domingo, 28 de março de 2010

O poder das plantas...ritualísticas ... os xamãs e Cristo Salvador.

                        
Lições recebidas do livro: Sastun - Meu aprendizado com um curandeiro Maia.
Autoras -Nadine Epstein / Rosita Arvigo- botânica americana com Dom Elijo Panti, um do maiores e dos últimos curandeiro tradicionais de Belize (América Central),
 A casa desse Senhor está situada na floresta tropical centro-americana , que funciona como farmácia para a medicina maia.
Não seria interessante relatar essa experiência sem se citar a insubstituível riqueza vegetal da floresta quanto de suas tradições de cura.
Editora: Nova Era .

Belize está situada entre o México , Honduras - próxima à Jamaica e antes de Cuba -distante somente 16 kms da fronteira da Guatemala; é banhada pelo mar do Caribe. Possui clima Tropical , e uma população que descende dos Maias . ..dos povos nativos do centro-oeste, com seus tons de pele típica da origem maia, descendentes de indianos , africanos, libaneses, europeus ...enfim uma miscigenação de raças que foram os colonizadores dessa região.

Era famoso o percentual de curandeiros e tradições que os descendentes traziam de seus antepassados em relação ao enorme conhecimento desses povos em curar.

Conheciam como poucos - o poder das plantas , dos unguentos , das ervas para todos os tipos de doenças,inclusive tratamentos terapêuticos com a aprovação de Institutos americanos de pesquisa, são procurados o ano todo por pacientes portadores de cânceres e de aids.

Essa pesquisa apenas tem como objetivo alertar para a complexa gama de medicamentos que podem ser extraídos de folhas,raízes, sementes que como nedicamentos e aplicações terapeuticas promovem a cura de inúmeros males .

Para quem se propõe a trabalhar com a saúde ,é mister que conheça seus efeitos (plantas que curam), e saibam que não existe apenas um sistema médico-operacional de curar. A cura de doenças está atrelada a uma série de formulações e postulados que nem sempre são explicados numa academia.
  E o que pretendemos não é por à prova conhecimentos milenares, mas antes : revenciar o que a natureza nos oferece e nós nem sempre acreditamos , ou nem sempre temos noção das benfeitorias que as plantas e os alimentos têm para nos oferecer.

Portanto da próxima vez que estiveres com febre , diarréia, insônia , antes de abrir a caixinha de  medicamentos - lembre de pesquisar na geladeira ou no armário alguma erva , chá natural... sua saúde revigorará e seu viver se completará de ânimo pela atitude em questão.     


ROSAS VERMELHAS

As mulheres da América central há muito tempo contam com essas maravilhas como um recurso eficaz para estancar o sangramento excessivo do pós-parto.
As rosas vermelhas contem ácido tânico, um adstringente comumente encontrado em muitas plantas.
Outras utilizações: casos de diarréia infantil, como gargarejo para garganta inflamada, e como banho excelente para ulcerações e exantemas. Tribos indigenas americanas secavam as pétalas de rosas transformando-as em pó para serem utilizadas em inflamações e para serem sopradas na boca para aliviar irritações na garganta.
Nome científico: Rosa-da-china ,  Nikte  ,  Rosa chinensis .

TÍLIAS

Gerações de pessoas da américa Central - prezam sua eficácia como um sedativo suave e de gosto agradável para crianças , idosos e enfermos.
Flores e folhas de Tília são um remédio caseiro tradicional em muitas partes do mundo para tosses , resfriados e gargantas inflamadas.
Nome científico : Tília  ,  Flor de Tilo  ,  Tília americana .

      CARURU

 Alimento predileto em todas as AMÉRICAS., desde remotas épocas; quando as sementes tostadas e adocicadas eram transformadas com mel e bolos oferecidos aos Deuses.Também conhecido como espinafre de jardim, pode ser preparado de qualquer maneira como faríamos com o espinafre.
As sementes maduras resultam em um excelente cereal , rico em proteínas. Uma colher de sopa do suco fresco da folha é dado três vezes por dia para a anemia, pois a planta é rica em ferro, cálcio e vitaminas. 
As folhas e galhos são cozidos depois de frios utilizados como um banho para ferimentos,inflamações e exantemas.   
Nome científico: Caruru  ,  Amaranto  , Calalu  ,  Amaranthus sp  .

MILHO

Alimento sagrado em todas as culturas da América Central desde as épocas anteriores à conquista.
O chá de barba de milho é um remédio antigo para males do trato urinário,como infecções da bexiga ou problemas renais.

Obs: O milho era muito importante para os maias. Era tanto um alimento quanto um remédio, assim como um símbolo de renascimento segundo as crenças religiosas. 

