sábado, 17 de março de 2012

Transição de Alicinha a futura Alice




Da Bahia, estávamos longe , já há tempos ...
A saudade dóia, as notícias demoravam, cartas já se distanciavam... o tempo começava a ficar escasso.... tinhamos que ler muito, pensar nas opções a seguir... e, além do mais minha mãe, detestava que ficássemos perturbando a paciência dela com perguntas de quando iríamos voltar à terra de outrora....
 Ela detestava aquele lugar.
Não sem bem explicar o porquê!


Todas as suas conterrâneas desejavam voltar ao lugar de onde saíram, menos ela.. Disse que passou muita vergonha... e, por isso detestava aquilo lá!?




 Já distante então, eu , tia Rosalina, Joanita, Cristina, falávamos em segredo que um dia voltaríamos para a beira do velho Chico, e que lá sim... era lugar aonde havíamos depositado nossa felicidade... aos pés da virgem Santa, e dos flamboyantes da praça dali.


Esse dia era uma tarde chuvosa ... memórias afloraram... já perto dos meus 16 anos, tudo se transfigura.


Não sei quem sou! Nem ao menos quem quero ser... ou isto ou aquilo, num turbilhão efervescente na mente. E ela vagueia pura, pueril, adolescente, corpo em formação, pensamentos ousados floreiam os sorrisos. Agora os meninos já não são maus , nem bons (são misteriosos) enfeitiçam , provocam.


As festinhas - os madrigais , são requisitados e aguardados.


Ritinha - aonde será a próxima festa?


Acho, que na casa do Motta e da Glorinha, tem que levar um prato de salgados e os meninos refrigerante... pedi minha mãe para fazer uma bebida quente! pois ninguém merece a noite toda só refris. huahsuahsuah..., mas, ela disse para não falar nada pro papai, se não ele não deixa a gente ir...


 Sei!!. Claro sem nenhum comentário.


Sabe Rita, aquele garoto que senta lá atrás na nossa sala de aula?
Um alto ... cabelos encaracolados? Sabe quem?
Hum hum ... que que tem? pois é... bem me mandou um bilhetinho!


Sério ?? sim - tá aqui. Veja.


E, ia na mochila pegar o afamado pedaço de papel amarelado, escrito todo errado, sem rimas ou concordâncias (kikikii) nem havia prestado atenção nos detalhes... 


É amiga: acho que esse ai tá é precisando de umas aulas extras de português e redação... ki ki ki e, ríamos a perder o folego, e o tal bilhetinho se perdia pelo chão.


Queríamos mais: para amar...


Mais experiência... mais ousadia ... mais presença ...mais tudo.


A hora transcorria... e todo o tempo do mundo era nosso.


Fazíamos bolos, enfeitavamos a casa ... fazia-se arranjos florais, as unhas... os cabelos ... Hoje era sábado e a festa prometia!


Rita você quer encontrar quem lá no Motta?


O Márvio, acho-o um perfeito cavalheiro e além de tudo bonito e muito inteligente!! (exclama-se duas).


Mas, se ele não aparecer serve o Motta mesmo, a gente já andou se pegando no recreio escondido lá na escola... kikikikii... Rita!!!


E daí? Já fiz 16, e já tá na hora da coisa rolar!!


Você quer dizer o que?


De transar ORA!! Afinal vamos guardar pra que?? 


Sério??? Falei assustada! 


Mas assim ??   Amiga ???


Ora, e de que maneira você acha que deva ser?


E soltava gargalhadas... Menina travessa - tua mãe te mata!!!...


Mata nada!. Da minha idade ela já estava preparando o enxoval para se casar , e ouvi um papo com minha madrinha que já tinha experimentado desde os 15!!! 


Hum ... Então eu já tô é passando da hora... E blá ... blá ... blá ... discorríamos nossa curiosidade olhando as revistas Contigo, e imaginando que ao ato, surgiria um grande amor.
Daqueles que víamos na novela com Glória Menezes/Tarcísio Meira / Francisco Cuoco e Regina Duarte.


Se o cidadão além de bom e sincero fosse bonito ... tivesse como se dar bem na vida ... fosse gentil ... educado de boa família, o pegaríamos com unhas e dentes!! huhuahsuahu.... 


Bem, poderia ser tipo nosso professor Ademir - a quem nutríamos efervescente paixão, chegávamos a sonhar com o moço.. por bilhetinhos às escondidas em seus alfarrapos,  e diários... de vez em quando caia algum de lá, o que nos fazia trocar olhares baixos, sem jamais assumir a autoria.


Ele fingia saber a origem, e seu ego acho que presumidamente se engrandecia, mas era sério e do tipo que fingia ser durão.


Se fosse hoje eu o diria: Ah se eu te pego... ah se eu te pego .. Nossa delícia...


