segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Como sonham as mulheres...e os homens? Revista: O CRUZEIRO .... sonhos têm que ser realizados...


O calor era escaldante... naquela época do ano.. não que nas outras épocas fizesse menos calor, mas de maneira sobrenatural, essa ano parecia que estava pior do que antes...

A única forma de quebrantá-lo, era quando íamos ao rio, lavar roupa, e nos banharmos junto.

Mas a água andava saloba e amarela... o rio quase deixava ver seu fundo... os peixes morrendo, e um mau cheiro nas bordas difícel de permanecermos ali muito tempo.

Além do mais haviam chegado diversas embarcações de fora, e o cais não tinha como segurar tanto movimento... Algumas embarcações ancoravam com auxílio de um bote, porque demorava a saída de outras...

Para quem era negociante como minha mãe, essa era a melhor hora de ir até lá ver o que eles traziam, e pedir descontos em roupas de cama.. toalhas bordadas... chitas e outros tecidos e roupas... Ela tinha na verdade um bar, mas vendia também blusões, calças jeans, roupas de cama, e coisas de mulher, e alguns apetrechos para homens...

Assim fomos também, ver o que estava acontecendo no cais. Eu , Joanita, a Cristina, o Luiz... minha tia Rosalina... Angélica, e um grupo de curiosos... porque não tínhamos nenhum tostão no bolso, mas queríamos ver também o que as mulheres da capital usavam...

Eram montadas tendas nas proximidades, e podíamos olhar tudo à vontade!

Cristina ficava deslumbrada com os tecidos e modelos de roupas, e, dizia à irmã: Um dia vou ter isso tudo - você vai ver só minha irmã!

A Joanita sorria imaginado o que se poderia fazer para obter aquelas coisas todas...

Bastava arranjar um capitão que nos dê, dizia a Cristina - olhando para os marujos de outras embarcações, se insinuando. O que era logo percebido pela irmã, que a arrastava para junto de si, para não perdê-la de vista... o que gerava a cara feia de imediato da primeira..

- Uai Nita - ocê num vai querer que a gente seja pobre até o fim dos dias ou vai?

- Claro que não Tininha, mas não é assim que a gente sobe na vida...

- E quem falou de subir na vida? Quero apenas ganhar um presentinho de alguém...  Uahsuahush chamando mais a atenção para si.

Essas duas meninas - eram umas negras de traços finos e bonitos. Perderam os pais ainda bem novinhas,e, desde então foram para a companhia de minha mãe... faziam as coisas de casa, e, infelizmente não tiveram quem as colocassem em colégios... mal sabiam ler (muito pouco)... mas eram pessoas maravilhosas..e cada uma tinha um discernimento de acordo com o que viam e entendiam.

A Joanita, era a mais recatada e tímida, também tinha um conteúdo intelectual melhor que a irmã, e seguia os modelos que admirava ... das pessoas que conhecia, e das histórias que escutava, nas novelas de rádio...em revistas, - O Cruzeiro, Burda , e nas telenovelas. aprendera a ler com alguma dificuldade, mas como era esforçada, dava um jeito de ler mais...

A Cristina - era mais grosseira , menos evoluída... não gostava de prestar atenção em nada, e falava pelos cotovelos... às vezes um monte de asneiras... coitada... Mas em sua ingenuidade sabia o que queria.



As revistas eram disputadíssimas entre as mulheres, e quando  chegavam pelo vapor, quem podia comprar compravam-na, quem não tinha dinheiro via das amigas. Como Joanita sabia juntar um dinheirinho, as vezes lavava roupa pra fora, ela um dia comprou sua primeira revista, o que foi muito festejada por todas nós.

Olhavamos para todas aquelas mulheres, e nos identificavamos de nosso modo a cada uma delas. A minha preferida era: Jaqueline Kennedy - e seu belo esposo... Mas outras amigas amavam; Carmem Miranda... Marlene... Brigith Bardo ... Maliryn Monroe, Elza Soares...e outras artistas da época.

Cada uma de acordo com seus princípios e idealizações.  Minha madrinha Honorina também estava por lá, e levou também alguns cortes de pano, e algumas revistas... dizendo que mais tarde podíamos ir à sua casa para olhar as revistas e tomar um suco de tamarindo - o que foi muito festejado!

