quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Aonde está o meu Cavaleiro Templário (anjo ou demônio/ talvez nenhum dos dois ) Por que se perdeu de mim? - Morri no fogo um dia... em um lugar distante. Os limites do mistério de cada um. Cavaleiros Templários


Sempre o homem e suas intolerâncias. 

Resista a toda forma de arbítrio e abuso de poder. Use seu direito de resistir... 








  
"Um Cavaleiro Templário é verdadeiramente, um cavaleiro destemido e seguro de todos os lados, para sua alma, é protegida pela armadura da fé, assim como seu corpo está protegido pela armadura de aço. Ele é, portanto, duplamente armado e sem ter a necessidade de medos de demônios e nem de homens."
Bernard de Clairvaux, c. 1135, De Laude Novae Militae—In Praise of the New Knighthood[11]


                 Jorge da Capadócia - era um templário?












    A primeira sede dos Cavaleiros Templários, a Mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém, o Monte do Templo. Os Cruzados chamaram-lhe de o Templo de Salomão, como ele foi construído em cima das ruínas do Templo original, e foi a partir desse local que os cavaleiros tomaram seu nome de Templários.







    Nos séculos XII e XIII, a Ordem dos Templários ajudou os portugueses nas batalhascontra os muçulmanos, recebendo como recompensa extensos domínios e poderpolítico. Os castelosigrejas e povoados prosperaram sob a sua protecção. Em 1314, o papa Clemente V de origem francesa e Felipe IV de França, tentaram destruir completamente esta rica e poderosa ordem (assassínios, absorção de bens, atrocidades, que levariam Fernando Pessoa a afirmar a luta contínua contra a Tirania, a Ignorância e o Fanatismo, segundo ele, os três assassinos de Jacques de Molay, Grão Mestre da Ordem), tendo D. Dinislogrado transferir para a Ordem de Cristo as propriedades e privilégios dos Templários.





    Além de possuir riquezas (ainda hoje procuradas) e uma enorme quantidade de terras na Europa, a Ordem dos Templários possuía uma grande esquadra. Os cavaleiros, além de temidos guerreiros em terra, eram também exímios navegadores e utilizavam sua frota para deslocamentos e negócios com várias nações. 

    Devido ao grande número de membros da Ordem, apenas uma parte dos cavaleiros foram aprisionados (a maioria franceses). Os cavaleiros de outras nacionalidades não foram aprisionados e isso possibilitou-lhes refugiarem-se em outros países. Segundo alguns historiadores, alguns cavaleiros foram para Escócia, Suíça, Portugal e até mais distante, usando seus navios. 



    Muitos deles mudaram seus nomes e se instalaram em países diferentes, para evitar uma perseguição do rei e da Igreja.









Igreja do Castelo dos Templários de Tomar. A sua planta circular evoca a Igreja dos Templários em Jerusalém.



 A Ordem foi fundada por Hugo de Payens, com o apoio de mais 8 cavaleiros e do novo rei de Jerusalém de nome Balduíno II, após a Primeira Cruzada em 1118 com a finalidade de proteger os peregrinos que tentassem chegar em Jerusalém, porém eram vítimas de ladrões, e a Terra Santa dos ataques dos muçulmanos mantendo os reinos cristãos que as Cruzadas haviam fundado no Oriente.


Ninguém sabe com certeza se realmente os Templários foram os criadores dos Maçons ou se fazem partes dessa ordem misteriosa, mas diversas coisas indicam que sim e no fim o golpe que tentou destrói-los pode ter os tornado ainda mais fortes. Quem sabe os Templários ainda estejam hoje em dia no meio da gente, 





   A Ordem de Cristo é uma ordem religiosa e militar, criada a 14 de Março de 1319pela Bula Papal Ad ea ex-quibus de João XXII, que, deste modo, acedia ao pedidos do rei Dom Dinis. Recebeu o nome de Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo e foi herdeira das propriedades e privilégios da Ordem do Templo.

   Em Maio desse mesmo ano, numa cerimónia solene que contou com a participação do Arcebispo de Évora, do Alferes-Mor do Reino D. Afonso de Albuquerque e de outros membros da cúria régia, o rei Dom Dinis ratificou, em Santarém, a criação da nova Ordem.

A RIQUEZA DA ORDEM ATRAI A COBIÇA DO ESTADO E DA IGREJA CATÓLICA

Felipe IV, o Belo (foto abaixo), de França pensou em apropriar-se dos bens dos Templários, e por isso havia posto em andamento uma estratégia de descrédito, acusando-os de heresia e sodomia.


A ordem de prisão foi redigida em 14 de Setembro de 1307, no dia da exaltação da Santa Cruz, e no dia 13 de Outubro de 1307 (uma sexta-feira) o rei obrigou o comparecimento de todos os templários da França. Os templários foram encarcerados em masmorras e submetidos a torturas para se declararem culpados de heresia e sodomia, no pergaminho redigido após a investigação dos interrogatórios, no Castelo de Chinon, no qual Filipe IV de França (Felipe, o Belo), influenciado por Guilherme de Nogaret havia prendido ilicitamente o último grão-mestre do Templo e alguns altos dignitários da Ordem.

O Pergaminho de Chinon atesta que o Papa Clemente V, absolveu os templários, das acusações de heresia, evidenciando, assim, que a queda histórica da Ordem deu-se por causa da perda de sua missão e de razões de oportunismo político.


