sábado, 23 de junho de 2012

Viagem a Israel ? Certeza da Fé. A Procissão... Chuvas no sertão.

 
  Faz algum tempo, que aconteceu esse relato, não presenciei , mas essa história era sempre relembrada pelo seu Nilino, meu avô materno.



                         Jumento.

        Animal sagrado..."Serviu de transporte pro Nosso Senhor".


   E a profecia das secas prolongadas... estava quase se concretizando, já fazia quase dez meses , que não vinha nem uma chuvinha naquelas terras, o prejuízo era grande e até o Governador da Bahia estivera por ali com sua comitiva e, dizia que ia pessoalmente visitar o Presidente no Rio de Janeiro(era lá a capital do Brasil), e pedir ajuda para as cidades afetadas.


  Seu Alcides resolveu fazer uma reunião com todos as pessoas da terra, para ver o que poderia ser feito nesse sentido, pois suas terras não davam mais nem capim!


Convocou todas as rezadeiras , os pajés , o padre , o pastor , enfim, todo mundo que quisesse vir; a reunião seria na Sede da Filarmônica de Paratinga, e por vias das dúvidas levariam cada qual uma oferenda para ofertar aos Santos como nos tempos bíblicos.


  Uns levavam: sua última galinha, outros levaram seus santos preferidos, a melhor toalha para ornamentar o altar de Santo Antonio, alguém doou seu cavalo... e, até um caixão estava lá de doação... todos olhavam assustados, enfim o que tivesse de mais precioso em sua casa seria ofertado.


 Minha tia Rosa fizera duas velas do tamanho dos santos que tinha no altar..., e dizia que na hora que fosse acessa aquela vela imensa, logo , logo chegaria a chuva... por via das dúvidas ninguém ria do que ela falava, pois a crise era tanta que não se podia duvidar ou deixar faltar a Fé!


   Meu tio Miguel que nada possuía, pois nunca se preocupara com o futuro, dizia que " o futuro a Deus pertencia" , apesar dele nunca ir a Igreja , percebíamos que tinha sua Fé, resolveu fazer um balaio, com a palha seca do seu milharal.






E, não é que o tal balaio não ficou uma gracinha ? ... muito bem torcido, e confeccionado, que chegava a dar inveja. 
E lá foi-se ele para a reunião.


Como meu tio não era letrado, e de nada entendia do que aquelas pessoas falavam...logo saiu de fininho, e foi encontrar a sua turma no boteco em frente, e beber umazinha (purinha e branca).


O meu padrinho achava que deveria solicitar do Governador que fizessem poços artesianos e irrigar toda a terra através do sistema de irrigação de Israel...


 Vixe! Gritava outro, mas quem vai até Israel pra ver isso de perto: O Governador irá claro, e se ele me levar vou também ver; porque entendo de obra, respondia seu Alcides...


Hum .. protestavam outros, o senhor entende é de medicamentos e de por menino no mundo, e nunca se soube que construísse carque coisa..


Imagina construí minha casa e a Farmácia de cima, e a reforma do Mercado e blá ... blá ... blá..mas sem que ninguém pusesse fé.


Se for pra ir a Israel vou eu: Bradava meu avô Laudelino.. e o Padre Mario!


Mas isso não é excurssão religiosa , bradava outro exaltado..


Minha mãe também já se pusera de prontidão para a tal viagem. 
E o lero .. lero rolava frouxo.


Parem! Gritou Honorina.. Cês num veem que isso nunca será possível, o Presidente é quem irá ver isso... e de mais a mais até que essa viagem seja feita, e se traga a solução para a seca, todos nós já teremos morrido de sede, e de fome.


"Chegará o dia em que teremos o dinheiro , e não teremos como comprar a comida" Tá na Bíblia! disse dona Blandina, num sei o que estou fazendo aqui, eu acho que tá é passando da hora de eu voltar pro Rio de Janeiro - lá tem muita água...


Foi decidido em plenária (que já ultrapassara a madrugada), que haveria uma grande marcha em direção à gruta , em que foi achado o Santo padroeiro, (essa história já foi contada)...a esse ato, os moradores deveriam enfeitar as frentes de suas casas com toalhas bordadas, flores, e muita alegria que seria para espantar a negritude que pairava essa época...até a Orchestra Filarmônica resolveu que fariam o trajeto ao som dos tambores, e estavam a ensaiar um retumbar diferente, e com entoada não muito alegre, nem também triste.. e a composição deveria ser criada rapidamente pelos músicos, dentre eles seu Nininho Brandão.. todas as atividades da cidade deveriam estarem voltadas para a seca, ou melhor para a Fé e os pedidos de chuva ... não paravam de chegar à Igreja.... em forma de cartas , fotografias de dias melhores, e todas as manifestações de pedidos eram benzidas pelo padre e seus seguidores e beatas...


