terça-feira, 20 de novembro de 2012

Consciência Negra. Minhas desculpas. Preciso me fazer silenciosa para ouvir a voz de Deus. A saga de Kunta Kinte . Parabéns Min. Joaquim Barbosa






   Do que,  deveria o homem  ter consciência? ou melhor: Será que não deveria ele se humilhar pelas bárbaries cometidas aos seus semelhantes?

   Segundo o dicionário da língua portuguesa: A palavra significa: 

consciência moral faculdade de avaliação ética dos atos humanos;
consciência profissional - honestidade e esmero postos na execução de um trabalho;
meter a mão na consciência - examinar atentamente os próprios atos ou sentimentos;
ter boa consciência - sentir que se agiu bem;
ter má consciência - sentir que se agiu mal  



Histórico

Quilombo dos Palmares -- localizado na atual região de União dos PalmaresAlagoas -- era uma comunidade, um reino (ou república na visão de alguns[quem?]) formado por escravos negros que haviam escapado das fazendas, prisões e senzalas brasileiras. Ele ocupava uma área próxima ao tamanho de Portugal, no atual estado de Alagoas. Naquele momento sua população alcançava por volta de trinta mil pessoas.
Zumbi nasceu em Palmares, Alagoas, livre, no ano de 1655, mas foi capturado e entregue a um missionário português quando tinha aproximadamente seis anos. Batizado 'Francisco', Zumbi recebeu os sacramentos, aprendeu português e latim, e ajudava diariamente na celebração da missa

Apesar destas tentativas de aculturá-lo, Zumbi escapou em 1670 e, com quinze anos, retornou ao seu local de origem. Zumbi se tornou conhecido pela sua destreza e astúcia na luta e já era um estrategista militar respeitável quando chegou aos vinte anos.

Por volta de 1678, o governador da Capitania de Pernambuco cansado do longo conflito com o Quilombo de Palmares, se aproximou do líder de Palmares, Ganga Zumba, com uma oferta de paz. Foi oferecida a liberdade para todos os escravos fugidos se o quilombo se submetesse à autoridade da Coroa Portuguesa; a proposta foi aceita, mas Zumbi rejeitou a proposta do governador e desafiou a liderança de Ganga Zumba. Prometendo continuar a resistência contra a opressão portuguesa, Zumbi tornou-se o novo líder do quilombo de Palmares.

Quinze anos após Zumbi ter assumido a liderança, o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho foi chamado para organizar a invasão do quilombo. Em 6 de fevereiro de 1694 a capital de Palmares foi destruída e Zumbi ferido. Apesar de ter sobrevivido, foi traído por Antonio Soares, e surpreendido pelo capitão Furtado de Mendonça em seu reduto (talvez a Serra Dois Irmãos). 

Apunhalado, resiste, mas é morto com 20 guerreiros quase dois anos após a batalha, em 20 de novembro de 1695. Teve a cabeça cortada, salgada e levada ao governador Melo e Castro. Em Recife, a cabeça foi exposta em praça pública, visando desmentir a crença da população sobre a lenda da imortalidade de Zumbi.

Em 14 de março de 1696 o governador de Pernambuco Caetano de Melo e Castro escreveu ao Rei: "Determinei que pusessem sua cabeça em um poste no lugar mais público desta praça, para satisfazer os ofendidos e justamente queixosos e atemorizar os negros que supersticiosamente julgavam Zumbi um imortal, para que entendessem que esta empresa acabava de todo com os Palmares."

                                                 ---

A aula acabara ai, nesse momento - era como se o professor marcasse suas palavras e cronometrasse o tempo de exposição exato.

Cada um , a seu modo se movimentava, e silenciosamente íamos nos levantando: 

Quando ele disse: Esperem - Não vão dizer cousa alguma?E olhou-nos fixamente..

Os alunos se entreolhavam, levantando os ombros como a se questionarem, o que ele queria de fato ouvir.... (caras de interrogação).


                               Quando ousei a dizer: 


- Sentimos muito professor - pelo que fizemos àquele povo, é como se aquelas cenas estivessem cravadas em nossa psiqué - e sendo impossível apagar.


- Me envergonho por nossos antepassados, ainda que não me achasse realmente descendente daqueles patrícios, mas de certa forma, eu viria após eles; e entoei um cântico  que ouvira nas margens do rio São Francisco quando observava as mulheres da aldeia lavarem suas roupas, e de seus patrões... era algo mais ou menos nesse ritmo.






  E, tristemente lembrávamos após a exposição, tão bem apresentada pelo mestre Antonio Jorge - que aquele povo, poderia ter sido mais feliz... 
se reinasse o sentimento de cumplicidade, em se acreditar que a terra, pertencia a todos, e não podia ser privilégio de quem tivesse mais moedas de ouro, ou mais pedaço dela, furtivamente adquirida, à custa de apropriação indébida.


