sexta-feira, 20 de julho de 2012

Depois da curva , há um caminho melhor ... Mistérios a serem decifrados... existem coincidências?



Depois de um tempo você começa a se perceber,
A se questionar... a esperar mais de você mesmo...
A se cobrar ... se procurar;
Até mesmo a se aceitar, e se conhecer!


Nesse momento - a vida passa a ter mais sentido!
O dia não é apenas mais um dia!!
O dia nasce com um propósito de fato...
É o momento do planejamento de vida...


Dos desejos e das ambições...
O ser humano precisa disso: Ter desejos 
Desejar não é apenas ambicionar!
Desejar é uma necessidade de realizar algo;


Algo em prol de outrem, ou em prol de nós mesmos...
A vida exige que seja assim - ou você se tornará um medíocre;
Terá sonhos dos outros, e começará a copiá-los também...
Sua vontade própria ficará desfeita!


Olhará seus dias como uma sucessão de nadas...
E sentirá muito desgosto por isso:
Logo: Comece a ser você mesmo!!!
Ter seus sonhos, e realizações pessoais...


Não pense que isso não será bom...
O melhor poderá estar depois da primeira , ou da segunda curva...
É só uma questão de iniciar...
Seguir uma meta,um ideal...e dar os passos no rumo correto!


Terás mais um motivo para querer que o amanhã chegue hoje!
Que seus dias tenham uma tônica efervescente!
Seus companheiros perceberão em você um algo a mais..
Sorrireis com mais auto-confiança...O mundo se renderá aos seus pés!  Foque nisso!!


Já faziam bem uns cinco anos que não voltavamos à Bahia... tudo havia mudado dentro de mim... novas responsabilidades, novos rumos, me sentia muito só também...


Quando você muda, as pessoas percebem, e às vezes te abandonam, ou você as abandona porque, pensas de modo contrário a elas!


Conflitos surgem inesperadamente, a todo momento.
E, que bom quando acordamos que precisamos de análise.
Como diria meu amigo Alberto Pirro : Fiz análise durante vinte anos, para me conhecer um pouquinho melhor (uns 40%). Uii!!


Alicinha, agora era universitária, deixara aqueles tempos de diversão, e começava o ciclo das transformações: novas amizades... novas rotinas... ainda se podia jogar xadrez, mas bem menos.


Quando se tem vinte anos, se vê a vida como uma pessoa de vinte anos! 
Mas os outros, desejam que você mude seu modo de ver as coisas... Não dá para ser assim, de uma hora para outra.


Recebemos por aqueles dias, uma visita de um primo de infância. 


Como já estava formado, e tinha uns quinze anos a mais, enxergava horizontes mais definidos, e tinha sua carga de emoções e aprendizagem, bem diferente da minha...


Me cobrava atitudes adultas, e modo de encarar a vida diferentemente do que até então estava acostumada.


O pior é que depois iria embora, e sei que tudo seria apenas transitório! portanto, nem dei muita atenção aquelas cobranças, me julgava suficientemente madura para ver a vida com meus próprios olhos. 
Minha mãe, o apoiava, o que não fez muita diferença, pois, sempre tivemos nossas diferenças, e nos respeitavamos, embora as opiniões às vezes eram equidistantes uma da outra.


A pior coisa é quererem nos mudar , sem que desejemos! 
Temos algo chamado livre arbítrio, e é por isso que mudamos quando assim o queremos!


Alice , tinha bons modos, tivera uma criação rigorosa, e, sabia qual a melhor maneira de se portar frente a outras pessoas, minha prima fazia questão de colocar sua opinião... o que eu achava a contento quando assim se referia, porque era a pessoa que melhor me conhecia na vida!!!. 


Já tivera alguns enfrentamentos, que a tornaram uma pessoa reservada..e, até por isso sabia bem distinguir o que lhe cabia melhor pra si.


Tivera também algumas perdas cruéis, nas quais trazia em mim, as dores de separar-se de quem eu tinha verdadeiro apreço, e exemplo de vida( seu avô materno, acabara de falecer), e aquela vivência de carinho e afeto, teria que ser interrompida, restando-lhe apenas lembranças.


