sábado, 22 de junho de 2013

Retratos na parede - expressão facial e um olhar que já dizia tudo.





Em épocas passadas, pelo que muitos ainda podem verificar, com seus avós, as fotografias eram o meio de lembrar de seus antepassados; e logo, que entravamos nas casas olhavamos para as paredes, por que estava tudo registrado lá!!!Não havia uma só casa, em que as memórias familiares não estivessem presas nas paredes....





E o que mais me encantava, eram os semblantes dos atores. 
Em geral as famílias eram numerosas, até por que, família grande era sinônimo de status, e uma amostra de que a situação financeira ia bem, além de ser uma forma de se ter trabalhadores da mesma família, zelando pelos bens, e principalmente pelas terras.





O olhar me encanta.... E eu menina nesse tempo, já possuía tão fascínio. Ficara a observar as expressões - das crianças iguais a mim, com aqueles vestidos enormes, geralmente com um laço nas costas. 

Os homens, quase sempre bem vestidos, com seus ternos brancos de linho, e suas polainas de verniz, sem deixar de citar o uso dos suspensórios, e dos chapéus cubanos!. 
Alguns empunham os charutos e tinham os bigodes fartos.

Quando surgiram as bicicletas , os automóveis , outros possuíam charretes, carros de bois etc... o meio de transportes de que dispunham apareciam nas cenas.

As ruas das cidades, não eram asfaltadas, como as de hoje, as pedras eram grandes, e às vezes logo ao lado de uma rua asfaltada, ou no final do beco, já não havia mais asfalto; e fazia-se idéia da poeira que ficava no rastro das carruagens...as mulheres em geral apareciam sentadas nas fotos , e a meninada de pé. 
Todos muito bem vestidos, até as famílias mais humildes tinham suas vestes de domingo!!!





Os fotografos, registram tudo com suas lambe-lambe, cidades, igrejas, romarias, crianças, padres etc...

As máquinas primitivas soltavam fumaça ao se bater os posts. E nas praças eram comuns que os fotografos firmassem seu ponto! Tendo um banquinho um espelho, e uma cortina escura presa por trás, fazendo papel de fundo... e algumas peças de roupa curingas para o dono da vez!




Os modelos em grupos, também eram muito requisitados, os militares , os navios, as normalistas.

Eram os chamados anos Dourados... talvez por que dourados são nossos sonhos. E embora houvessem crimes, vez ou outra, os moçoilos e mocinhas só pensavam em ser felizes e amar!!



A reunião em família era sempre uma oportunidade para se fazer o registro. Observem as expressões. Lindissimos....


Na música registrava-se embalados por Elvis Presley, Sergio Murilo, e Celi Campelo entre outros. E não sei se posso ou devo garantir: Mas a Felicidade parecia ser mais presente do que hoje!!

                       Besosss...!

P.S: Brasil mostra sua cara.



3 comentários:

  1. Um olhar era suficiente para o pai se comunicar com o filho.
    Era um tempo em que não se podia interromper a conversa de dois adultos ou mesmo passar no meio deles.
    Acho que hoje está faltando um pouco disso nos mais jovens. Eles gritam e xingam os mais velhos e também aqueles que eles deveriam ter respeito, como os professores.
    Dá saudade de tudo daqueles anos dourados: a música, a dança, as antigas amizades que se perderam no tempo e os namoros escondidos.
    Como é bom relembrar!
    Valeu, Alicinha!

    ResponderExcluir
  2. Caro José dileto amigo...

    O modernismo, ou seja, os tempos atuais, trouxeram conhecimento , desenvolvimento , avanços tecnológicos, mas em compensação a perda de certos valores morais, respeito , gentiliza etc... Infelizmente a nova geração, não reconhece, na maioria das vezes o amor e o carinho, que seus pais tem por eles, e ppte como se sacrificaram, muitas vezes , para proporcionar-lhes o melhor....
    A opulência, a competição, a frieza nas relações tem seu reflexo nesses tempos, em que vivemos... só um recomeço talvez poderia minimizar essas situação que ora somos obrigados a presenciar. Descaso, desafetos, ganância...etc... Pena: Não precisa mudar tanto assim..

    Obgadu pela leitura...Mas os retratos nas paredes, ainda estão por lá.... pelo Interior desse Brasil... rss...

    ResponderExcluir
  3. Tempos antigos,tempos em que família tinha mais valor que hoje, A educação era mais rígida, Lembro do meu pai que sempre dava condições para que eu estudasse. Na minha casa não tinha fotografias preto e branco que eram pintadas, coisa que aprendi a fazer em um curso no CEFET na década de 70.
    Tenho saudades deste tempo em que honestidade era importante, a palavra tinha mais valor e respeitada.
    Beijos, Amada!!

    ResponderExcluir


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...