domingo, 29 de setembro de 2013

Goethe - As pessoas tendem a colocar palavras onde faltam idéias. Goethe ...Os pensamentos serão no final de tudo o que diferenciarão os homens.(Alice Baruch)

Johann Wolfgang von Goethe / Friedrich Schiller / Machado de Assis / Guimarães Rosa 


Os pensamentos serão no final de tudo o que diferenciarão os homens. 
                                                                            (Alice Baruch)





Johann Wolfgang von Goethe (Frankfurt am Main28 de Agosto de 1749 —Weimar22 de Março de 1832) foi um escritor alemão e pensador que também fez incursões pelo campo da ciência. 

Como escritor, Goethe foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã1 e do Romantismo europeu, nos finais doséculo XVIII e inícios do século XIX. Juntamente com Friedrich Schiller foi um dos líderes do movimento literário romântico alemão Sturm und Drang

De sua vasta produção fazem parte: romances, peças de teatro, poemas, escritos autobiográficos, reflexões teóricas nas áreas de arte, literatura e ciências naturais. 

Além disso, sua correspondência epistolar com pensadores e personalidades da época é grande fonte de pesquisa e análise de seu pensamento. Através do romance Os Sofrimentos do Jovem Werther, Goethe tornou-se famoso em toda a Europa no ano de 1774


Mais tarde, com o amadurecimento de sua produção literária, e influenciado pelo também escritor alemão Friedrich Schiller, Goethe se tornou o mais importante autor do Classicismo de Weimar. Goethe é até hoje considerado o mais importante escritor alemão, cuja obra influenciou a literatura de todo o mundo.1

Ciências naturais e poesia


Em 1806, Weimar é invadida pelos franceses e Goethe casa-se com Christiane Vulpius. Nos anos posteriores à sua viagem à Itália, Goethe empenhava-se em pesquisas nas ciências naturais. 

Em 1790 ele publica obra chamada Versuch die Metamorphose der Pflanzen zu erklären, e inicia sua pesquisa sobre as cores, assunto ao qual se dedicou até o fim de sua vida.1

As obras da década de 1790 fazem parte Römische Elegien, uma coleção de poemas eróticos à maneira clássica sobre a paixão de Goethe por Christiane. Da viagem à Itália vieram os Venetiatischen Epigrame, poemas satíricos sobre a Europa da época. Goethe escreveu também uma série de comédias satirizando a Revolução Francesa: Der Groβ-Cophta (1791), Der Bürgergeneral (1793), e o fragmento Die Aufgeregten (1793).

Em 1794 Schiller convida Goethe para colaborar na revista de arte e cultura: Die Horen. Goethe aceita o convite e a partir daí inicia-se uma aproximação entre os dois intelectuais, que resultou numa íntima amizade. Ambos desaprovavam a Revolução e apoiavam a estética da antiguidade clássica como ideal artístico.
Como resultado de suas discussões a respeito dos fundamentos estéticos da arte, Schiller e Goethe desenvolveram ideias artísticas que deram origem ao Classicismo de Weimar.

Nesse período, Schiller convence Goethe a retomar a escrita de Faust (Fausto) e acompanha o nascimento de Wilhelm Meister Lehrjahre (Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister). Além dessas obras, Goethe escreve no mesmo período Unterhaltungen deutscher Ausgewanderten e o épico escrito em hexâmetro clássico Hermann und Dorothea.

Em 1805, interfere para que Hegel seja nomeado professor na Universidade de Berlim. A morte de Schiller nesse mesmo ano, grande perda para o amigo Goethe.

Em 1808Napoleão condecora Goethe, no Congresso de Erfurt, com a grande cruz da Legião da Honra. De acordo com sua correspondência, sobretudo os registros Eckermann, seu amigo, Goethe ficou bastante aturdido com a Revolução Francesa. Prova disso, é a segunda parte de Fausto, publicada postumamente, conforme carta ao amigo, ao qual dizia para só se abrir o pacote após sua morte, num profundo lamento, prevendo que sua literatura seria deixada no esquecimento.

Nesse período Goethe, faz incursões pela ciência e publica algumas obras a esse respeito. A Teoria das Cores é publicada em 1810.

Últimos anos do poeta


Nos anos que seguiram a morte de Schiller Goethe adoece diversas vezes. 

Em 1806, ano em que Goethe se casa com Christiane Vulpius, Weimar é invadida pelas tropas de Napoleão.

Atormentado com os acontecimentos, Goethe vive uma fase pessimista. 

Desta época provém seu último romance, Die Wahlverwandschaften, de 1809. Um ano depois Goethe começa a escrever sua autobiografia e publica Teoria das Cores.

