sexta-feira, 19 de março de 2010

Como preparar-se para meditar . (continuação)

  Há algumas coisas que você pode fazer para tornar seu período de meditação mais gratificante.


 Treine gradualmente seu corpo a permanecer sentado em uma posição confortável e ereta durante um  considerável período de tempo.


  Respire com mais  profundidade , fazendo que com a sua respiração não se  limite apenas a área torácica, mas sim que ela venha de uma inspiração mais profunda , em que se perceba os movimentos abdominais ...
Inspire ...  respire ... profundamente ... e  abundantemente numa mesma sintonia . Sem pressa ... sem pensar no que está fazendo ... apenas faça .


   Isto o ajudará a tornar seu corpo mais leve , e a sua mente mais tranquila.


   Coma alimentos de procedência vegetal , pois são mais fáceis de serem digeridos e metabolizados pelo aparelho digestivo. Evitem os alimentos gordurosos e condimentados , no dia em que você definir que vai fazer seu período de meditação. Que à princípio pode ser apenas dois dias na semana . Saiba que - os alimentos pesados embotam a mente !!


   Não coma demais  (você se sentirá apático e pesado) , mas também não precisa comer muito  pouco.


   É proveitoso criar uma atmosfera física e psicológica propícia à meditação sem nenhuma atividade no  nível emocional, mantenha nesse momento anterior à prática da meditação a mente tranquila e o corpo relaxado naturalmente...


   Os indianos costumam dizer que: Antes de plantar sementes no seu pedaço de terra, você constroi uma cerca ao redor dela, verifica as condições da água e do sol na região e só então planta as sementes.
    Depois você as deixa sózinha e reza ; com a graça de Deus elas germinarão e florescerão.


       COMO MEDITAR


   Consideremos agora parte da "mecânica" de como você pode efetivamente meditar.


- Para começar, sente-se e feche os olhos ( fechar os olhos ajuda a manter do lado de fora  da mente mitas distrações externas ).   Ideal que estejas sózinho no local - que pode ser o próprio quarto em que você dorme - por ser um local de repouso e conhecido , assim nada poderá distraí-lo .


- Sente-se com as costas retas sobre um assento acima do chão - uma almofada por exemplo.


- A coluna vertebral deve estar ereta ; com a cabeça , o pescoço e o peito em linha reta.
   Se possível sente-se na posição de lótus - (conforme gravura o outro item postagem) .
   Caso manter-se de pernas fletidas o canse ou incomoda - troque de posição e sente-se em uma cadeira , ou na cabeceira da cama , encostado em uma almofada ou travesseiro e com as pernas esticadas ou semi- fletidas.


- No início o ideal é que se mantenha durante o período de aprendizagem - sempre no mesmo lugar da casa , e preferencialmnte no mesmo horário - para que sua mente se condicione ao exercício da prática . Pense como se  você estivesse frequentando uma Academia de ginástica e que tem inúmeros compromissos depois da aula .. assim sua mente vai buscar a atividade quando você talvez esquecer .


- PRINCÍPIO BÁSICO


   O princípio básico da meditação é " observar " seus pensamentos quando eles emergem na superfície da mnte.
   Observe-os separadamente quando surgirem , mas não se aprofunde neles , não os julgue. Não associe nenhum sentimento a eles. Além disso não se deixe levar por nenhum pensamento .
    Apenas fique sentado quieto e observe - os como se eles não te pertencesse.
    Quando perceber que em sua mente um emaranhado de pensamentos vem e vão incessantemente como gaivotas , retorne ao início ... à respiração calmamente... os pensamentos tendem a desparecer quando não se dá a devida atenção que eles esperam ... como crianças eles afastam-se porque não damos importância à sua presença.


  No início talvez seja difícil deixar de associar sentimentos ou julgamentos aos seus pensamentos , a tendência é aumentarmos as suas formas e rememorar outras situações vivenciadas  naquela situação que se apresenta  ...


   Você poderá sentir que alguns pensamenos são prazeirosos, mas mesmo assim não os dê importância.


   Também não se esforce em nenhuma situação - para se desligar da realidade ...  se houver esforço , não haverá meditação e sim força e desequilíbrio - e não para iso que o treino da meditação se propõe...  O pensamento criará asas e voá solto da sua mente .. pois até a mente clama por essa faxina ... esse delete.


   Acompanhe a sua respiração com satisfação - como se estivesse em uma praia ou vendo um linda paisagem ... Sua respiração o ajudará a expandir seu oxigênio cerebral e isso o torna mais flexível e confere a leveza do corpo.


 * É natural que sua mente gere pensamentos, inclusive a respeito de sua respiração enquanto você a observa. Isso é perfeitamente aceitável. Sua mente irá perambular, pensando em outras coisas. afinal de contas, a respiração não é muito interessante.  Sempre que você der consigo pensando , deixe os pensamentos irem embora e faça sua atenção voltar delicadamente para a respiração. 


   Simplesmente pratique o desejo de ter a atenção tranquilamente sintonizada com a respiração.


  Se acaso você conheça alguma mantra bem curtinho - repita-o ... Como por exemplo : Ommm .....


