a cadela da casa estava tristonha - soube que veio a falecer um mês depois , apesar de meu tio Miguel tê-la mimado como sempre fizera - não teve jeito - ela não resistiu de saudades .. e deixou de comer .. abatendo-se e ficando quieta num canto ... daí foi pra a terra .


   A casa que no dia anterior foi palco de risos .. encabeçava um atmosfera tristonha e pesarosa...


   E meu canteiro de miosótis parecia desfigurado e sem viço!!!


   Fui até o quintal dos fundo procurar Pablito , mas não o via mais... Acho que ele escutou meu pranto e achou por bem .. não vir se despedir.


* Pablito àquela altura era meu melhor confidente .. e sempre me dava idéias boas e discutíamos sobre a vida e seus mistérios ....


   Olhei em volta e tive a nítida sensação que uma cortina de neblina pairava sobre a minha cabeça e perdi os sentidos , caindo na calçada e me machucando toda .... ao que logo fui socorrida pela Nita ... que ralhou dizendo - Isso é que dá contrariar a menina assim dessa forma.. o que recebeu um olhar de desprezo da mãe e as costas como resposta ...


    Acordei com um chumaço de éter no nariz quase desfalecendo novamente ...


   E agora ? Nita como vai ser nossas vida ? Perguntava como se a mesma pudesse me dar a resposta...


   As notícias que chegavam pelo rádio, era que o Rio de janeiro vivia um momento de crise pós revolucionária e que havia mandado muita gente pra fora do país como exilados e vivia em praça de guerra quase o tempo todo.


   Nas Universidades professores e alunos revoltados com o sistema , e desaparecimento de muitos professores tidos como contra regime militar haviam sumido misteriosamente.
  Ouvia-se falar que o filho da estilista Zuzu Angel estivera preso num porão e desaparecera derepente.


   Depois acontecendo um acidente também com a mãe que abrira a boca nos jornais e televisão ... havia falecido em circunstâncias suspeitas.


   O pânico dominava o país ... e aquele certamente segundo meu padrinho , que tinha um filho fora de lá fazendo medicina - era o pior momento pr alguém voltar pra cidade do RJ.


    O país se encontrava em estado de sítio,com tropas militares nas ruas do centro da cidade e bairros da zona sul..


   Informações de rebeliões sucediam toda hora  ... e até CaetanoVeloso foi enviado exilado para Londres , juntamente como outros tidos comunistas...


   Um nome muito falado era o de Lonel Brizola , Carlos Prestes e sua esposa Olga que fora entregue aos campos de concentração nazistas por ser estrangeira , mesmo estando grávida e tendo se casado com brasileiro - não foi respeitada em seu direito a cidadania e nacionalidade brasileira.  Claro que ela não pode companhar o crescer da filha e foi morta em tais campos...


   Eu não conseguia entender como aquela cidade não era o melhor lugar pra se viver ... !! Já que ali estaríamos protegidas naquela casa das revoluções , eu pensava....


   E minha jumenta - iria morrer se nào me visse mais ... pensei ..... e saí correndo pela rua sem saber que rumo tomaria.... corri .. corri .. corri  e me atirei no rio ... o que fui rapidamente içada  pelos cabelos por Pablito ...  Amigooo .... porque você me abandonou ???


   - Mas eu tô aqui agora... nos abraçamos e as lágrimas rolaram em nossas faces ainda pueris.


    - Me leva pra sua casa !


    - Não posso !


   - Por que Pablito ?


   - Você sabe - já te expliquei milhões de vezes !!!


   - Meu mundo pertence a outra dimensão... já falei como é.


   - Sabia de cor e salteado a história da dimensão ... mas não queria entender que eu não era um deles...
naquele momento daria minha vida para me tornar tal como ele ...


   - Pedia que me ajudasse , e achava mesmo que morrendo alcançaria a sua esfera !


    Para de falar nisso!!! me repreendia o amigo.  Você tem que ser forte !!! e corajosa , isso é sintoma de covardia... e burrice.
  
                                                              Até ... continuo depois.
   




  


     

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...