quinta-feira, 28 de abril de 2011

Resiliência

Termo pouco comum , muitos nem ouviram falar sobre: Mas é o termo que emprega-se quando queremos denotar a capacidade de certos humanos, em superarem seus infortúnios, seus desafios, suas incapacidades. Adquiridas ou congênitas, já vindas com ele desde o seu nascimento - como por exemplo a cegueira. Fala especial para o casal de enxadristas Bob e Ellen - Um paulistano e uma matogrossense que viajam país afora disputando partidas de xadrez normalmente com outros enxadristas e mantem um nível de jogo formidável. Haja vista a derrocada para o 2470 de Poá/SP. Todos sabem de quem falo!!

Mas a resiliência - É uma capacidade intrínseca , nata , que despreende do indivíduo uma capacidade e força de vontade para atingir o limiar de seus limites e sair vitorioso. Já vimos em maratonistas àqueles que conseguiram chegr aio final da corrida quase com seu teor de oxigênio zerado , tropeçando das pernas ... manco ... caindo e desmaiando ao ultrapassar a linha de chegada ...mas Chegando!!!

Assim, aos que se acham derrotados .. abandonados ... caídos no esgoto , ou mais aonde quiserem achar-se : Levantem-se, olhem para a História ... vejam o limite de superação de quem foi traído ... espancado .. jilgado ... condenado ... preso sem culpas ... cumpriu pena ... cárcere privado etc..., e conseguirasm clamar Força para vencer os obstáculos!!!

Esse clamor pode ser direcionado a um Ser Maior - tenha ele o nome que o sujeito der!

Tenha a luminosidade de inspirar e transmitir gotas adren´pergicas no sangue para que o lume e o brilho alcance a face e se olhe no espelho , mirando-se , não as rugas do labor ou do peso da idade , mas a beleza sublime que há em cada rosto , em cada face , em cada olhar , tenha ele luz , brilho , visão ou não .

Os últimos anos da minha mãe - foram de escuridão de cegueira por catarata , mesmo tendo sido operada não se conseguiu afastar as trevas de seus olhos, mas também foram os anos de maior lucidez e inspiração em suas fala.

Seus conselhos eram solicitados a todo momento pelas pessoas que a procuravam e pediam orientações , sugestões de como agir em determinadas situações - se corria risco em tal atitude ou não , se deveriam mudar de emprego , casar , estudar de novo ... comprar algo etc... Doava conselhos - que como ela mesmo dizia : Se conselho fosse bom se vendia!!! , mas que nunca negava a palavra elucidativa , a mão amiga e um café que a própria dizia saber fazer sozinha! sem se queimar.

Hoje compreendo muitas coisas que antes não me dava conta , e a saudade e a admiração não poderia ser menor !!!

Ela, foi fundamental em minha vida e em minha personalidade.
E só quem é mãe ou quem a perdeu, sabe do que estou falando - ao aproximar-se deste dia de homenagens que os filhos saibam contemplar sua matriarcas e retribuir por tudo o que fizeram ou pelo menos tentaram fazer.

Se houveram erros perdoa-os ...

Se houveram mágoas: Relevai .. . Se houveram injúrias : Ignorai ...

Se houveram castigos: Compreenda-os ...

Se a convivência foi prejudicada ou infeliz: Tente achar os motivos sem julgá-los...

Envia-lhe o perdão - puro e de coração.

Ela apenas era um ser humano , cheia de defeitos .. mas também de virtudes...

Que procurou criar alguém também cheio de defeitos ... e erros natos.

Ela não quis julga-los , nem deixou que lhe faltasse o pão , ainda que tirado com suor do rosto ... dores nas costas ... nos joelhos , por atividades de faxina , costura ... venda de porta em porta .. manicure .. pedreira ... pintora ... doceira ... cozinheira ... etc ...

Não sei , sinceramente nesse momento qual a profissão de cada mãe de quem aqui se faz presente.

Mas, tenho a absoluta certeza, deve ter errado sim , como nós também temos errado . Mas nem por isso devamos apedrejá-los ... "pois quem não tiver pecados que atire a primeira pedra" (J.Cristo).

Às mães novas ( marinheiras de primeira viagem) Alô Nataly - é contigo!

Às mães de crianças especiais ... às mães que abortaram ... às mães que foram pães ... ás mães raquiticas ... às mães solteiras... largadas ...desgastadas .... trabalhadoras .. trocadoras ... engenheiras ... advogadas ... manicures ... enfermeiras : e outras categorias ...à todas as mulheres que foram , são e um dia serão mães ...

Meu grato apreço.

Um dia de Luz e de Paz ...

Às mães que perderam seus filhos abruptamente no episódio de Realengo ... e à mãe do louco que cometeu aquela atrocidade ... que você também seja perdoada por aquele monstro desvairado...às Cissas ... Carolinas... às mães de Joana ... Isabella , Yasmim ... Daniellas ... Claudias ... ás mães que adotaram um filho achado na rua ou abandonado num Hospital... à mim também ...É claro. Mãe do Herbert que hoje faz aniversário ... e esta embarcado, mas que recebe meu carinho on line !!! e do coração !!! mais ainda ... Que Deus o proteja e abençoe...


Uma tarde esplendorosa...


Mamuska ... Alice Baruch - tentando acertar em tudo, mas cometendo erros, como todo mortal...

2 comentários:

  1. Minha amiga e querida Alicinha!!!

    Que belas palavras.Um texto rico de sentimentos sublimes e reconfortantes.

    Pois é,este é meu primeiro dia das mães,não é maravilhoso?!

    Ainda muito me sentia filha para ser mãe,mas Deus sabe de nossas necessidades e quis me presentear!!

    Um beijo em seu coração!

    Muitas saudades de ti.





    Nátaly

    ResponderExcluir
  2. QUE A INSPIRAÇÃO DA MÃE DE DEUS ESTEJA EM SUA MENTE E EM SEU CORAÇÃO... A TE INSPIRAR E FORTALECER - TE.

    BJSSS.. EM TEU CORAÇÃO DE MÃE...

    ResponderExcluir


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...