domingo, 31 de janeiro de 2010

Xadrez - Origem e sentido

Ao meu time do coração - O Tricolor das Laranjeiras .... Freddy ... ganhando ou perdendo eu amo você ....

Vamos ao que interessa ... Amigos(as) de outros times ... torcer é essencialmente humano...

Respeito a todos , mas já se ouviu dizer pelo poeta maior: Paixão é bobagem que a gente não explica( Caymmi ) Imortal e nossos corações!!!


Falando sério agora:


Segundo historiadores, o jogo de xadrez primitivo data do século 600dC, tendo sido desenvolvido à pártir de um jogo de dados de quatro jogadores chamado Chaturanga, à pátir desse início o jogo foi adquirindo novas fórmulas e novas regras.


Depois de viajar à Pérsia, onde se chamou Shatnanj e,posteriormente Shat mat ( O Rei foi morto).


Os conquistadores árabes da Pérsia, levaram-no para a Espanha, no início do século XI. Logo se propagou pelo resto da Espanha.


Estendeu-se da Espanha (séc. XVI), até a Itália(séc. XVII), e pela França (séc.XVIII).


Em tempos mais modernos chegou à Inglaterra, Alemanha , América e, finalmente à Rússia.



DESCRITO COMO O JOGO DA CIÊNCIA DA GUERRA.


Grandes personalidades da História,de todos os tempos, principalmente comandantes de tropas e Generais praticavam a arte do jogo.

Como um meio de aumentar seu raciocínio lógico e sua visão mais longa... seu potencial cerebral.
Além do mais era um divertimento em tempos longe de casa e, em campos de guerras.

Dentre outros podemos destacar:

Carlos Magno , Napoleão Bonaparte , Karl Marx , Lenin , Fidel Castro , Churchill e outros artistas como: Leonardo da Vinci, Michelângelo.

A idéia do Poderio das Damas, no campo de batalha, veio da Itália,devido ao florescimento naquela época dos ideais de Liberdade !!!

Fortalecendo esta peça , e submetendo o Rei ao campo final da batalha ( troca de valores). Entrando nesse mérito- os valores revolucionários das mulheres em várias frentes de trabalho inclusive, até porque os homens , em sua maioria passavam longos períodos nas guerras,e muitas vezes nem conseguiam voltar aos lares por morrerem nas lutas.
Cabendo assim às mulheres prover o lar, e preocuparam-se com a educação dos filhos e a sobrevivência da família...


O QUE O JOGO DE XADREZ REPRESENTA :

Quando dois jogadores duelam em frente a um tabuleiro de peças de um jogo de xadrez, vem à tona em seu emocional vários pensamentos:

É como se a sua própria vida estivesse em jogo ... ou como se estivessem entre a vida e a morte... os desafios não superados da infância... seus medos secretos e sua ambições , estão sendo testadas naquele momento de batalha e de luta.

Um sentimento de Poderio e de desafio é revelado naquelas horas de jogo... Toda a estratégia e tática de vida deve ser verificada... seus esforços serão reconhecidos pelo público que os assiste...
E uma incrível felicidade pode ser sentida ao se chegar ao término de um jogo, com a vitória nas mãos.

Se forma nesse momento uma batalha intelectual , a inspiração , arte criativa , imaginação estelar .


Não se trata portanto de uma luta ou um simples jogo apenas , pode ser comparado ao mundo, ou ao Universo físico em que tudo requer perícia e explicações condizentes, ensinamentos táticos , grandeza , poderio econômico , duelo entre o bem e o mau.


POR TUDO ISSO PODE SE COMPARAR O JOGO DE XADREZ A UM MICROCOSMOS INTELECTUAL DE LUTA PELA VIDA E PELA SOBREVIVÊNCIA NÃO APENAS PESSOAL, MAS DE TODA UMA EXISTÊNCIA.


O Xadrez revela elegância, espírito de aventuras e sacrifícios , combinações táticas , devoção .

Em certos momentos nos transportamos para dentro de um castelo medieval - como se fossemos os Reis e Rainhas , e as demais peças nossos súditos , ou nossa própria família!!! E cabe assim a nós defendê-los dos inimigos ( reais ou imaginários ) .


A beleza do jogo fica por conta de se apreciar o que ele tem de melhor:
A forma classuda de se ganhar uma batalha sem se empregar força física , mas empregando-se a força do pensamento e do raciocínio lógico e da persuassão do poder de um jogador contra o outro.


Para ganharmos as batalhas temos que dar o melhor de nós:

A nossa Fé ! a nossa intuição , imaginação e criatividade , raciocínio e lógico ,além de ter que dominar os nossos medos...