  Engraçado que quando se toma uma decisão de agir, parece que o Universo se pactua com a gente, e tudo fica focado para a ação proposta...para quem veio dessas bandas nordestinas, sabe que a religiosidade e o sincretismo fazem parte da vida das pessoas, assim diferente do que se pensa, naquela cidadezinha afastada da capital, de povo forte, e resoluto, e que determinara que alguma coisa deveria ser feita, e... com certeza os céus se renderiam aos pedidos de todos... dias de trabalho e preparação, escolheram o segundo sábado seguinte para o cortejo, apesar de alguns descrentes zombeteiros, ainda insistirem que o melhor seria ir embora de vez dali, aliás alguns, que tinham parentes em São Paulo, ou no Rio de Janeiro, Brasília, já haviam de fato se arribado pra essas bandas.


Mas não só os católicos, enfeitariam o trajeto, os evangélicos e espíritas se congratularam com a seca, e tinham também o mesmo pensamento em comum.. pedir que os céus intercedesse por eles.


Os animais também participariam desse dia, os cavalos embora magros, estavam com o pelo reluzindo de bonito, quem tinha seu jumento também queria levá-lo, afinal José e Maria, para salvar seu filho Jesus Cristo,tiveram que fugir no lombo de um jumento- apoiado nessa história, o animal era mais do que um amigo para muitos era como se fosse um irmão, embora depois de alguns anos; voltei nessa cidade, e vi inúmeros animais abandonados e magros, desprezados ao longo das estradas, porque ou já estavam velhos demais para o trabalho, ou haviam sido substituídos pelos automóveis e pelas motocicletas.


Dura realidade de quem não serve mais, pelo menos no conceito da praticidade.


Chegado o dia os folguedos iluminavam a tardinha ... pois sairam às dezoito horas em ponto!
Não só por causa do forte calor que fazia mais cedo, mas também pelo horário da Virgem Maria.


À frente iam os mais religiosos, num lamento de compaixão... e crença... após seguiam os músicos em brado retumbante, embora não estivesse em peso a Orquestra, mas era suficiente os ali presentes, e principalmente sua fé.


Nita e Cristina, tia Rosalina , vó Ana , Clarinha , Lucinda , dona  Sinhá, dona Pombinha... e as outras mulheres , formavam uma fila silenciosa, em que até suas expressões não estavam ali nesse momento, mas sim bastante longe, num transe com o alto...quase num pairar por sobre as nuvens, pedindo a São Pedro que liberasse as águas para aquelas terras sofridas.


Com tantos pedidos, os céus se renderão!!


Acreditava-se... nunca se havia visto nenhuma manifestação tão sincera e forte!


Os céus se renderam àquela gente!... aos poucos, as nuvens foram se ajeitando... e pequenos raios foram se formando em todos os cantos, à princípio fracos, e tímidos.. depois com maior intensidade, e posteriormente parecia um eclipse a escurecer o dia que restava... foram gotas de chuva em cima de quem estivesse ali para ver... as casas mais próximas do rio , e as ruas das imediações da várzea ficaram alagadas...a fartura de peixes , estava de volta, meu tio embora acompanhando de longe por causa do cheiro da bebida , mostrava seu sorriso de vitória, como todos ali presentes... em cada coração a prova da fé se fizera presente desde aquele dia!...






                     Foto arquivo: Fred Santos/ compartilhada em facebook. Aproveitei essas fotos, embora de um tempo posterior, mas retratam a cidade e as cheias. Obgda.










Filme marcante que retrata uma dura vida do sertão... em que muitas vezes tem-se que fazer escolhas dificeis...são 6 partes , e vale a pena assistir.





                    Boa Noite.


Postado por baruchess@gmail.com




100 anos do Rei do Baião - Luiz Gonzaga... O Brasil te aplaude!!!





                                                      E viva São João.........

HOJE É DIA DE FOGUEIRA NO NORDESTE!A tradição de acender fogueira na véspera de São João, dia 23 de junho, é antiga. Diz-se que as primas Isabel e Maria estavam grávidas e, por morarem longe uma da outra, combinaram que primeira a dar à luz acenderia uma fogueira. A promessa foi cumprida por Isabel quando seu filho João Batista nasceu.


  

Um comentário:

  1. Povo sofrido, mas que jamais perde a esperança.
    Existem muitos vídeos que já não existem mais.
    beijosss!

    ResponderExcluir


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...