sexta-feira, 15 de junho de 2012

Era uma vez... o Amor...e ao seu lado, sua irmã : A Amizade...

Eu apenas queria que você soubesse...

Luiz Carlos Prestes e Olga Prestes ... calabouços ...


Gonzaguinha ... John Lennon... Cora Coralina...


Professor Manuel Miguéis... Saint Exupery e seu Pequeno Príncipe.


Aqueles que passam por nós não vão sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós. Exupéry



           A década de 80, na minha vida. 


Foram os anos mais bonitos e significativos que vivi...a felicidade e a no que ainda estaria por vir determinava o que seria melhor para se fazer...


As idéias e os ideais, saltitavam na mente... me recordo que foi o período em que mais joguei xadrez, tendo alcançado meu melhor rating (sei que hoje me consideram uma simples capivara), e não tenho vergonha nenhuma nisso... mas já tive dias de glórias e fama...nos tableros...quem duvida pergunta ao meu amigo caríssimo professor Manuel Miguéis..


Bem, voltando aos anos dourados do início da juventude, a perspectiva de entrar numa Faculdade era legitimamente clara, em mim e no meu grupo!!! 


Observávamos como nossos professores (alguns ainda acadêmicos)  se expressavam, e falavam da vida dentro de uma Universidade


Os descobrimentos científicos , tecnológicos e matemáticos...a participação na UNE - União Nacional dos Estudantes, e na vida política do país... o enfrentamento das mais variadas situações de risco...


Paralelamente líamos Luiz Carlos Prestes e sua biografia , Olga Prestes ... as histórias dos calabouços e das pessoas desaparecidas por conta de um sistema que infringia mandos nos jovens. escutavámos as aulas de professor Herodoto Barbeiro, transmitidas tão bem pelo nosso professor de História Antonio Jorge....recém formado pela Universidade Rural... aliás as faculdades Federais eram nosso sonho de consumo...abríamos mão de passeios , bailinhos.... praias, finais de semana prolongado , namoros etc... para enchermos as salas de aula aos domingos, naqueles afamados projetos: Falcão e outros que nem me lembro mais os nomes que davam...e, assistir uma aula de Física com Dilson Araujo; Química professor Ivan ; Matemática Fernandão..., História com Antonio Jorge ou Português com Sidney Silva. 


Aquilo era nosso mundo - nossa chance de vitórias! de realizações.


Rita era minha amiga e companheira inseparável.


Também ali no Cursinho EME e, no Curso Normal que fazíamos paralelamente. 


Um dia assistíamos uma aula de Português com um professor bonitão e super simpático detentor de uma nobreza para transmitir seus conhecimentos da Língua portuguesa... de uma forma que ninguém deixava de aprender um conceito de Metonímia , Metáfora ou Pleonasmo.. enfim ali na terceira fileira o encaravamos e pensamentos vagos saltitavam através dos olhares..


Quando de repente, olhei para minha amiga ao meu lado , e suas mãos desenhava coraçõezinhos aos pares em seus alfarrapos cadernos descuidados... 


           Rita


Pronunciei-me baixinho porém energicamente: O que significa isso minha amiga?!


Você não tá prestando atenção a nada que o Sidney está falando .. quando percebi que nenhuma anotação havia nas folhas...  


E ela com olhar e sorriso de uma adolescente apaixonada me disse: Que culpa eu tenho se o amo?!


Nada do que ele fala eu capto - pois só ele me interessa não suas palavras !


E, agora a sua expressão era de medo ... e de dor... as mãos se tornaram trêmulas! E seu aspecto era o de quem sentira:
Uma dor que não era real .... nem física, mas, que vinha da alma! portanto real se tornara.


Uma dor que dilacerava seu peito ....e a fazia arder sua cútis...


A dor de amar ...a dor do não ter ... a dor de ser , e de querer ...e de não poder...e de não ter - de sentimentos soltos, destacado solitário/e solidão.


Olhei para a minha amiga, e a fiz sair da sala , pois de seus olhos brotavam lágrimas.


O professor nem percebeu... eram tantos alunos e perguntas e textos ...e gestos .... mímicas .... risos entrecortados por preocupações... de transmitir conhecimentos.


Porque naquela época nossos professores vibravam com a nossa vitória...faziam mural com o nome dos aprovados ...colocavam em jornais de bairro. Jornal de Educação etc... 
Traziam convidados ex-alunos para falarem da experiência de entrar numa Universidade... no pós Golpe Militar.


Ele apenas nos olhou e disse: Estarei dando essa mesma aula mais tarde - caso não possam assistir toda ela agora.


E foi o que aconteceu- desci as escadas com a minha amiga...que agora já resignada ligava para seu noivo.


Essa amiga, vivia em mundos paralelos. 


Era amada e amava outro.. tivera um caso fortíssimo com outro ex-professor o Robson, e tudo havia dado em cinzas... acho que transferiu sem querer a admiração para esse agora...sem perceber... triste sina.


Após falar do que a afligia... e, depois de tomarmos o terceiro ou quarto chopp, e, darmos umas tragadas de um cigarro de alguém, que nos ofereceu naquele galeto - já conseguiamos relaxar.


Acho que quem nos deu um cigarro era um amigo do Clube de Xadrez (se não me engano), mas esse fato não é relevante agora... 


Comemos um galeto ... e tomamos alguns chopps... contavamos antes o dinheiro de ambas para não passarmos vergonha de ficarmos sem dinheiro das passagens de volta à casa....


É impressionante como um cigarro e um chopp em certos momentos desfaz neuras e deixa-nos serenas!!!