Em todo o mundo , o xadrez é mais jogado do que todos os outros jogos /esportes.
Atraindo assim inúmeros telespectadores , principalmente na Rússia - que teve em sua história renomados Campeões Mundiais !!! e que passou a determinar o modo de vida e a própria organização do País...

Voltando a imagem da mulher: Caissa é assim definida , como a Dama-Ladie - Poderosa , que sabe guerrear para que seu reino não desmorone.


Acho que é uma forma metaforórica!!! É isso que as mulheres sempre fizeram, tanto no reino humano , como entre os animais de todas as espécies!! Protegeram e perpetuaram as espécies ...Talvez seja esse o nosso papel no mundo !!! Caríssimas !.


Espero ter esclarecido um pouco o porquê desse jogo se perpetuar por tantos anos, não decrescendo seu interesse e tornando-o milenar em várias culturas Mundiais ...


Fontes de leitura: Anthony Saidy - Idel Becker - Bob Fischer - Gasparov .


10 comentários:

  1. Aos amigos que acompanham a arte de Caissa ... Esse painel tem por objetivo revisar a história do jogo de xadrez... Espero que a leitura não tenha sido enfadonha, mas é que temos seguidores ou outras pessoas que leêem o blog... e que estão se iniciando no aprendizado.
    Assim caso vcs queiram postar sobre lendas de caissa , ou saibam de curiosidades sintam-se à vontade para nos repassar tais informações.
    Desde já... Obrigada ...
    Uma ótima semana ... Alice Baruch

    ResponderExcluir
  2. Excelente inciativa!

    Parabéns Flor!!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Aliciinha, adorei seu blog, ta lindo!
    Adorei o tema, virei fã! kkkkkk
    Parabéns pelo blog!
    beijoos.

    ResponderExcluir
  4. Priscila ... Será que é quem estou pensando? .... Apareça ...Ladie seguidora de Caissa !!! Todo o Império da deusa : Te saúda !!! kissss ....

    ResponderExcluir
  5. O nível de percepção do homem está relacionado ao seu nível de conhecimento. A vida, como entendem os reencarnacionistas, é uma escola de aprendizados onde podemos ou não, apurar a nossa percepção. A escolha, nesse sentido, é garantida pela orientação natural do livre arbítrio.

    No entanto, quanto mais o homem avança no autoconhecimento, mais apurada torna-se a sua percepção, ou seja, quanto mais nos conhecemos, mais conhecemos as dimensões - ou realidades - nas quais estamos inseridos.
    Por (Clube Stum)

    ResponderExcluir
  6. Um grande beijo linda amiga Alice Baruch!

    De: Sílvia Alves

    ResponderExcluir
  7. UTILIDADE PÚBLICA CONTRA AEDES AEGIPTY:

    Faça o repelente dos pescadores em casa:
    Ingredientes: 1/2 litro de álcool, 10 gramas de cravo da índia (2 colheres sopa), 100 ml de óleo vegetal de: girassol, ou babaçu, ou linhaça, ou gergelim, ou amêndoa doce, ou azeite.
    Preparo: Coloque o álcool numa garrafa de vidro de 1 litro e adicione os cravos. Deixe o cravo curtindo no álcool por 4 dias agitando 2 ou mais vezes/dia (de manhã e de tarde). Desta forma, o álcool irá extraindo o óleo essencial do cravo. Após 4 dias acrescente o óleo vegetal escolhido. Agite antes de usar.

    Função e forma de uso: Passe só uma gota em cada braço e pernas e os mosquitos em geral são repelidos. O óleo de cravo tem a propriedade de repelir também formigas (da cozinha e dos eletrônicos) e até as pulgas dos animais.
    Esse repelente evita que o mosquito sugue o sangue humano, e subnutrido, não conseguirá maturar os ovos, realizar a postura, reduzindo com o tempo a sua proliferação.
    Se toda a comunidade usá-lo, como num mutirão, todos se beneficiarão.
    Não forneça sangue para o aedes aegypti! Não fique doente! Não danifique seu sistema hepático!


    BY (CLUBE STUM)
    Por Agência FAPESP em 23/2/2010
    loshiko Nobukuni - sobrevivente da dengue hemorrágica – nobukunister@gmail.com
    Leia também: Dengue – Equívocos no tratamento
    Dica para tratar Dengue com Sabugueiro


    Sílvia Alves

    ResponderExcluir
  8. Nunca se perguntam sobre as razões desta discrepância. E, a menos que algum acontecimento verdadeiramente devastador lhes aconteça, continuarão a interpretar seu velho papel, até o final da vida.

