segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Caos? No país de Alice?-Arthur Schopenhauer -A consciência humana seria uma mera superfície, tendendo a encobrir, ao conferir causalidade a seus atos e ao próprio mundo, a irracionalidade inerente à vontade. Dante Aleghiere - diga alguma coisa...

Quando o caos, chega a nos afetar por fora... Imagine a desordem que está causando por dentro!



Uma pessoa emocionalmente superficial precisa de grandes eventos para ter prazer, uma pessoa profunda encontra prazer nas coisas ocultas, nos fenômenos aparentemente imperceptíveis.                       Augusto Cury 

Alice acordara tarde nessa manhã... teve algo como pesadelos a noite, mas não conseguia se lembrar dos detalhes... ouvira somente vozes de pessoas ao longe, sonho meio diferente, que esforçava-se para lembrar! Mas quando abriu os olhos tamanho foi o susto!!

Que é isso Jesus? My God...Valei-me D-us!

Amaury

Nita,mãe,Luiz,Washington,aonde estão todos?




Seu local de dormir estava modificado!! reinava a mais pura desordem!
Ei-aquela ali, não era sua casa!
Deu um pulo da cama e foi até a janela. Olhou lá fora, e ficou boquiaberta! 
Onde estava sua cidade, seu coreto, a Igreja ao longe?... a Praça XV de Novembro praticamente desaparecera...Nada havia de familiar. 
A pergunta que lhe veio:Já...É o fim do mundo hoje?!!
Haviam construções estranhas por lá...Gente estranha, com roupas do século passado, e levando sombrinhas....pareciam gostar de animais...ou eram seus companheiros.
Não haviam as casas tradicionais, a de Gelson... Soneide... O bar de Nininho, e nem a casa de seu avô ela vira. Os sobrados, eram da cor marrom... que nunca foram construídos, pelo menos ela tinha certeza de que nunca os vira...e passara por ali ontem a noite.... 

As janelas das residências eram estreitas, e no interior de cidades quentes, como na Bahia as janelas eram espaçosas para amenizar o calor...

Eii tem um enorme gato, e, estava preso numa casa, olhando assustado aquilo tudo, tanto quanto eu!!!

Parecia que as pessoas ao longe, eram bem baixinhas...e havia cenas confusas...


Vi uma mulher trazendo um leão amarrado, e uma menina lendo um livro, ou parecia que inspecionava um livro bem maior do que ela... gente em cima de telhados...girafas imensas... Que confusão! Que caos!!!e mais...

Haviam pessoas penduradas em bolas de soprar como se estivessem num balão...óculos de um gigante no chão, e o forro de uma casa era um livro! Cena dantesca!

Virou as costas para tudo aquilo, e se deparou com uma senhora pendurada num balanço, que era sua própria roupa, mas era um Globo terrestre! bem em cima de sua cabeça. 


    Uaiii...Socorro!




E, ela calmamente olhou-a fixando-a, e disse: Não tem porque gritar , ninguém vai ouvi-la, e aquelas pessoas lá de fora não te escutarão... e, ainda que escutassem, nada poderiam fazer por você: Menina de plástico!!
A essa altura já não sabia de mais nada... pensei devo estar num sonho louco, e me belisquei senti que doeu!!






"Abre a mente ao que eu te revelo/ e retém bem o que eu te digo, pois não é ciência/ouvir sem reter o que se escuta."- Dante Alighieri, in "Paraíso"

E tamanha não foi a risada daquela mulher no balanço: Não se belisque tola menina... você não está sonhando!! Com um certo receio e, me espremendo na cabeceira da minha cama, ousei a perguntar: 

O que significa isso tudo??

E,  ela com a maior cara de deboche, aquela que eu bem conhecia em uma certa parenta.. continuou a se balançar, e a cantarolar uma canção estranha aos meus ouvidos... como se estivesse compondo-a na hora. Ainda, não posso lhe adiantar muita coisa... e, nem te devo qualquer explicação - mas como você está curiosíssima, e morrendo de medo, fiquei com peninha de ti: Menina de plástico e de porcelana...

Mas lhe digo: Foi você quem quis vir aqui...

Eu?? Nunca quis vir aqui... e nem faço idéia de onde posso estar.... 


E ela continuava com a voz de bruxa: Deixe de ser tola... todas as vezes dizia: Um dia eu quero atravessar todas as cidades, e ir aonde ninguém foi - no país das maravilhas...era algo assim, que você falava...e, dizia isso principalmente quando alguém te chateava, ou te negava algo que desejavas...


É poderia até ser: Mas isso aqui - não é exatamente o que se pode chamar de maravilhoso!...


É sim ... ela disse com convicção.


Isso??? É um tremendo caos!! Me deixa ir embora!! Eu preciso ir...Procurando falar com calma, e me mostrar amigável.


Uahsuahsuahsu  ........ Não é assim não!!! 


Estamos há centenas de anos - luz da terra, numa outra dimensão, e galáxia..


Mas eu não fiz nenhuma viagem, nem entrei em nenhuma nave espacial!!! 



