segunda-feira, 18 de março de 2013

Glorinha - a melhor costureira do bairro... O vestido azul marinho, com barrado branco. E uma amizade longa... nunca se esquece!!!




Beth - estou precisando fazer um vestido, porque tenho um aniversário de 15 anos para ir, você conhece uma costureira aqui no bairro? 

Perguntei a minha colega de sala.

Claro que sim!! Respondeu ela de pronto - a minha mãe! Poxa, sua mãe costura?? Sim .... e muito bem por sinal...

Quando é a festa? É daqui há 15 dias... Xii muito pouco tempo, não sei se ela vai poder??

Porque perguntei-lhe:É que, ela só pega costura com uma certa antecedência, assim com pouco tempo, num sei se vai dar. 

Por ai já pude perceber, que a mãe da minha colega, deveria cozer bem de fato...

Porque, ainda faltava para mim, duas semanas... e ela já dizia que era muito pouco tempo.

Mas mesmo assim, me chamou para ir com ela à sua casa, e perguntar a mãe se daria, desde que o vestido não tivesse muitos detalhes... disse que não, claro, porque nem sabia de que jeito eu iria quere-lo, só sabia que dispunha de 30,00 cruzeiros novos, e ainda teria que comprar o corte de tecido, mas precisava saber as medidas certas... porque minha mãe, embora costurasse, não estava a fim de colaborar dessa vez, e preferiu liberar o dinheiro, que não era lá grande coisa... mas que era tudo o que dispunha...

Acabada a aula, fui até a casa da minha colega, para ver se seria possível a empreitada de fazer um vestido em tão pouco tempo, segundo seus cálculos, e com tão pouquinho din-din na mão...

A mãe da garota, era uma mulher com traços bonitos ainda, mas percebi pela expressão de seu rosto, e pelo olhar, o quanto deveria batalhar pelo ganha- pão diário, dela, e de seus quatro filhos, por que pelo que pude perceber ela era o chefe daquela família, embora havia uma presença masculina por perto. 

Cumprimentei-o, e entrei atrás da minha colega...indo até os fundos da casa, aonde havia um quartinho, meio escuro, mas com mesa de trabalho, duas máquinas.... e muitos pedaços de tecidos aqui e ali espalhados...porque não sei se é regra geral, as costureiras, só sabem trabalhar com muitas coisas espalhadas ao redor, vi cortes de tecidos, botões em vários vidrinhos, fecho-ecler , carreteis de linha, de todas as cores... revistas, e papel pardo amontoado, juntamente com fitas métricas, e umas tesouras.. vi também fixado na parede amarelada, jornais com fotografias de artistas, e seus modelos de festas...

A mãe dela, segundo me informou, antes de casar, costurava para algumas mulheres da alta-sociedade, quando morava com sua madrinha, no bairro do Riachuelo, zona Norte do Rj. 

A madrinha também era costureira, e dona Glorinha, após ter perdido, ainda na infância sua mãe, foi levada pelo pai para essa tia-madrinha, e viveu com ela alguns anos... enquanto seus outros irmãos, eram colocados também em casa de parentes.

Foi lá que ela ajudando a tia, foi aprendendo a arte da costura, do bordado, do crochê etc...

E, fora o que a salvara de passar fome, porque uns três anos após ter se casado com aquele que era o pai da minha amiga, esse parou de trabalhar, e vivia de boêmia, pelo Arcos da Lapa carioca, chegando em casa, sempre ao amanhecer do dia, agredindo a mulher e os filhos, e sem trazer nada para casa, isso quando voltava, porque muitas, ele nem chegava em casa, dias e dias...

Sua tia, detestava o cara, que a sobrinha apresentou para namorado, mas a menina não quis ouvir os conselhos, e acelerou a saída da casa, antes da maior idade completa, se enfiando na baixada com ele, morando nos fundos da casa de seus pais... e vivendo as maiores dificuldades, quando começaram a chegar os bebês, de ano em ano!

A essa altura da vida, ela deveria ter volta de uns 40anos... olhar distante quando olhava as revistas, e se lembrava que em dias de glamour , ia com a tia a Rádio Nacional, para tirar as medidas das cantoras da rádio como Emilinha, Marlene, Virgina Lane etc...e costumava assistir aos programas de rádio sempre que podiam, por que a tia era apaixonada por um certo cantor da época, e segundo consta tivera um affair, com o moço, cujo nome se me lembrar falo mais tarde...

Mas, num dia desses, a menina-moça, vislumbrou aquele que seria com quem formaria uma família, ele era funcionário da rádio, sei lá o que fazia por lá, e de paquera em paquera, arrastou a menina para seus aposentos, e deu-se...

