quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

"A dor do amor tem de repente uma doçura, um instante de sonho que mesmo sabendo que não se tem esperança alguma a gente fica sonhando." - Rubem Braga, in "Amor e Outros Males". Lya Luft - Machado de Assis - Antoine de Saint Exupery


 madrugada tem uma hora neutra que há muito tempo observo. Rubem Braga








Aonde o amor nos levará? e além disso , do que mais precisamos?


Passamos toda uma existência a procura de algo... num ou noutro canto.


Passamos para a faculdade da vida gradativamente. 


Ficamos jovens, adultos, idosos...e, de repente percebemos que o tempo se foi, bem abaixo dos nossos domínios. 


Não conseguimos detê-lo...


Falta-nos o poder de tê-lo seguro. 







Ele brinca de gato e rato conosco, e fingimos que não percebido foi a sua astúcia em ludibriar-nos, fingimos que tudo sabíamos, e que por isso, e em virtude disso, sentiamos-nos preso a algo que não queríamos que passasse.







E a vida se esvai, em gotículas homeopáticas. 


De mansinho, porém sem deixar que a alcancemos para que ela possa deixarmos-nos descansar.


Seu tempo: Porque corres?


Alicinha perguntava ao olhá-lo sempre tão pontual, e rígido; hora de dormir...hora de acordar....hora de estudar...hora do recreio(melhor parte) , hora de provar os conhecimentos, hora dos madrigais, hora da alvorada da vida, hora de tocar as cornetas, hora de se ajuntar (casar) sei lá... relacionar... hora de disputar os melhores lugares, hora de consumir, e de regozijar, hora de entregar a quem amamos (pior parte)... hora da tomada de decisão... hora de embalar o filho(a)...hora de vê-lo se desenvolver, e nos ultrapassar... o tempo ali rígido como um soldado inglês, em sua corte... e, dele nunca obtivera resposta.


Alguém dizia: Detesto e abomino esse tal Senhor Tempo...como se o tempo fosse um mandatário general de exércitos, com suas armas em punho a nos encarar...

Mas é ! Pior do que isso: 

Ele nos liquida...nos aniquila... nos ilude e incapacita-nos a reagir.


Manda os abalos, e as tempestades...


As tormentas e os desamores...


Manda que nos endireitemos... que nos compreendamos que ele é maior do que nós...


Oh tempo ...Oh Tempo- Rei - se aquiete , e venha repousar...você nunca se cansa...Não lhe dá um tempo, pra si mesmo...


De nada adiantou a tentativa de persuasão. 


Ele continua ali...transfigurado, e quieto.


No seu impávido colosso - aregimentando os seus múltiplos afazers: controlar a humanidade , para que não perca tempo!!


De tanto nos preocuparmos em não perder tempo ...esquecemos de prestar atenção ao amor - seu inimigo número 1!


Por que o tempo leva os amores, e os amantes sofrem em demasia. E é como se estivessemos num calvário, sendo apedrejados, acho que se fosse esse o caso doeria menos.


Creio que na dor de Cristo - o único culpado foi o amor. Claro, lógico...o culpado foi o amor, que o tempo não soube como mantê-lo fiel!!!



“A vida é maravilhosa, mesmo quando dolorida.


E, o que eles , esses maravilhosos seres deixaram escritos sobre essas coisas? 


O tempo, o amor, e a lógica disso tudo?. 




RUBEM BRAGA



Tem razão o poeta: “O amor é a coisa mais triste quando se desfaz.”É triste por causa do retrato:porque ele faz lembrar uma felicidade que se teve e que não se tem mais. O retrato é uma sepultura.
Rubem Alves



LYA LUFT

Lya Luft




“A vida é maravilhosa, mesmo quando dolorida. 
Eu gostaria que na correria da época atual a gente pudesse se permitir, criar, uma pequena ilha de contemplação, de autocontemplação, de onde se pudesse ver melhor todas as coisas: com mais generosidade, mais otimismo, mais respeito, mais silêncio, mais prazer. Mais senso da própria dignidade, não importando idade, dinheiro, cor, posição, crença. Não importando nada.”





MACHADO DE ASSIS

Machado de Assis"E enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor; é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo, cansativo; mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas, soluços e sarabandas, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida"




"Foi o tempo que perdeste com tua rosa, que fez tua rosa tão importante"






2 comentários:

  1. "Que diz o tempo que passa? Que é tempo, e que passa... / Pois para mim ele diz muito mais coisas! / É mentira! O tempo só fala de tempo, só fala dele mesmo, porque o tempo não fala, apenas passa..." (Peço escusas pela minha grosseira imitação/adaptação de Fernando Pessoa").
    O que quero dizer é que, o tempo não faz mais que simplesmente seguir o seu caminho, sem se preocupar com nada nem com ninguém. Todas essas "regras", todos esses acontecimentos que referenciaste não são senão obra da vontade, do pensamento humano. Somos nós que modificamos a realidade que nos cerca, que mudamos o mundo. Pode-se dizer que, mesmo o tempo é uma criação nossa, pois determinamos quantos dias têm um ano, quantos meses tem este; quantas horas dura um dia, quantos minutos tem uma hora, e assim por diante. Todavia, embora todas essas nossas convenções, não podemos controlar o ciclo da vida. Nascemos, crescemos, cumprimos nosso papel (talvez pré-determinado, se crês em destino) e depois morremos!
    Não é tempo propriamente quem nos escraviza, mas sim o nosso semelhante.
    O tempo é uma coisa maravilhosa! Ele apenas segue seu curso, qual um rio que não possa nunca ser manipulado e, em seu trajeto arrasta certas coisas, move certas pedras, provoca erosão em outras... Vai moldando a vida...
    Tenha uma boa semana, minha cara Alice!
    Saudações,
    Farias, M. S.

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, este tempo que não para, nos rouba judia, implacável, nos ensina, nos traz dores, nos traz alegrias, momentos divinos, mas ele não para, não podemos parar, então que vivamos sem lembrar que ele existe.
    Beijos, amada!!

    ResponderExcluir


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...