Muito menos viajei a noite nem por telepatia. 

Conhecia bem o significado desse termo...porque minha mãe dizia que a usava com meu pai, quando queria encontrá-lo e, não tinha telefone por perto...


Logo, você seja quem for;
 tem que tirar disso aqui..


Aqui temos regras, e não será você quem irá muda-las!!


Precisarás falar com algumas pessoas... passará pelo tribunal! (meu D-us- seria a Santa Inquisição?)-


Iriam me acusar de bruxarias, e colocarem-me numa fogueira?


Quem ? perguntei me colocando de pé..quem me julgará? Eu não sou culpada de nada???e fiz esboço de sair do quarto...mas parei: Espera ai, ainda estou de pijamas!!!


E ela me apontou um baú... Pode escolher uma veste. Fique a vontade. Dando um sorriso vazio. 


Abri o baú, vasculhei, e só encontrava farrapos de vestes que deveriam ter sido de alguma dama antiga, mas não pude colocar nada, pois o que me caberia, estava rasgado, e o que poderia servir, de inteiro, era de tamanho miniatura!!!






Você deve estar de sacanagem comigo... prefiro ficar de pijamas!!!


Poupe-me de palavras ásperas, continue a sua procura, pois ainda nem começou a vasculhar o baú... muitas pessoas queriam ter a chance de poder abrir seu baú!..


Intui, que ela só poderia estar se referindo num sentido figurado.. mas como não tinha escolha, continuei ... e quanto mais eu colocava pra fora aquelas peças, menos me interessava pelo que via! E é assim mesmo... quanto mais procuramos algo, nunca o encontramos!!! Às vezes uma vida toda, não basta para encontrarmos as coisas que realmente nos interessa...



E, lembrei-me de que uma vez, numa reunião que meu primo e meu irmão fizeram aqui em casa, e que apareceram alguns homens que filosofaram a noite toda, eu e minhas primas, (que não podíamos participar da reunião), segundo eles, pois não tinhamos nenhuma filosofia para expor, ficáavamos atrás da porta, no corredor a reparar o que diziam, com seus livros de Grécia, Sócrates e Platão... abertos, sob as pernas, para o lerem, e depois perguntar sobre o que significava aquilo tudo.


Lembrei de uma frase que, achei num papel depois da reunião, que dizia que....


(...) a impossibilidade da consciência alcançar a coisa-em-si, isto é, a realidade não fenomênica... ao tomar consciência de si em nível radical, o homem se experiencia como um ser movido por aspirações e paixões. 

Estas constituem a unidade da vontade, compreendida como o princípio norteador da vida humana.


Nesse momento, na rua, ouvia-se música erudita, e todos pararam de falar para escuta-la, inclusive a medeia, pendurada ...





"(...)a música, por ser independente de toda imagem externa, é capaz de, se não nos apresentar, pelo menos nos aproximar da pura Vontade em seus movimentos próprios; a música é, pois, de certa forma, a própria vontade encarnada." 


Quando foi servido o lanche, honrosamente anunciado pela minha prima, que não cansava de olhar ternamente para um belo negro, alto de lábios grossos ... eu entrei no recinto, e puxei um papel, de dentro de um livro daqueles, e vi um nome enorme: Schopenhauer.


Sem, nem ao menos imaginar que algum dia iria ler algo daquela esfera tão filosófica. E, nesse momento me encontrava com um livro daqueles que havia visto naquele dia, dei de cara com um desses, e o segurei, abrindo-o por acaso.

 Trazia que:
O pensamento de Schopenhauer parte de uma interpretação de alguns pressupostos da filosofia kantiana, em especial de sua concepção de fenômeno. 

Esta noção leva Schopenhauer a postular que o mundo não é mais que representação.[1] Esta conta com dois polos inseparáveis: por um lado, o objeto, constituído a partir de espaço, tempo e o princípio de causalidade; por outro, a consciência íntima e subjetiva acerca do mundo, sem a qual este não existiria. 

Comecei a traçar paralelos, entre isso que lia, e o que vivia no momento... é que nos momentos, em que estamos na metamorfose necessária à nossa existência, tudo conspira para que possamos atravessar esse vale; infinitamente maior do que nós, e maior ainda do que pensávamos que teríamos que atravessá-lo.

Bem, depois de muita procura encontrei algo que me servisse, embora não belo, mas útil: uma calça comprida, azul escuro de amarrar na frente, parecia de um ex-vendedor de jornais, e uma camisa de botões... não era bem o que as moças usavam, naquelas bandas, mas era o me cabia a contento, e não estava mofado!

Vesti-me, dei um jeito em meus cabelos longos, e encaracolados.... e acompanhei dois criados que chegaram nos chamando, a senhora flutuante, foi na frente toda serelepe...

" O impulso do desejo, não se dá de forma consciente: ele, ao contrário, se desdobra desde o inorgânico até o homem, que deseja sua preservação."







  EU APRENDI que debaixo da "casca grossa" existe uma pessoa que deseja ser apreciada,compreendida e amada. (Shakespeare)



A consciência humana seria uma mera superfície, tendendo a encobrir, ao conferir causalidade a seus atos e ao próprio mundo, a irracionalidade inerente à vontade.