Da perda de sua missão caracterizada não mais por uma vida austera, como no inicio da ordem, se aproveitou Felipe, o Belo, para se apoderar dos bens da Ordem, acusando-a de ter se corrompido. Ele encarcerou os Superiores dos Templários, e, depois de um processo iníquo, os fez queimar vivos, pois obtivera deles confissões sob tortura, que depois foram consideradas nulas pelas leis da Igreja e da Inquisição, bem como pelos Concílio de Vienne(França) em 1311 e Concílio regional de Narbona (França) em 1243.
A destruição da Ordem do Templo propiciou ao rei francês não apenas os tesouros imensos da Ordem (que estabelecera o início do sistema bancário), mas também a eliminação do exército da Igreja, o que o tornava senhor e rei absoluto, na França.
Nos demais países a riqueza da ordem ficou com a Igreja Católica.

DA SENTENÇA DO PAPA CLEMENTE V AOS NOSSOS DIAS

O chamado "Pergaminho de Chinon" ao declarar que Clemente V absolveu a Ordem das acusações de heresia, e que deu a absolvição ao último grã-mestre, Jacques de Molay, e aos demais cavaleiros, suscitou a reação da monarquia francesa, de tal forma que obrigou o papa Clemente V à uma discussão ambígua, sancionada em 1312, durante o Concílio de Vienne, pela bula Vox in excelso, a qual declarava que o processo não havia comprovado a acusação de heresia.

Após a descoberta nos Arquivos do Vaticano, da ata de Chinon, assinada por quatro cardeais, declarando a inocência dos Templários, sete séculos após o processo, o mesmo foi recordado em uma cerimónia realizada no Vaticano, a 25 de outubro de 2007, naSala Vecchia do Sínodo, na presença de Monsenhor Raffaele Farina, arquivista bibliotecário da Santa Igreja Romana, de Monsenhor Sergio Pagano, prefeito do Arquivo Secreto do Vaticano, de Marco Maiorino, oficial do Arquivo, de Franco Cardini, medievalista, de Valerio Manfred, arqueólogo e escritor, e da escritora Barbara Frale, descobridora do pergaminho e autora do livro "Os templários".


Castelo de Almourol junto ao rio ejo, fundado pelo mestre Gualdim 


Imagens:




















                      Na atualidade:




Ao vermos o sucesso de alguém, logo pensamos que a “estrela brilhou” para aquela pessoa, mas, na maioria das vezes, ela percorreu o “caminho das pedras”. A diferença é que soube utilizar essas pedras brutas para construir o seu alicerce e obter uma estrutura sólida que lhe sirva de base para a conquista de seus objetivos.












Esses homens, embora hajam controvérsias, que  os façam malignos, no fundo também foram traídos... buscaram seus ideais...e sua memória não deva ser ultrajada. O mundo padece pelos escárnios humanos. E nossa geração não deveria se perder em condenar este ou aquele ato, mas sim, não julgar... são histórias reais... e merecem nosso respeito e comoção.




Mestres Portugueses


  1. Afonso Henriques, Irmão Templário (13.03.1129)
  2. Guillaume Ricardo (1127 - 1139)
  3. Hugues Martins (1139)
  4. Hugues de Montoire (1143)
  5. Pedro Arnaldo (1155 - 1158)
  6. Gualdim Pais (1158 - 1195)
  7. Lopo Fernandes
  8. Fernando Dias (1202)
  9. Gomes Ramires (1210 - 1212)
  10. Pierre Alvares de Alvito (1212 - 1221)
  11. Pedro Anes (1223 - 1224)
  12. Martin Sanchez (1224 - 1229)
  13. Estevão Belmonte (1229 - 1237)
  14. Guillaume Fouque ou Fulco (1237 - 1242)
  15. Martim Martins (1242 - 1248)
  16. Pedro Gomes (1248 - 1251)
  17. Paio Gomes (1251 - 1253)
  18. Martim Nunes (1253 - 1265)
  19. Gonçalo Martins (1268 - 1271)
  20. Beltrão de Valverde (1273 - 1277)
  21. João Escritor (1280 - 1283)
  22. João Fernandes (1283 - 1288)
  23. Afonso Pais-Gomes (1289 - 1290)
  24. Lourenço Martins (1291 - 1295)
  25. Vasco Fernandes (1295 - 1306)



Para saber mais:



Referências:



1- http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_dos_Templ%C3%A1rios


2- http://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_de_Cristo


3- http://mentesatentas.blogspot.com.br/2010/12/proxima-postagem-perseguicao-aos.html


4- http://www.revistauniversomaconico.com.br/destaque/cavaleiros-templarios-tem-novo-grao-mestre/


5- http://betaolemela.blogspot.com.br/2011/01/cavaleiros-templarios-quem-foram.html


6- http://pt.wikipedia.org/wiki/Mesquita_de_Al-Aqsa




 Continua nas próximas postagens - Obrig.a.d.u pela sua presença!!! 


 Deixe seu comentário.




''Me desfaço do que pesa no peito. Me esqueço do que arranha a alma. 

  Me despeço do que não é inteiro, deixo de lado o que aborrece e o que não me merece, não me faz falta. 
  Sou essa colcha de retalhos, feita de pequenos pedaços do que realmente importa.''                                                           Doce Estações

3 comentários:

  1. A vida segundo a graça descentra você e lhe prepara para perceber que só amando você é livre do medo. L.F. Pondé

    ResponderExcluir
  2. A gratidão é a maior medida do caráter de uma pessoa. Uma pessoa grata é uma pessoa fiel, não te abandona, está sempre contigo. Nela você sempre pode confiar.

    Augusto Branco

    ResponderExcluir
  3. Os cavaleiros templários defenderam Jerusalém em uma grande batalha extremamente sangrenta que foi perdida para os muçulmanos.
    Beijos...
    Adorei seus dois comentários!!!

    ResponderExcluir


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...