  Ao contrário do que sugere : meditar não é propiamente esvaziar a mente !!! Não é fazer a mente ficar em branco. A meta é: Sintonizar a mente com o ideal que você escolheu . Pode-se escolher uma forma de viver sem estresse e antes de você iniciar o processo de meditação - você se lembra da sua meta:  Viver tranquilo , ou deixar de ter insônia ... ou deixar de fumar. etc ... se conhecer melhor (auto-conhecimento) ou parar de fumar ... se adaptar a uma nova situação na vida ... que o esteja criando problemas ou falta de interesse pela vida... ou ainda minimizar a saudade de um ente querido...a cura de uma fobia ...


   O foco da meditação - é algo particular e pessoal , e você não deve dividi-lo com mais ninguém ...


   Em alguns casos durante o processo de mediação você passa a ter sono - e vontade de dormir - realize o que a sua vontade o mandar... Isto acontece porque  a sua mente ficou tão relaxada que sintonizou o sono como a meta daquele dia , ou porque de fato você teve um dia cansativo... O importante é não lutar contra si próprio: então pare e duma ... você com certeza terá uma noite repousante e feliz...como há muito não havia tido...


   Os benefícios da meditação


   Muita coisa poderá acontecer após a sua mente ser treinada para a meditação


   Ela fica mais calma , menos stressadas , com maior equilíbrio nas situações de conflito (por exemplo num engarrafamento) - em que outrora você se irritava - após essa prática ; isto passa a não ter nenhuma importância ... e voce até utilizará esse momento para se aliviar dos pensamentos ruins e destrutivos ...


   O ritmo cardíaco e a pressão sanguinea diminuem
   A respiração  torna-se mais suave e regular .
   O lactato do sangue e o consumo de oxigênio decrescem resulante de uma menor taxa metabólica,
   O efeito global  sobre a fisiologia é relaxante e calmante .  


   O relaxamento e o repouso saudável que você obtém durante a meditação ajudam a reduzir o estresse e os pensamentos e sentimentos negativos, como o medo , a raiva , a culpa , e o desgosto.  estas emoções causadas pelo estresse são responsáveis por uma baixa auto-estima e um mau relacionamento com as pessoas.


   Quando esses sentimentos indesejáveis começam a diminuir o amor e a felicidade inatos existentes dentro de você emergem ã superfície. As virtudes humanas básicas, como a compaixão, o perdão , e a tranquilidade, se aproximam intuitivamente de você, porque são a sua natureza .
   A Paz e a felicidade que você alcança aumentam a sua auto-estima e lhe conferem uma sensaçãode segurança.
   Você descobre que não consegue ser hostil com os outros.; você permanece relaxado e sem estresse durante o dia enquanto se dedica ao seu trabalho.


   Acredite o estresse não é de todo negativo - ele é quem te impulsiona a cumprir prazos e realizar as tarefas mais desgastantes... sendo assim é fundamental para se galgar melhores espaços na vida e na profissão. Só que devemos saber controlá-lo para que ele não nos domine .. e com a meditação sentimos o estresse porém de uma forma aceitável e controlada.... de uma maneira positiva , levando uma vida criativa e saudável.


   A meditação também permite que você observe a natureza dinâmica dos seus pensamentos, a forma como eles vêm e vão . Os insights que você obtem o ajudarão a melhorar o processo dos seus pensamentos.


   Mais profundo que o pensmento , contudo é o Eu.  Durante a meditação a atenção se dirige para o Eu silenciosos , tranquilo e imutável. O Eu é a essência da mente, e ao retornar a ela você lhe infunde paz e silêncio, abrindo a consciência para os pensamentos bons e criativos.


  Nesse novo processo mental - padrões equivocados se afastarão de sua vida - como as práticas de jogatina.. os vícios ... as noites intranquilas com preocupações no futuro ... as fobias ... os medos não dominados ... o sentimentos de auto-piedade ... as doenças físicas ... mentais e espirituais... 


   A META SUPREMA DA MEDITAÇÃO


   A meta é a própria vida.É a de nos tornarmos seres iluminados, em união consciente com o Eu venturoso.
   A meditação nos possibilita perceber, desde o início, vislumbres dessa meta suprema.


   Todas as escrituras declaram que o homem não é um corpo perecível com uma alma, mas sim uma alma com um corpo.


   A meditação o leva a fazer essa descoberta.  Você acaba descobrindo que é a própria consciência divina.


 O homem carrega  dentro de si todo o Universo e chega mais perto do mistério do mundo entrando dentro de si .Novalis (1722-1801). 


  Concluimos dizendo que: durante a meditação , você delicadamente retira a mente do mundo exterior da pluralidade, o mundo da diversidde e da mudança, e a volta pra dentro , onde existe a unidade, a identidade, a totalidade, o Eu ou Atmã, a consciência pura que é sua verdadeira natureza.
  
 Essa é a realização do Eu. A libertação de toda sujeição , a vida na verdadeira felicidade e contentamento.


                                                                                         postado por: baruchessgmail.com

2 comentários:

  1. Jacóia, Jacóia....

    Como tem louco....!

    bjs Alicinhaaa, a maluquinhaaaa!

    Joca

    ResponderExcluir
  2. Amigo Cigano e boêmio de Caissa...

    Nem sempre os melhores perfumes estarão no maiores frascos... nem sempre a vida nos dá as respostas que pedimos , às vezes ela abre caminhos que nunca imaginamos que pudesem existir ...

    Ótima postagem no xadreztorneios.... Parabénsss ...

    ResponderExcluir


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...