quarta-feira, 24 de março de 2010

A coragem e a Fé - Em busca de um mínimo de dignidade social e política..

 (....)"  O importante é aproveitar o momento , por mais difícil que seja e extrair seus significados subjetivos para crescer interiormente , pois a Vontade Única está sempre nos impondo provas para testar nossa essência ."  

  Texto do dr Enf. Wiliam Cesar A. Machado - a quem tive o prazer e a honra de dizer que foi meu professor na UNI-Rio . e um exemplo de dedicação e amor à profissão ... Que Deus continue a olhar por ti.

Se tu estivesses em meu coração por um dia ,poderia ter a idéia do que sinto quando tu me abraças apertado e , coração a coração nós respiramos juntos .
Se tu estivesse em meus olhos por um dia verias a beleza que , cheia de alegria , eu encontro nos teus olhos. 
                                                             (Alessio de Sensi)

   Como docente , tendo que mostrar o lado técnico de meus colegas , profissionais enfermeiros , no que diz respeito à administração do serviços de enfermagem.

  E muito lamento ter que informar - O que se deve fazer - enquanto trabalhador deste ofício - e mostrar ao mesmo tempo que quase nada há para demonstrar como realizado  na prática (daquilo que seria correto) não estar-se realizando.

   No tocante à Prevenção e Controle do Programa de hipertensão e diabetes: Pechad e Hiperdia.

   Adentrando no setor de Controle de HAS e Diabetes , em uma UBS para prática de estágio curricular - não percebemos a presença do gerente do serviço de enfermagem - temos em contra partida técnicos estressados que tendo que desempenhar vários papéis resolvem as situações ao seu modo , e no mesmo tocante estagiários que ignorando o que lhes seria útil e necessário conhecer dizem não ser empregados do serviço e que não tem que organizar papeis. 

 Ou seja quando formados- os profissionais, irão do mesmo modo que vêem sendo feito - delegar funções àqueles que não seriam as pessoas certas para desempenharem às funções , não por inaptidão ou incompetência , mas por uma questão de função qualificada do enfermeiro!!

   Os profissionis de enfermagem - infelizmente na sua maioria menosprezam os seus iguais - e passam a ir contra as chefias ... e as próprias chefias não vestindo a a camisa das equipes acaba por deixá-los em funções que por bem seriam suas ... ficando a caminhar de um lado um lado pra outro com pilhas e mais pilhas de papéis na mão - preocupados com escalas de férias / licenças / etc ...

   O discente assiste a tudo e em formação se questiona -  
* Qual exemplo devo seguir ?

* Qual a melhor forma organizacional ?

* Como manter minha autoridade e uma hierarquia compatível ao nível que quero chegar ? 

* Em quais programas devo concentrar minha atenção ?

* A saúde pública é uma preocupação da enfermagem ou somente de outras categorias médicas ?

* Como manter minha equipe em sintonia uns com os outros e assim operacionalizar da melhor forma o serviço?

* Como atingir um nível de cooperação mútua, a fim que sejama cumpridas minhas ordens em serviço ? e mesmo na minha ausência ?

* Coerção ou administração cooperativa ?

* De que líder - eu quero ter como exemplo?
     O dominador ? O apaziguador ? ou o bonzinho ?

* Mencionar simplesmente - que se o profissional não quiser trabalhar - tem vários curriculuns e logo seu lugar será preenchido por outro - porque o Mercado de trabalho está escorrendo pelo ladrão de profissionais. É simples ! assim  ?? Resolverá o problema a  médio prazo? ou a longo prazo/ será que resolverá mesmo ???

* Como avaliar meu funcionário - sem deixá-lo em situações vexatórias ou humilhado ?

   Me desculpem companheiros... mas pessoalmente já fui alvo  de comentários jocosos e intrigas ... já recebi conceitos abaixo do que sei que seriam a minha média e acusações de negligência - quando num episódio de um acidente com material perfuro cortante por um aluno que comenteu a mais banal das imperícias , mesmo tendo sido orientado e esclarecido em várias ocasiões!!!
 Tendo que apresentar defesa qualificada para não ser alvo de um processo administrativo e profissional - e o pior vindo da parte do superior - colega de profissão que em momento algum parou para referenciar-me ou dizer que acidentes acontecem.

    Distorções da prática profissional de enfermagem , chegando-se à conclusão de que nem sempre os enfermeiros
assumem suas funções de forma correta , e percebemos que na maioria das vezes tomam para si as atividades burocráticas e meramente administrativas , enquanto o restante da equipe atua na assistência ao cliente.

   Desse modo , preservavam um status de poder e/ou ligação direta com as instâncias dirigentes das Instituições de saúde, (tese de mestrado de Wiliam César

    Por sua vez o descaso com o público e o social avilta nossas pupilas e somos obrigados a reparar ao nosso redor - que a imundice ... as precárias instalações .. a falta de armários -para organizar os materias  ... os leitos enferrujados e sem colchões ... as ambulâncias com pneus carecas ... os bebedouros sem filtros de água ... os refeitórios sem espaço e condições de higiene satisfatórias para o bom degustar dos alimentos ... e  a qualidade da comida que é oferecida aos funcionários e aos pacientes (acho que é melhor nem comentar!)

   Todos nós temos noção do que é o calor do Rio de janeiro e da baixada ... ninguém precisa estar sempre lembrando disso- e vemos enfermarias mau ventiladas - com janelas em altura que não consegue receber a aeração apropriada .. os banheiros de tais enfermarias sempre com rachaduras e umidade ... os colchões quando sai um paciente logo recebem outro naquele lugar .. os lençóis em tamanho e número insuficiente...
o piso disforme ... as macas com rodas emperradas e toda enferrujada.

   Os corredores estreitos ... e as crianças atendidas no mesmo consultório - ao lado da mesa dos adultos !!! 
  Já basta !!! É essa a visão do SUS ... nesse Município que a maioria já sabe de qual estou me referindo!!! e que infelizmente por ironia do destino nossos acadêmicos precisam aprender !!!

   Lamento de coração - e sinto não ter proximidade com o poder público local para sanar essas deficiências tão gritantes e desastrosas para o aumento do conhecimento e uma boa condução do saber acadêmico...e principalmente para oferecer a quem necessita de assistência - Um mínimo de dignidade e descência com a causa pública. 

   Pode-se denotar que a saúde continua a ser vista como algo improdutivo e sem merecimento de melhorias !!
  
   Até porque não gera votos nas urnas... Ledo Engano do poder dominante.

   Fica por conta da população (já humilhada e massacrada) -  manter um bom Plano de Assistência médica ...  

    Postada por baruchess@gmail.com - Um desabafo .

  Se vocês não se converterem e não se tornarem como crianças , não entrarão no Reino dos Céus.  Jesus cristo. 


http://www.youtube.com/watch?v=g4tTpVW6wGQ

Um comentário:

  1. Alicinhaaaa,

    Compre urgentemente:

    "Deus, um delírio", R.Dawkins

    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?sid=01941711412324803159594611&nitem=9018277

    Rápido, antes de que seja tarde...

    bjs de Botucatu!

    Joca

    ResponderExcluir


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...