Mas apareceu na escola um certo Mauricio Dublasviesky - professor de Educação Física, que foi o maior sucesso do pedaço. Alto, olhos cor de mel, tipo másculo, e ainda por cima tinha um certo ar de Tarcísio Meira (para nosso deslumbre de moçoilas)


Ante a ele respiramos tropegas, eu , Olga Suely , Sandra Vieira , Rosemeire Conceição, Geyza , Guilhermina e Glaydes... como nossas entranhas fervia no dia da aula. 


Cada uma queria ser a melhor, correr mais , se atirar na rede de basquete com maior velocidade... jogar o melhor do hand ball, e participar das aulas , embora a quadra fosse a 5 km da escola e. tivessemos que fazer o percurso a pé na hora do sol escaldante... nada nos detinha.... Ante o olhar de reprovação dos meninos enciumados, íamos assim mesmo, e chegavamos no Excursionista - um clube mau cheiroso, porém de bom tamanho, para nossas demonstrações de esportivismo... éramos exímias atletas !!! 


E, pra chamar mais a atenção do teacher queríamos participar de quaisquer eventos que nos proposessem, alhures e algures queríamos ir.


Eu, era do tipo mais franzino, sem muita resistência, dizia a mãe, que era porque meu pai tinha tido febre reumática, e meus ossos eram fracos. 


O que fazia a Joanita logo falar : Alicinha - vê se não vai me fazer muito esforço na aula de ginástica. 
Depois você chega fraca e respirando mau... etc ...


Tá bom entendiii ... e ia eu pra tal aula de ginástica - só pra ser notada pelo mestre.


O que era sempre a maior decepção... o mancebo nem me olhava da maneira que eu queria ser vista...


Nesse ponto meus professores - eram direitos. Exceção ao professor Marx - um estudante de direito que veio no penúltimo ano da faculdade, dar aula de sociologia e direito cívil. 


Disse o diretor que eram as novas exigências do MEC. Aquele - apesar de não ser lá um Mauricio da vida, nem ter tamanha altura cativou pela inteligência, e pelo marxcismo. 


Seu pai um também professor de História Geral ; sabia tudo de comunismo, e pôs em cada filho um nome da época do feito:Tipo Marx , Lennin , Lincoln ... John Robson, e seus lá quais mais... pois ele tinha filhos e filhos para poder dar nomes importantes.


Detalhe: Rita apaixonou-se pelo tal de John Robson - também professor.. e pelo que eu calculei foi com ele, que a moça viveu seus momentos de êxtase carnal... 


Embora, pouco tempo depois de se casar com outro , me afirmou, que só não deixou o noivo no altar, porque a namorada do tal meliante estava grávida!


Deve ser por isso que ela chorava copiosamente lá no altar, e demorou para poder dizer o sim, tão esperado pelo noivo.


Sei - porque além de eu ser a melhor amiga dela, fui dama de honra no dia... de seus olhos não brotaram sorriso, e uma semana depois que retornou da lua de mel, se encontraram - diz ela que para se despedirem, pois ele iria se casar também!!!


É assim!!! A vida . Não é bela!!!


Gostamos de quem não gosta da gente...


Amamos erradamente.


Nos tornamos indefesas dos sentimentos, chegamos perto da loucura. recebemos bilhetinhos de Amor em pout pourri, muito bem redigidos e confeccionados com papel de primeira e impresso, mas quando corremos atrás do autor, o mesmo desapareceu!!! 


Guardamos anos e anos recordações... lembranças... entulhos mentais de arquivos obsoletos, que acho que nossa memória falha em momentos precisos, porque guardamos lixo mental.


Os pout-pourri, por falar nisso vinham assim descritos:


Em versos de Vinicius de Moraes..." 


Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar
Ai, que bom que isso é, meu Deus
Que frio que me dá
O encontro desse olhar....


Outras vezes de Chico Buarque:


Agora eu era o rei
Era o bedel e era também juiz
E pela minha lei
A gente era obrigado a ser feliz
E você era a princesa que eu fiz coroar
E era tão linda de se admirar
Que andava nua pelo meu país 



Foi nesse período que o jogo de xadrez me atraiu:


Desfilava por entre as peças altivas e as 64 casas em preto e branco, com certa elegância.


Achava que poderia destruir qualquer reinado medieval... Estava a cima do bem e do mau. 


Arrebataria paixões, e lançaria um olhar frio e cruel, ante ao Rei tombado... o que faria minha dama uma Nobre de estirpe e de nascença.


Tomaria-lhe os castelos... os cavalos, e todo seu exército. confrontaria-lhe o semblante, com olhar vitorioso e malicioso!!!


E, a vida , que nada de belo tem... estaria vingada. 