    Alguns, após vivenciarem uma experiência que lhes retire toda a base de segurança que acreditavam possuir, começam lentamente a desconfiar de que existe algo errado com suas convicções. Descobrem que elas já não servem para fazê-los voltar à antiga situação de conforto, quando a ilusão e a inconsciência predominavam.

    Embora este seja um processo extremamente doloroso, ele é, ao mesmo tempo, muito libertador. Pois, a partir daí, se torna possível que comecem a busca, aquela que os levará ao encontro de sua verdade mais profunda.

    Quando passamos a questionar quem, de fato, somos, esta pergunta se torna a base para toda e qualquer diretriz que possamos dar à nossa vida.
    Crenças e valores arraigados caem por terra, deixando-nos com um vazio, que aos poucos passa a ser preenchido por nossas verdadeiras necessidades, aquelas que emergem do ser real, e não mais daquele que foi moldado para adaptar-se convenientemente aos valores do mundo.

    A viagem se torna cada vez mais perigosa, pois exigirá de nós coragem, determinação e um desejo profundo de ir ainda mais fundo nesta descoberta.
    Entretanto, voltar atrás se torna impossível, pois o novo ser que acabamos de conhecer, jamais se amoldará novamente à máscara que nos ensinaram a usar para ocultá-lo.

    ...Tantra não é um conceito moral. Não é nem moral nem imoral; é amoral. É uma ciência, e ciência não é nenhuma das duas coisas. Suas moralidades e conceitos a respeito do comportamento moral são irrelevantes para o tantra.
    Tantra não está preocupado com a maneira como alguém deveria comportar-se. Ele está preocupado basicamente com o que é, com o que você é. Esta distinção precisa ser entendida profundamente.

    A moralidade se preocupa com ideais - como você deveria ser, o que você deveria ser. Portanto, moralidade é basicamente condenação. Você nunca é o ideal, então, você está condenado. Toda moralidade é criadora de culpa.
    Você pode nunca tornar-se o ideal; você está sempre ficando para trás. A distância estará sempre lá - porque o ideal é o impossível; e através da moralidade se torna mais impossível.
    O ideal está lá no futuro, e você está aqui como o que você é. E você segue comparando. Você nunca é o homem perfeito; alguma coisa está faltando. Você sente culpa, você sente autocondenação.

    ....Tantra é contra a autocondenação – porque condenação nunca pode transformar você; condenação pode somente criar hipocrisia. Então, o que você não é, você tenta, você pretende mostrar. Hipocrisia significa que você é o homem real, não o homem ideal. Então, você tem uma fenda dentro de você. Você tem uma face falsa. O homem irreal nasce. E tantra é basicamente uma procura para o homem real, não para o homem irreal.

    Toda moralidade cria hipocrisia... Hipocrisia permanecerá com moralidade, é parte dela - a sombra. Isto parecerá paradoxal, porque moralistas são os homens que mais condenam a hipocrisia; eles são os criadores dela. E hipocrisia não pode desaparecer da terra a menos que a moralidade desapareça.

    ... Você pode criar uma face falsa; você pode pretender ser algo que você não é. Aquilo salva você. Na sociedade, você pode mover-se mais facilmente, mais convenientemente. E interiormente você tem que suprimir o real, porque o irreal pode ser imposto somente se o real é suprimido.

    Então, sua realidade vai se movendo para baixo dentro da inconsciência, e sua irrealidade se torna sua consciência. Sua parte irreal se torna mais proeminente, e o real recua para trás. Você está dividido. E quanto mais você tenta simular, maior será a distância.
    OSHO - Vigyan Bhairav Tantra

    (CLUBE STUM)

    SÍLVIA ALVES PARA TODAS (OS) LEITORES DESTE MARAVILHOSO BLOG

    ResponderExcluir
  9. Para aqueles que ainda vivem em total inconsciência, é praticamente impossível perceber quem verdadeiramente são, do que e do que necessitam para serem felizes.
    Para eles, a vida se resume em seguir uma direção que lhes foi determinada, inicialmente pela família e, mais tarde, pela sociedade. Eles seguem a trilha sem jamais questionar o porquê dela não os estar levando na direção da felicidade.

    ResponderExcluir
  10. Amiga ... Seus ensinamentos e visão muito contribuem para uma caminhada com mais luz...
    Os caminhos que às vezes escolhemos , nem sempre são os mais virtuosos e promissores ... assim devemos abandonar-mos (nossa mente) ... nosso ego ...e divagar no nada ... no caos .. na imensidão do vazio , para dai sairmos inteiros e mais conscientes de nós mesmos ... Meditação - a busca da Paz e da auto integração ... do Eu eterno e sábio .Eu pratico !!!
    Obgda pela visita ...

    ResponderExcluir


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...