PAU DE PORCO ,   PALO DE TURISTA  ,  CHACA BURSERA SIMARUBA
A casca vermelha e áspera dessa árvore é um dos remédios mais versáteis entre todas as plantas medicinais. A casca é retirada e fervida como um banho para toda a sorte de estados da pele, inclusive para contatos com plantas tóxicas, queimaduras de sol, sarampo e exantemas.
Um chá preparado com a casca fervida é utilizado para infecções internas , problemas urinários e para purificar e fortalecer o sangue. A resina da casca contém uma substância antibiótica.

INICIAÇÃO

É muito comum para esses povos das Américas em seus rituais de cura , solicitar a ajuda de seres que lhes ajudem a praticar o poder da cura .
Em culturas antigas esses seres eram chamados de Espíritos , e quem praticava rituais , eram considerados bruxo(a)s , porém sabemos que são formas de expressões que os enleva a um estado de transe.

O que realizam em seus rituais os capacita a entender melhor sobre a manifestação  das doenças.

Ao frequentar locais como manicômios , por exemplo , por vezes nos deparamos com pessoas em desequilíbrio físico, mental e espiritual, essas pessoas (pacientes) , em geral têm exarcerbado o sentimento religioso , e seus medos tornam-se seus próprios inimigos,  referem na maioria das vezes que vêm vultos , formas não reais , e outros tipos de delírios...
Habituada a esse tipo de convivência tenho lido sobre tais assunto , humildemnete ainda não posso expressar aqui minha opinião, apenas refiro-me às verdades eternas ... refiro-me à crença da Fé.
Essa é a lição  mais importante que tenho a passar para o alunado. Com fé - tudo é possível. Acredite nisso, pois é a verdade !!!   sei também que: Existem mais mistérios entre a terra e o céu , do que supoõe a nossa vã filosofia.
      O encontro com a natureza nos propicia momentos de pura êxtase . Revivemos nossos instintos básicos , nos purificamos , confiamos mais em nós mesmos..

Revitalizamos nossa energia mental para novas conquistas, e novos ideais.

Passar períodos de lazer próximo a uma cascata ... ou junto ao mar - é trocar energia... com a mãe natureza , que nos devolverá em dobro tudo o que fomos buscar...


XAMÃ


Que na língua siberiana quer dizer na tradução literal "Aquele que enxerga no escuro"



Xamã (pronuncia-se saman), ou shaman, é um termo de origem tunguska (povo nativo da Sibéria). Os tungues meridionais identificam no xamã os portadores de função religiosa, que podem "voar" para outros mundos, entrar em um estado estático e ter acesso e contato com seus aliados (animais, vegetais, minerais), seres de outras dimensões e os espíritos ancestrais.



Xamã é o sacerdote ou sacerdotisa do xamanismo que entra em transe durante rituais xamânicos, manifestando poderes sobrenaturais e invocando espíritos da natureza, chamando-os a si e incorporando-os em si. Este contato em êxtase permite a recepção de orientações e ajudas dos espíritos para resolver ou superar situações que desafiem as pessoas e seus grupos sociais.





Muito há ainda encoberto. verdades eternas estão sendo reveladas , o mais importante - é estar atento ao processo ... à roda da vida. mesmo que nos zombem e nos tratem como loucos, pois a falta de argumento e a incompreensão de muitos existe, por falta de pesquisa , de estudos, de argumentos e do saber-querer .
Há os que profanam as verdades ... há os que desacreditam no Todo Poderoso , há os Anticristo etc... que tentarão persuadirnos dizendo não existir nada além do Universo, e ser o próprio Deus uma inverdade / um delírio!!!

Paciência !!! Esperemos que um dia eles terão seu encontro com os Mestres... e se porão de joelhos a chorar lágrimas de sangue.. ai não nos caberá julgá-los , nem condená-los, pois sabemos que a justiça divina é complascente e bondosa...a todos perdoa, sem distinção...

De nossa parte persistamos na busca do que nos apraz...

Desejo uma semana semana repleta de Luz ... Beijos nos corações irmãos . 


Expressão de amor ... cria em mim um coração puro, e dá-me um espírito novo e firme .




ALICE BARUCH - Enfermeira graduada pela UNIRIO , Curso de enfermagem e Obstetricia .
Especialista em Saúde Pública pela UERJ .
Enfermeira do Trabalho pela UNIVERSIDADE SÃO CAMILO.
Mestranda em Saúde do Idoso , pela UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE.
Faz cursos de Terapias Holísticas na IBMR.
Professora da Universidade Iguaçu / Auriculoterapeuta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...