Mas algo curioso , me aguardava,

Quando viajei a Volta Redonda pela segunda vez, iria disputar uma Campeonato de xadrez, com o meu clube, e os enxadristas de lá, e de outras cidades do Rio de Janeiro... 


O local era um lindo clube, na época muito bem cuidado, e com uma vista lá de cima, de um horizonte magnífico!


Eu não sou de me dispersar em momentos de disputa, e sempre que jogo, gosto de focar toda a atenção no meu jogo, levantando-me só para o essencial, e não prestando muito atenção em outras pessoas jogando.. 


De maneira que nem percebi que estava sendo observada por uma pessoa, um tanto quanto mais velha (creio que uns 20 e poucos anos), mas isso não vem ao caso, pois era normal , que as amizades fossem também de uma certa fase de distância, porque nesse meio de esporte, ocorrem muitas variações de idade...


E desde pequena convive com mais velhos, do mesmo modo como convivia  com amigos da mesma idade...


Assim, terminei a partida da tarde, já era noite a dentro, e ao ganhar o jogo, percebi que esse senhor , viera analisar os movimentos das minhas jogadas.
No jogo de xadrez, é comum que terminemos de jogar, e repitamos as jogadas, porque tudo é rigorosamente anotado: lance por lance, pra depois comentarmos, ou publicarmos em jornais, periódicos etc...


Mas, observei um certo interesse do estranho, e, percebi que ele acompanhou a partida desde o meio jogo até o final, fiquei intrigada porque também era um enxadrista, e logo deveria estar jogando durante esse tempo!


Mas, de fato, não foi o que aconteceu, me disse posteriormente que empatara a sua partida, logo após o ganho de uma peça, isso normalmente, não é o que ocorre, lutamos para alcançar vantagem de peças ou de posição, e à pártir dai, o jogo torna-se uma disputa ainda mais acirrada , pois o que está em desvantagem não quer perder facilmente, e deseja recuperar o que lhe foi tirado!


Mas, a pessoa em questão não fez isso, entregando empate ao adversário..e vindo para frente da minha mesa. 
Depois de citar tal feito, cheguei a me lembrar que havia percebido essa presença, mas não dera muita importância, como era meu costume (ser meio antipática a primeira vista).


Depois da análise, em que eu teria como ganhar alguns lances antes, convidou-me para tomar algo...no bar do clube. 
O que relutei , mas não vi nenhum inconveniente, principalmente  porque teríamos mais uma partida, e era impossível se ausentar daquele local.!


Conversamos coisas banais, mas despertou-me, que aquele cidadão olhasse insistentemente para minha mãos, e meus movimentos (sou de gesticular muito, e as vezes falo com as mãos ).... foi quando ele tentou pegá-las, mas não lhe dei permissão! puxando-a, e fechando a cara! ao que gentilmente pediu-me desculpas, mas não deixou de relatar que estava já há algumas horas fitando-me , e não pode deixar de notar minhas mãos. 


Cantada barata pensei! sem nada pronunciar.


Quando ouvi a frase: Não estou lhe cantando, engano seu!


Brequei ai. 


-Desculpe-me por ter pensado isso! 


Foi o que respondi, nem sei porque, pois não me era próprio pedir desculpas quando me julgava correta, mas havia feito!


E, nesse momento, a pessoa disse-me: Não estou te cantando, mas quero ler a sua mão!pois tem algo que você precisa saber, para isso terei que me certificar do que vi!


Uahsuahsuahsu ..... dei risadas .


Fazendo um gesto de negação com a cabeça!ficamos ainda por alguns minutos, meio que num impasse, mas acabei permitindo, após ter-me dito, que eu acabara de perder alguém muito próximo meu, havia poucos meses, e que ainda sentira muito a falta da pessoa... 
De fato, havia apenas seis meses que meu avô materno, havia falecido!


Achei que era simplesmente um trote, e uma coincidência, ele ter me dito aquilo, por isso permitir, sabendo que nada mais iria aproveitar do que me dissesse.