As mocinhas da cidade também estavam a desfilar pelo cais. É incrível como tinham atração por militares...e passeavam de tardinha com suas melhores roupas para ver se encantavam algum... Minha mãe retrucava ralhando que o máximo que elas iam conseguir era um filho na barriga, e nunca mais veriam o tal marinheiro!! O que me assustava sobremaneira:

- Nita ? Tá acordada?

- Hum hum Alicinha - que qui você quer?

- Tu achas que os marinheiros são gente ruim?

- Não, acho não ...porque?

- Porque minha mãe, disse que no máximo o que as meninas conseguem deles é um filho na barriga, e depois eles somem. Você acha isso?

- Cristina interrompendo foi logo dizendo: Nina sempre com pensamentos feios... naquela cabeça...Que qui tem nóis namorá um marinheiro... Amanhã mesmo já marquei com um...lá na Praça de cima... bem perto da pensão de tia Goiania (finada).

- E a irmã já olhava sério para a outra, mas resolveu ficar calada , e continuou com a nossa conversa:

- Sabe Licinha; tudo é a sorte . Tudo depende muito...

- Como assim? O que você quer dizer com isso?

- Eu num acho que é por causa do rapaz ser marinheiro que ele tem que ser ruim... a moça pode ter sorte...e ele gostar dela de verdade, e mesmo que tenha que ir embora, eles podem namorar por carta, e um dia se reencontrarem...e até mesmo se casarem... vai depender da sorte ou não!

- Hum sei , entendi...

- Acho que Nina num devia falar essas coisas assim de boca escancarada... tem meninas que podem sonhar com isso, e ela joga areia, nos sonhos. Isso é muito ruim; pessoas que jogam areia nos sonhos dos outros....

- Também acho. disse Cristina... eu por exemplo tenho sorte. Num vê o Noca tá doidinho por mim.. querendo me namorar firme, e pedir minha mão...eu, é que num gosto dele assim pra casar! Mas se gostasse me casava com ele... com certeza.

- Pois então , se ele te quer mesmo você devia era deixar ele falar com vô Nilino, e ficarem juntos.. nós não temos nem pai nem mãe, e se Nina quiser qualquer hora a gente tem que arribar daqui, pra aquele Rio de Janeiro...e ali sabe lá Deus qual será nossa sorte.

- Prefiro arriscar a sorte, mesmo sem saber no que vai dar, do que ficar a vida durmindo com alguém que eu não amo!

- Só se for agora - por que antes você dizia que estava apaixonada por ele, disse Joanita tentando entender a irmã.

- Isso foi antes... agora enjoeei, e já não tô mais como antes...

- E por que não acaba esse namoro?de vez?? perguntamos juntas eu a Nita.

- Por que ele me paga de tudo o que eu quero... é honesto e de boa família, e tem um monte de muie dando em cima - então num vou perder ele pra ninguém.

- Mas, se é assim , não devia chifrar ele!

- Amanhã mesmo já falou que vai encontrar com o marinheiro, e se alguém vê e conta pro Noca?

- Uahsuahsua. ele num ia acreditar... ele confia em mim... Já fiz outras vezes, e ele nem desconfia.

- Tá errada você, disse a irmã, com ar de séria... você vai ficar falada... e ainda por cima estragar a nossa amizade e, pior decepcionar o rapaz...Pois olhe bem...eu vou te seguir, e se você beijar o marinheiro eu vou contar pra ele... pro Noca!!!

- Vixe, rolou um auê...danado entre as duas...

Meu primo Ostinho que ouvira o final da conversa interveio, e ralhou com a Cristina, dizendo que também contaria ao rapaz, porque ele era seu amigo... e não admitiria que fosse enganado assim...

O clima ficou feio entre todos... e sai de mansinho pra pensar; enquanto pegava um copo de água no pote grande...

Como são as pessoas?

- Fingem ... armam ciladas umas para as outras ...Traem a confiança de amigos... São ingratas e mau agradecidas, e acima de tudo não dão valor às amizades, a moral... engendram boatos e fofocas.. à toa...para se darem bem..Não importando se a outra vai se decepcionar com elas, e se fez algo em seu favor algum dia... Isso não tem a  menor importância para elas....