Resultado, a menina fugiu com esse moço, para o que pensara estar fazendo uma grande jogada, mas qual não foi a sua realidade ao tornar-se adulta, antes da hora! dissabores e dificuldades...

Bem, isso fiquei sabendo aos poucos... à medida que ia lá experimentar o vestido, que era azul escuro, tipo coco ralado, um tecido bem caro, que a mãe fizera sobrar de uma cliente, para uma de suas filhas, mas a menina não gostou, e a mais velha, minha colega era alta demais, também não lhe cabendo o tamanho, assim, quando vi o corte do tecido pouco mais de um metro, me apaixonei, e estava já cortado, o que foi rápido para terminar, pois era um tubinho reto, de alcinhas da mesma cor, e ela para dar-lhe mais um ar de graça, colocou uma renda branca na barra, o que fez com que se tornasse um must, na festa, todos perguntavam, aonde eu havia adquirido, e eu dizia: 

Minha tia que veio da Alemanha, e me trouxe já pronto!! Uahsuahushau ...

Hum... respondiam todos: Deve ter sido uma nota!!..

Ah sim... minha mãe é que sabe o preço que estava na etiqueta... nem sei quanto foi!!

Hoje in off - posso falar que ela só me cobrou $10,00, e ainda deu para eu comprar um sapato novo preto de verniz, que estava paquerando!!.

Tudo dera certo.... e tornei-me a melhor amiga dessa gente, por até hoje!!!

A mãezinha já se foi, mas sempre vejo essa amiga!!!. É que costumo, manter as amizades por muitos anos!!









 Essa sou eu.



4 comentários:

  1. Algumas pessoas vieram ao mundo apenas para servir e outras só querem ser servidas.
    Servir é um grande ato de humildade e humanidade.
    Tais pessoas não medem esforços para que o outro tenha sua necessidade satisfeita.
    Assim são os iluminados.
    Parabéns pelo texto.
    José Maria Cavalcanti
    www.bollog.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ao olhar para alguém, não sei por que, na maior parte das vezes, consigo visualizar a forma de ser deste!!!

    Determinadas pessoas trazem uma transparência atípica.... que apenas em visualizar seu semblante - é como se pudesse traçar um Raio X da sua alma, e dizer exatamente quem ela é... não sei se isso; é positivo ou negativo, e tão pouco deveria estar falando nesse assunto; mas em relação àquela senhora, não tive com não perceber suas dificuldades, e sonhos não realizados, e o quanto ela deve ter passado por dificuldades, em sua vida.

    Assim ficamos amigas, tanto dela quanto das meninas, e por vezes ia para lá ajudar as meninas em seus trabalhos de escola, e ouvir as histórias do rádio, com quem desfilou pelos corredores a fora!!!

    Abraços amigo José....

    Obgadu pela visita e comentário!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. "Com o passar do tempo,
    A maturidade vem e nos causa surpresas.
    Os valores mudam. O que era imprescindível em nossas vidas,
    Se tornam amenos.
    E o que era mera formalidade de vivência, cresce tanto, que chega a sufocar de tanto excesso.
    Nossos olhos enxergam com menos cobrança a vontade de viver.
    Começamos a valorizar pequenos gestos, atitudes apenas.
    Não esperamos mais nada de ninguém, que o ser humano não possa corresponder naturalmente.
    Partimos de um novo princípio.
    Conjugamos o verbo ser, antes do ter.
    Aparece em nosso dicionário de convivência, a palavra paciência.
    Nosso relógio biológico, começa a funcionar como se estivesse de trás para frente.
    Levanto mais a cabeça para agradecer.
    Abaixo apenas para ajudar a levantar algo ou alguém.
    Os dissabores alheios não me interessam mais como fofoca, mas como, exemplo.
    As minhas lágrimas correm mais soltas. Meus sorrisos, também.
    Não me pedem mais para contar até dez.
    Procuro apenas ser (c)sem vezes melhor para ajudar a subtrair sofrimentos alheios.
    Amadurecer é renascer para uma nova realidade.
    Mais consciente, menos dura.
    Estou adorando ser madura, só não quero cair de tão ...
    Para os verdes ainda, um conselho:
    - Se deixe amadurecer naturalmente.
    Não force a natureza. Ela por sí, se mostra, se basta !!!"

    G.Fernandes

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto, interessante a maneira como contas. As nossas amizades se formam e se tornam a melhor ou as melhores que perduram através dos tempos.
    Beijos, Amada!!!!

    ResponderExcluir


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...