Enfim... ainda pudemos voltar para o Cursinho lúcidas e assistimos a aula do professor novamente....


E acho até, que, apreendemos muito mais agora nesse segundo momento....


Tudo isso, creio serve, apenas para hoje deixar claro - que a amizade é indissolúvel...incomensurável...inimaginável ante a realidade que se abre a todo momento...aos pedidos de amar..e de ser amados...ante mesmo às preces de Cáritas e de São Francisco de Assis...


Quanto de verdade tem o poder de nos transformar...um amigo!!!


De nos fazer alçar voo ... se lançar ... velejar...


Trazer à tona a realidade de que sozinhos , não podemos sermos gente...


De transceder alhures ... algures ...tempo...lugares .... ruas ... e de nos tornar melhores do que fomos antes...


Como falou tão bem expressado Saint Exupéry:







"As pessoas têm estrelas que não são as mesmas. Para uns, que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para outros, os sábios, são problemas. Para o meu negociante, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Tu porém, terás estrelas como ninguém... Quero dizer: quando olhares o céu de noite, (porque habitarei uma delas e estarei rindo), então será como se todas as estrelas te rissem! E tu terás estrelas que sabem sorrir! Assim, tu te sentirás contente por me teres conhecido. Tu serás sempre meu amigo (basta olhar para o céu e estarei lá). Terás vontade de rir comigo. E abrirá, às vezes, a janela à toa, por gosto... e teus amigos ficarão espantados de ouvir-te rir olhando o céu. Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir!"




"Cada um que passa em nossa vida,
passa sozinho, pois cada pessoa é única
e nenhuma substitui outra.
Cada um que passa em nossa vida,
passa sozinho, mas não vai só
nem nos deixa sós.
Leva um pouco de nós mesmos,
deixa um pouco de si mesmo.
Há os que levam muito,
mas há os que não levam nada.
Essa é a maior responsabilidade de nossa vida,
e a prova de que duas almas
não se encontram ao acaso. "


Quem encontrou uma amigo encontrou um tesouro.


E nesse tempo embalavamos nossos encontros com Gonzaguinha e John Lennon.  


Com Chopp gelado ... e algum cigarro comprado no varejo ou furtivamente adquirido do bolso de um casaco ...do tio ...primo ...irmão e da mãe ou do pai...


Mantinhamos uma Fé Viva


Em que dias melhores estariam por vir. 
Isso era tão certo quanto o sol que iria nascer dia seguinte...caso não viesse a chuva!





Mas acima de tudo acreditavamos também no amor e na amizade - esses dois personagens que povoavam nossos sonhos.... nossas lembranças ....nossa juventude e esperanças no futuro.



Um dia ele (nosso professor de Português) nos disse mais ou menos algo assim a respeito do Amor e da Amizade.


A Amizade e o Amor são irmãos. 
Com algumas diferenças individuais :


Ele , o Amor.... cobra . A Amizade aceita o que lhe vier e for dado.


Ele , o Amor.... reclama ....quando chegamos atrasados num encontro. 


A Amizade nos abraça à nossa chegada e diz: que bom que você veio! 
E ainda: estava ficando preocupada que estivesses em apuros, ou ficado doente....e, que não pudesses vir!


Ele , o Amor é ciumento ... e, se conversamos com outra pessoa mais tempo : Logo acha que o estavamos traindo!


A Amizade : Não; quando sabe que estavamos conversando com outro amigo... logo quer saber como ele está(?) e, porque não veio junto!?


Ele , o Amor quer nos modificar .... criticar-nos ... moldar-nos ao seu jeito e feitio!


Ela : A Amizade sempre nos aceitou da forma como nos conheceu, e , se extrapolamos , ela nos puxa pelo braço num cantinho e diz: Cuidado ... mostre-se menos ...certas pessoas não vão te entender como eu te entendo. 
Observe antes de se mostrar e cair a fundo nesse questão/relacionamento!!!


Ele o Amor , te quer só! 
Para ficarem a sós... isoladamente ... você e ele!
Te excluir de programas com mais de 4 pessoas... ir para lugares fechados...


A Amizade quer ajuntar gente... rir ..dançar .... brincar .... passear no campo... fazer pique-niques... luaus...


Ele , o Amor quer enclausura-lo... e morre de ciúmes quando alguém te elogia , te cumprimenta mais carinhosamente.


Ela , a Amizade diz assim : Como eu gosto desse cara...só porque ele gosta de você!


E, assim era a visão dele , nosso querido professor. Ensinou-nos a apreciar a poesia como se aprecia um bom vinho: E entre seus autores preferidos estavam: Cora Coralina ... a divina senhora das letras, além de Cecília Meirelles, e Clarice Lispector.






Nosso professor também nos ensinou um pouco sobre o amor lido e escrito...


Embora soubesse que nossos corações eram ardentes pelo outro tipo de amor..


                           Besosss... no coração...


Pudesse eu abraçaria a lua... trazia para dentro de minha casa.. e a colocava bem na minha cama.


Trocariamos segredinhos e confissões...diria-lhe do amor que tive ... dos que quis ter ... dos que morreram antes mesmo de germinarem.


.
                             Somente nos duas : A lua e eu...


postado por baruchess@gmail.com






Obrigada pela visitinha... Deixe um sorriso na saída....e uma semana plena e abençoada pra você e, todos os seus ...



https://www.facebook.com/MomentosdeEncantoseMagias

Seja feliz... mesmo sabendo que a sua felicidade é o transtorno e o incomodo de muito gente!!!


Envie-lhe bons fluídos etéreos ainda assim..... Shallom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...