Nesse momento passou um cometa...e lhe fiz um pedido: Não me deixe ser uma pessoa desse tipo: Nunca na minha vida!!!

                               Que tipo de pessoas pensávamos em ser - na nossa infância e adolescência? O que se passa no imaginário de uma criança? Quem influencia o caráter? O adulto sempre será o reflexo da criança que um dia nos fomos?



Seria famosa... Cantora de rádio ... Vedete ... Atriz... Muito rica....Perua ... da vida ? O que eu seria?




O Cruzeiro foi a principal revista ilustrada brasileira do século XX. Começou a ser publicada em 10 de novembro de 1928 pelos Diários Associados de Assis Chateaubriand.
Foi importante na introdução de novos meios gráficos e visuais na imprensa brasileira, citando entre suas inovações o fotojornalismo e a inauguração das duplas repórter-fotógrafo, a mais famosa sendo formada por David Nasser e Jean Manzon que, nos anos 40 e 50, fizeram reportagens de grande repercussão.


 Poderíamos nós crianças numa cidade afastada e desolada sonharmos? 

 Como conseguir alcançar aquilo que se sonhava? 


Poderíamos ser rainhas? ... ou os sonhos têm que vir com permissibilidade? e condições.




   Jackie - também foi criança...Com que sonhava a menina? como ela alcançou seus sonhos ?



Será que poderíamos esperar pelo melhor em nossas vidas... e esse melhor o que significa na realidade...e, como alcançarmos esse propósito?


   E quem estaria permeando em nossos sonhos? Que mancebo... quem seria o idealizador... colaborador dos sonhos.. ele existiria? O encontraríamos? ou seria apenas mais um sonho a não se realizar?

Como distingui-lo e ser a melhor para ele, ou desejar que ele fosse o melhor para nós?



 Eram tantas as questões que me encostei na soleira da porta em devaneios..e adormeci... sei que acordei já na minha cama..acho que meu Anjo bom me resgatou, e me pôs na cama!! 

                                                  Obrigadu querida Nitaa!


Referências:


http://www.fashionbubbles.com/moda/revista-cruzeiro-resgate-memoria-brasileira-seculo-xx/

http://www.shoera.com/2010/07/27/icons-jackie-kennedy-onassis/

http://amarnaimagens.blogspot.com.br/2012/04/fotos-antigas-de-mulheres.html

http://fatosefotosantigas.blogspot.com.br/2012/07/imagens-de-mulheres-antigas.html


Uma perguntinha apenas:

Por que traem as pessoas? Zombam de nossos sentimentos... esquecem o que lhes fizemos...e querem é mais se darem bem à custa dos outros...

                                                              Beijossss ... Kissesss........
                        
                                                
                                        Chegou até o final? Obgdu....... Deixe seu comentário.

4 comentários:


  1. O que seria do mundo, se as pessoas não pudessem sonhar?

    Como seria a vida hoje no planeta?

    Estaríamos ainda na idade da pedra???

    Por isso enquanto vida eu tiver... continuarei sonhando!!!

    bjss

    ResponderExcluir
  2. Alicinha, li certa vez que devemos sim sonhar sempre, mas nunca esquecendo que a argamassa que sustenta o sonho é o trabalho duro. Claro que não existe realização sem o suporte do sonho.
    É nele que antevemos tudo e só depois vem a parte da materialização.
    Valeu, sonhadora!
    Vamos todos sonhar.
    José Maria Cavalcanti
    visite meu blog:
    www.bollog.com.br

    ResponderExcluir

  3. Exatamente!! Caro mestre...

    De nada adiante nos prostarmos olhando as estrelas, e desejando chegar à lua..
    Os sonhos são apenas a idealização dos desejos, porém é o esforço quem os dará a concretude da materialização....!!!

    Uma Abço ... e um ótimo fim de tarde....

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que temos sonhos, sonhos quando dormimos, sonhos que temos para a nossa vida, seja como for sonhe, tenha sempre sonhos. Sonhos são avisos para nossas vidas.
    Beijos...

    ResponderExcluir


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...