Um ano após a morte da esposa (1816), Goethe organiza seus escritos e publica os trabalhos:Geschichte meines botanischen Studiums (1817); Italianischen Reise (1817) (Viagem à Itália), diário e reflexões de sua viagem, em duas partes, respectivamente; Wilhelm Meister Wanderjahre (1821) e Zur Naturwissenschaft überhaupt (1824). Em 1823, Jean-Pierre Eckerman torna-se secretário de Goethe e o ajuda na revisão e publicação de escritos até sua morte. 

As conversações com Eckerman são fruto dessa relação.

Durante esse período Goethe dedicava-se à escrita de Faust, que veio a finalizar, após 16 anos de trabalho, em 1830. 

Aos 82 anos, em 22 de março de 1832, Goethe morre na cidade deWeimar. Encontra-se sepultado no Cemitério HistóricoWeimarTuríngia na Alemanha5 ao lado de Friedrich Schiller.

Goethe no Brasil

Grande interessado em culturas, Goethe não deixou de observar aspectos da cultura brasileira. Em sua biblioteca constavam 17 títulos de obras que tratavam do Brasil, além de estarem registrados empréstimos de livros do tema na biblioteca de Weimar.Goethe conheceu canções tupinambás através da leitura de Dos Canibais de Montaigne e mantinha um intercâmbio de informações científico com Carl Friedrich Philipp von Martius, o qual costumava chamar o "brasileiro" Martius. Esse e Ness Von Esenbeck o homenagearam batizando Goetha uma espécie de malvácea brasileira.Na literatura, Goethe influenciou autores de renome como Machado de Assis e Guimarães Rosa.

Goethe foi aclamado gênio no Segundo Reich e suas ideias foram fundamentais para a instauração da República de Weimar após aPrimeira Guerra Mundial. Já no na Alemanha Nazista, sua obra fora deixada de lado, pois suas ideias humanistas não cooptavam com a ideologia nazista.

Curiosidades:

  • O "método" goethiano de análise fenomenológica não se restringia à botânica, mas também abrange a teoria do conhecimento e a das cores. No início do século XX, o filósofo austro-húngaro Rudolf Steiner fundou a Ciência Espiritual, ou Antroposofia, inspirado no método de observação dos fenômenos desenvolvido por Goethe (no qual a parte subjetiva do observador é também considerada).
  • Goethe passou anos obcecado pela obra Da Teoria das Cores, em que propunha uma nova teoria das cores, em oposição à teoria de Newton. Essa obra por muito tempo foi deixada de lado, em boa parte devido à maneira violenta pela qual pretende provar que Newton estava errado. Goethe fez diversas observações corretas sobre a natureza das cores, especialmente sobre o aspecto da percepção emocional e psicológica, que serão retomadas anos mais tarde pela escola da Gestalt e não ferem a teoria de Newton, mas tentou justificá-las com argumentos falaciosos. Esses argumentos fizeram-no cair em descrença na comunidade científica.


Referências:


1-http://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Wolfgang_von_Goethe

2-http://pensador.uol.com.br/johan_wolfgang_von_goethe_frases/

3-http://en.wikipedia.org/wiki/Joseph_Karl_Stieler

4-http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.ordemlivre.org/wp-content/uploads/Friedrich-von-Schiller

5- http://www.psicoloucos.com/Resenhas-e-Resumos/os-sofrimentos-do-jovem-werther-goethe.html

6-http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_das_Cores_(livro)




LIVROS:





                          Os sofrimentos do jovem Werther" A natureza humana é limitada: ela suporta a alegria, a tristeza, a dor, até certo ponto; se o ultrapassar, irá sucumbir"Frases de "Os Sofrimentos do Jovem Werther





                                 
                               Teoria das cores



IMAGENS:


1-Pintura de Joseph Karl Stieler 

2- Casa de Goethe

3- Amigo: Friedrich Wilhelm Joseph von schelling

4- Amigo: Friedrich Schiller

5- Machado de Assis e Guimarães Rosa - foram influenciados por Goethe.






Autor: Joseph Karl Stieler 












                              Boa semana ... besos na alma...



 Voltem outras vezes... e fiquem com o pensamento da amiga e poetisa Vera Queiroz:


Guarda na tua alma o amor... 
E verás que nunca te fartarás dele.(Vera Queiroz)

2 comentários:

  1. Obrg pelo carinho amiga...
    Muito lindo tudo por aqui.

    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obgadu a ti tbm.. e que tenhas inspiração pra dar e vender ...e ainda continuar no bico da pena.

      Ótima semana ... bjusss...

      Excluir


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...