segunda-feira, 18 de junho de 2012

O perdão... é o melhor de todos os remédios.




      O São Francisco também se enfurecia com os abusos cometidos à natureza naquelas cidades em que ele passava: Ibotirama , Caitité , Remanso , Casa Nova, Xique-Xique, Paratinga...


     De tempos em tempos as suas águas transbordavam , deixando os moradores ribeirinhas sem casa... e, até a casa do meu avô que era de certa forma afastada das margens , fora invadida.






   Mas se acham que meu avô se aborrecia com o rio : Nunca!!


    Aliás aquele homem , possuía dentro de si uma filosofia que depois de muitos anos , ainda não conheci ninguém daquele jeito, para cada situação ele tinha uma saída , uma explicação , um dizer apropriado.


    Em uma de suas viagens pelo sertão a dentro , no lombo do jumento, acompanhando algum padre da época, eles pararam numa fazenda para uma pausa, fugindo do sol quente próprio do sertão nordestino.


    De repente, viram um homem preparando seus instrumentos de trabalho , pois o mesmo era vagueiro , e perceberam que havia um canivete, e um revólver, que não deveria fazer parte do material comum, pensaram que poderia ser para uso próprio, pois naquelas terras haviam frutos pelo meio do caminho, e nenhum viajante ficara de todo sem alimento por aquelas pastagens, e alguns animais ferozes... mas pela fisionomia do homem , meu avô com sua psicologia, comentou baixinho com o Padre: 


    - Salve aquela alma!


    O Padre Mario (era esse) - não entendeu a proposta e respondeu deixe ele que já foi salvo pelo sangue!


    Não!!... ele pode estar salvo , mas vai cometer um ato que irá jogá-lo de vez no inferno!!


    Como padres sempre querem salvar almas, o mesmo levantou-se e, dirigindo-se ao rapaz, que de perto era bem mais moço do que parecia - cumprimentou-o:


    - Bom dia amigo.


    - Nada de bom tem nesse dia seu padre.


    - E, porque não haveria de ter ?


    - Nada não! Tô apressado... dizendo isso subiu em seu cavalo e já ia dando a partida quando o homem de batina entrou na frente do bicho. O que obrigou o outro a puxar o arreio com força para parar o animal , e, não atropelar o vigário.


   Desceu enfurescido, e gritou : 


   - Você é louco? Eu poderia ter te machucado!?

   - Poderia sim, mas ia te fazer menos mau, do que a sua ação quando saísse daqui!


   Ao que o mesmo retrucou:


   - Não é da sua conta, o que eu vou fazer quando sair pela aquela estrada a fora. A vida é minha!faço dela o que bem entender...


   -  Nem sempre amigo... tudo o que se faz aqui na terra vai repercutir lá no céu.


   Não me venha com balela e conversa frouxa seu vigário. Tenho umas contas a acertar com um sujeito, uma dívida que já não era sem tempo.


   Nessa hora meu avô, interveio:


- Se a vida dele não vale um vintém furado pra você, ao certo pra família dele e pra mãe valem muito.


   Nisso o homem se sentou, e lembrou-se de quando os dois eram pequenos, e que sua mãe morreu de parto, a mãe do amigo , o trouxe para casa e preparou depois do velório, um café forte e sortido de todas as delícias que ele amava e colocando na mesa , disse: Sempre que você quiser venha aqui para se alimentar com a gente, minha família é numerosa , mas haverá sempre um lugar à mesa pra você...


   Meu filho fala muito de como vocês são companheiros de todas as horas... que o ensinou a laçar o boi , embora ainda novos... de como se tornarão um peão de elite - creio que serão os melhores da região!
  E praticamente o adotou em sua família, pois o pai deste também morreu de cirrose e abandono depois da morte da esposa, os filhos foram espalhados aqui e ali, indo morar na casa das madrinhas, como era o costume da terra.


   E, inconformado com as lembranças de infância - sentou e chorou.


   Depois de longo tempo resolveu contar-lhes a história do que o revoltara contra seu amigo; tratava-se de sua ex-namorada Roselita, que depois de 2 anos de namoro foi se apaixonar pelo amigo, após uma briga que tiveram.. e ele a agrediu, e quem chegou para socorrê-la foi justamente o amigo, pois, quase havia quebrado o braço da namorada...


   À pártir dali - ela logicamente não confiou mais nele, e começou depois de uns meses a namorar o amigo...
   Até porque, os dois já estavam brigados, e não trabalhavam mais como antes, embora fizessem parte da mesma fazenda, e eram os melhores vaqueiros das redondezas, seu patrão - o capataz fez com que eles se mantivessem como parceiros no serviço, mesmo não se falando fora da atividade.


  Nessa manhã, soubera por terceiros, que a moça engravidara do amigo , e estava de casamento já marcado pra próxima semana...e o Tião (esse era seu nome) não se conformara... e, morto de ciúmes,  resolveu que mataria o moço... pois não aguentava mais ver a felicidade dos dois.


  Nesse momento meu avô - olhou para o moço, e para o padre... e após num gesto fizeram um pedido ao moço:


  Perdoe! O perdão é a única forma de nos aproximarmos do humano.
  Só ele nos aproxima de Cristo, e lembrou-lhe das últimas palavras do Salvador , na cruz: Pai perdoai essas pessoas , pois não sabem o que fazem.


   Após perceberem que este havia se regenerado,prometendo que não mais mataria o amigo...e perdoaria o amigo, o acompanharam até a sede da fazenda - o que foram muito bem recebidos, e ainda puderam ver os amigos se abraçando , e trocando as palavras necessários a quem perdoa. e , esquece o mau que um tenha por acaso feito ao outro.


   Meu avô voltara nesse dia para casa com a satisfação de quem realmente salvara alguém.. e feliz dizia:
 
   Minha intuição mais uma vez livrou um homem da morte, e um filho de nascer sem pai!


   Uma semana bela e radiante....cheia de Paz e do perdão Maior!!!


                      besos...


Postado por: baruchess@gmail.com






                                                   Caimmy e eu.... in Rio.

 



            Enquanto houver sol ... ainda haverá: a Esperança...

 





 




Nenhum comentário:

Postar um comentário


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...