  Aquilo não poderia ter sido permitido pelo Creador dos céus - fora um parênteses, um acidente de percurso - criado pelo Anti humano ... Anti Divino.

  Desde os mais longincuos tempos, fomos desafiados pelo mau, e ele se faz como vencedor, em momentos de guerra... de desastres...de violência; como se com isso, nos forçasse a acreditar que é o mais poderoso..  estamos tristes, mas acreditamos que não haverá vitória do maléfico, professor..

  E, me preparava para sair da sala-de-aula, sem que nenhum colega, se fizesse manifestar, ou compartilhasse outro ponto de vista.

  Ele nos desejou: Boa sorte - afinal o Vestibular começaria no dia seguinte... e como tantos sonhávamos com uma Universidade!!!

                 Nos abraçamos em círculo, e desejamos uns aos outros: Boa Sorte!


P.S* Ainda , tenho em mim uma ponta de esperança , de que o homem trate o homem - como seu verdadeiro irmão, e o tenha mais respeito, e cumplicidade... Allelhuya - Javé.





        
     
              Obrigada pela presença nesse blog... abçs amigos e amigas....

                                              Deixe seu comentário!


       Muito bom tê-los aqui.........

Brasil
327
Estados Unidos
107
Rússia
45
Alemanha
21
Portugal
21
Colômbia
2
Cabo Verde
2
Itália
2
Espanha
1


O filme: A saga de Kunta Kinte - parte 1

o que fizeram com essa gente - humilhante!





Acompanhe os demais episódios no You Tube.

                                                                                                            bye...


Homenageio e parabenizo a este homem - brasileiro e negro...
que não fez da dor forma de acomodar-se, mas transformou-a em Justiça...




                                        
                                              Joaquim Benedito Barbosa Gomes

                               Deus te honrou - seus antepassados podem se orgulhar.





                                          Até a próxima. Obrigadu pela presença nessas páginas





4 comentários:

  1. Remunerar alguém de forma justa, honesta e cordial por um trabalho realizado é motivo de honra.
    Escravizar pessoas para obrigá-las a fazer todo o serviço duro apenas a troco de comida é motivo de vergonha.
    O que foi feito com os negros por muitos países, inclusive o nosso, é uma página vergonhosa, mesmo que alguns ainda sustentem que foi tudo feito em nome do progresso.
    Podemos progredir sim, sempre, mas sem pisar ou subjulgar o nosso próximo.
    Muitas vidas foram perdidas em navios negreiros, por causa de doenças e fome, mas mais
    ainda pelo fustigar do açoite e das condições miseráveis em que viviam, o excesso de trabalho sem descanso e a falta de cuidados médicos.
    Eles foram verdadeiros heróis que suportaram bravamente toda sorte de maldade e de desprezo, morrendo como guerreiros, sem derramar uma lágrima.
    José Maria Cavalcanti
    www.bollog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Obgdu pela leitura e comentário nobre amigo José...

      Esse é um dos temas que ainda nos choca..
      Qdo puder acompanhe a série KUNTA KINTE...muito bem escrita e ótima encenação dos atores...

      Mas, hoje sei que eles podem se orgulhar têm um representante à altura na Justiça...Deus seja Louvado!!!

      Joaquim Barbosa... e sei que o orgulho dos antepassados foi lavado com sangue.... e lágrimas... mas que o riso veio depois.

      Saudações...

      Uma tarde de Paz... abçs

      Excluir
  2. Nesta quinta-feira, a partir das 15h, o Supremo Tribunal Federal (STF) fará uma pausa na intensa rotina de julgamentos para algumas horas de festa. Palco da posse de Joaquim Barbosa, que se tornará o primeiro ministro negro a presidir a mais alta corte do País, o Supremo vai abrigar uma constelação de quase 2 mil convidados, que inclui, além de representantes e chefes dos demais poderes, celebridades como os atores Milton Gonçalves, Regina Casé, Taís Araújo e Lázaro Ramos, o cantor Djavan e o ex-piloto de Fórmula 1 Nelson Piquet.

    VALEU O SACRIFÍCIO DOS PALMARES!!!


    PARABÉNS JOAQUIM BARBOSA ..... CONGRATULAÇÕES!!!

    ResponderExcluir
  3. Escravidão ainda não acabou, mesmo aqui no Brasil, tempos em tempos assistimos a noticiários se referindo a serviços escravos, principalmente em grandes fazendas. Eu vejo nos mesmos moldes o pessoal que vai trabalhar no Japão, onde as empreiteiras, retém o passaporte de muitas pessoas e os colocam em alojamentos nada dignos e pagamentos aviltados, Existem ainda escravidão na própria África, onde há guerras horríveis (guerra civil) onde o seu compatriota o escraviza obrigando a se tornar um soldado contra a vontade para sub julgar quem um dia foi seu amigo. Não existe escravidão só do negro existem escravidão de toda a espécie no mundo.
    Beijos, amada!!!

    ResponderExcluir


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...