Após agradecer-me a gentileza( estranho mesmo), não tinha porque agradecer-me pensei, mas achei que, talvez, o cavalheiro fosse refinado, como diriam os mais velhos!


Retornou a palavra, dizendo: vejo que até essa data teus dias foram muito dificeis, e de muita luta!... xiii , o trote continuava: disse aos meus botões... percebendo que seu rosto se fechara, após esse pensamento, e nesse momento pediu-me que freasse os maus pensamentos!!?


Falou-me, que perdera meu pai há bastante tempo, mas que ele estava sempre próximo de mim! - arrepio nessa hora: Como assim, aquele senhor nunca me vira, e como sabia disso!? 


- Simplesmente sei! - respondeu-me.

Diante disso calei meus pensamentos finalmente, e resolvi prestar atenção ao que dizia!


Duas coisas certas seguidamente, será que poderia testar mais?


Claro quantas vezes quiser pode testar-me! vou falar tudo o que sei sobre ti!


E, discorreu minha vida, quase nos mínimos detalhes, desde a infância , cheia de arte, e travessuras numa cidade de interior, até a saída de lá, a contragosto, meu e de mais duas pessoas ligadas...casava isso: Cristina e Joanita minhas primas!!


Disse da doença de meu irmãozinho Luiz, e que ele iria viver bastante ainda.


Mas ao falar-me do futuro, senti um certo tremor nas pernas: porque me disse que eu teria num futuro , não muito longe um filho.


E, que seria um homem, e com muitas das minhas virtudes...mas também de uma personalidade forte, e difícel! que seu pai quase não iria ter muita influência sobre ele. 


Nesse momento ousei querer saber , se seria mãe solteira? mas disse-me que não, mas isso não teria nenhuma influência porque o menino seria, um grande homem, e que eu criaria quase que a maior parte do tempo, só!


Para a época, e para alguém que não era nada moderninha, como a maioria das minhas amigas, ao falar de família, me assustou.


Mas ele acrescentou: Não se assuste! você nunca precisará se sentir só, os bons Anjos a protegerão, e seu pai a acompanha sempre!


Supertições a parte, mas aquelas palavras ressoaram muito forte, em minha cabeça. 


Como pode uma pessoa te ver uma só vez, e deixar coisas ditas de tamanha significância?.


Ficamos amigos ainda alguns anos, nos separando depois de um tempo... mas creio que existirão sim, muitos mistérios ainda a serem desvendados debaixo desses céus, desse Universo cósmico.


Mistérios que aguçam nossa curiosidade, e que nos deixam perplexos, ante o indecifrável mundão ao qual pertencemos.


Há um mistério que nos circunda, e que apenas sentimos... é como se entendessemos que a vida passa pelo misterioso círculo da livre façanha do ser... ser algo, alguém ou sermos um ser que apenas que crê! e nada mais...




   Filho - pessoas que vem em nosso encontro, e sem que nem saibamos porque representa um elo entre a gente e a eternidade!
Obrigada Herbert Günter pela tua existência!!!




Às vezes temos que parar tudo, observar o momento , a paisagem que nos circunda...e apenas saber que todos os dias o Universo nos presenteia com cenários deslumbrantes, mas que nem prestemos atenção a isso tudo, pela nossa pressa e descuido!!!



  Ótimo final de semana.........


                    Obrigadu pela visitinha... 


                              Volte outras vezes.... deixe um comentário!!!




                     
                                                         besos...

Um comentário:

  1. Alicinha, realmente são insondáveis os presentes que recebemos de Deus.
    O pior é que muitas vezes nem nos damos conta.
    O mesmo Deus nos dá o discernimento para fazermos as melhores escolhas, embora não percebamos ou sigamos as dicas.
    Ainda assim Ele não nos deixa, e nos ampara, e nos resgata.
    Ele é nosso verdadeiro Deus de Amor!
    Valeu, Alicinha!
    José Maria Cavalcanti
    www.bollog.com.br

    ResponderExcluir


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...