Pela pobreza disfarçada... pela casinha no final da rua perto do rio ... pela várzea do São Francisco , cheia de calangos e escorpiões.... da terra seca e infértil , como um útero que não dará a luz!!


Pela saudade do pai morto!... pela miséria que rondava  o meio dia... pelos holocausto ... pelos campos de concentração ... pelos quarenta anos de exílio no deserto... pela tábua de Móises... pelas tentações do Mestre no deserto... pelas feridas em seus pés. 


Por Salomão que não dividiu comigo suas riquezas, nem me tornou sua filha.


 Por Abrãao ... Isaac e Jacó... por Sarah e Rebecca ... por Rute e Ana... por Maria que ainda virgem foi submetida ao "bulling" celestial... isso eu não entendia direito ...seria verdade mesmo?


Claro dizia tia Rosalina - fiel depositária dos preceitos bíblicos e convicta seguidora da cruz... pelo sacristão Laudelino - que seguia a Cristo na forma dos padres daquela localidade.. pela seca do sertão... pelos cactos verdes e cheios de água que muitas vezes era o que tínhamos para beber, para poupar a água... que segundo dona Dina : Um dia iria escassear de vez, e teríamos o dinheiro e, não teríamos o que comprar. Seria o dia do juízo final, onde seriam separados o joio do trigo, os bons dos maus, os felizes convidados para a ceia do Senhor.


E, todos ouvíamos apreensivos com a fome, e com os detalhes do que seria a arrebatação, todos penariam , e muitos morreriam a ferro e a fogo!!


Cruzes Dina... pára com isso, tentava cortar-lhe a fala a Nitinha... mas a ex beata, seguidora de Maria, e agora kardecista e espírita  convicta, desdenhava ante as nossas caras de medo, e de pânico!!!


Assim prosseguia a adolescência / à juventude... Com suas memórias pequeninhas, e com fatos e visões que nos vinham a mente, sem que soubessemos de onde sairão.


Dizia Walter (meu primo) - era a alma querendo lembrar-se de suas vidas passadas.........


Aiiiii ... exclamavamos amedrontadas, fazendo o sinal da cruz, deixa essa história de alma do outro mundo pra depois... huahsuahssuuh, ele ria de nós... e depois de nos apavorar, quando a maioria de nós dormíamos, ouvia-se gemidos frênicos do meu primo - resvalando-se numa de suas primas, tudo em nome da Rosa de Shallom, que seria a sua salvação eterna... SAFADO!!


Ai! Quantos sonhos e desesperanças...!


E, se jamais encontrassemos aquele que à pártir de um olhar nos emocionasse?


    Que sua presença e de seus acordes dissonantes um mundo enigmático nos aflorasse o espírito? 


    E, ante mesmo que se pronunciasse qualquer palavra, já nos tivesse arrebatado o corpo... e mantivesse a alma prisioneira de um amor Infinito amor?? !



A Alicinha agora crescida, buscando suas imagens... seus pensamentos (vagueiam)... uma luz a brilhar no eterno calabouço da alma! a traz memórias e fatos - como se estivesse na hora de expor seus arquivos à visitação.


Como a querer abraçar o mundo , e toda sua gente num único abraço, num único gesto... num único âmago de emocões encandescentes e efêmeras.



A resgatar de si todas as Alices - que deverão existir na sua alma...  loucas... as extravagantes... as meigas ... as recatadas... as que se prostituiram ... as que tiveram que se dar ... as abandonadas ... dilaceradas em sua raiz ... as sacerdotisas ...as Pallas ... as Afrodites ... as Genis ... as que foram queimadas: Salve Joanna ... as Santificadas : Salve Terezinha ... as Marias Madalenas de que têm celeuma ... as Rosinhas ... amarguradas ... pedantes ... hipócritas ... as que riram e às que choraram aos pés da cruz... as mortas no ventre ... as mortas pela televisão ...às Alices de ontem ... de hoje e de sempre, que estarão eternizadas em nossa memória cósmica!!!.


Um feliz final de semana.... com muito aconchego e serenidade!!!.


   
                                                        bjsssssss no coração.


P.S : Não da pra falar de Paratinga, sem deixar de lembrar da família Cruz Carinhanha... Um pouco dessas memórias passaram-se perto deles!!! Temos laços.





 


2 comentários:

  1. Amoore!

    Muito bom...você se superou!

    Estilosa, sutil....muito bom!

    parabéns!

    bjs, bjs!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela atenção e leitura, estou marcando um novo estilo de escrita!

    Ensaios da vida que é resgatada à pártir da infância cheia de fatos, que sem dúvida poderiam me levar ao divã...

    Mas sobrevivi ... A vida ás vezes é bela, sem dúvida!!!

    bjsss

    ResponderExcluir


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...