Sendo deste modo compreendida, ela constitui, igualmente, a causa de todo sofrimento, uma vez que lança os entes em uma cadeia perpétua de aspirações sem fim, o que provoca a dor de permanecer algo que jamais consegue completar-se. Daí a nota pessimista consequente no pensamento de Schopenhauer: o prazer consiste apenas na supressão momentânea da dor; esta é a única e verdadeira realidade. 


Saímos daquele local, e atravessamos a rua, com todas as pessoas, fazendo suas atividades normalmente, parecia que não estavam nos vendo...achei melhor assim.

Logo, nos encontravamos num prédio que tinha inscrições em hebraico:



 בית תפילה -  beit knésset 




Ficheiro:SinagogaPortuguesaAmsterdao.JPG



Imaginei que ali deveria ser um Tribunal, mas era um Templo.


Algo tipo uma Sinagoga. Não sei bem explicar, mas sentia uma energia boa, e não tinha medo, mais nenhum...Já que estava ali, que estivesse de corpo presente, procurei afastar as idéias vãs, e as lembranças...e deveres que deveria àquela altura estar me dedicando. Quando estamos com alguma coisa que precisamos fazer, ou alguém a quem amamos, e temos carinho, devemos nos dedicar aquela pessoa de corpo, mente e alma! E parecia, depois vim a confirmar, que aquele lugar viria me ensinar algo de bom, e necessário a jornada!!


Ouvi, chamarem meu nome, ao me aproximar do batente da porta...: Entre senhorita Baruch - sua presença era muito esperada aqui! 


Num gesto alegre a minha amiga, entrou ainda saltitante,e a segui, normalmente.


Olhei em volta o mobiliário de madeira escura, enormes cortinas de veludo...grandes vitraus, porém estreitos, e uma enorme mesa, no qual foi me puxada uma cadeira por um senhor baixinho, e sorridente, por entre imenso bigode. O nosso mentor-mor, já está vindo, e colocou uma sinfonia de Bethovan para tocar numa radiola. Depois de esperar por uns cinco minutos, sentada, e com o coração acelerado, baixaram a música, e entra o anfitrião. Todos se levantaram, a essa altura éramos quatro pessoas na sala...e levantei-me também, notei que os demais, abaixaram-se em gesto de finesse, mas não os acompanhei.


Deus seja Louvado: foi a sua saudação...e repetiramos a mesma coisa, o que me deixei falar igual aos demais.


Neste dia, iniciou ele: Mandando que um secretário anotasse...


No ano 700 dC, na Antioquia.. aqui reunidos na presença de D-us, e dessa assembléia, (agora já haviam mais de 30 pessoas que adentraram silenciosamente após ele se sentar). Declaro aberta solenemente a sessão...O que nos tras aqui e razão pelo qual nos reunimos em plenária extra- É a senhora Alice Baruch, descendente de Abrãao, e de Jacó...e sua prole...que se espalhou pelas terras do Egito, Galiléia e todo norte da Europa, logo após a passagem de Jesus.


Cada vez eu entendia menos...mas ele explicou-se: Pai - porque não conseguimos ser compreendidos, e temos que realizar viagens longinguas em nossa mente, para podermos saber que só Tu - És o Todo Poderoso e Magnânimo?


Porque nossos antepassados, nos passam tão erradamente a idéia na qual sua missão se realizou na Terra?


Oh Venerável Pai, e Mestre Supremo de todas as Cortes Celestiais, Rei dos Reis, e Juíz dos Juízes...abra a nossa visão, a nossa mente, dai-nos a capacidade do entendimento com os nossos irmãos...


Não é mais permitido que sejamos iludidos... trapaceados...e, que nossos inimigos zombem de nós.


E olhava-me seriamente, o que lhe retribui, afirmando suas palavras com a cabeça..E, nesse momento começou a falar em hebraico. 


Mantive a atitude de quem estava sendo julgada, mas não sabia, se eu era ré ou ou verdugo.

...
Se era testemunha de defesa (em minha própria causa) ou de acusação.

Me sentia amada, e essa energia de quando somos amados, por si só faz bem a qualquer ser vivo, animais ou plantas... água ou fogo! Um cheiro perfumado e de cedro, me chegava aos sentidos...e entorpecia a alma.


Orei ... acompanhando-o, o que parecia um Pai Nosso em aramaico.








Tamanha era o ritmo que a sua respiração dava as notas, que parecia-me que elas estavam soltas ao vento....e depois de falar, olhou-me e disse: Não queremos sua destruição... você veio porque era a hora de saber que não há nada oculto nesse mundo, e que o aluno quando está pronto, o Mestre aparece. Sou Paulo - ex-Saulo, e acompanhei o Cristo, embora tarde, fui tê-lo, mas conheci seu amor...e o transmito. 
Sinta-se agraciada, com essa oportunidade que lhe foi dada... De estar aonde o amor reside! Aonde o perdão tem sentido real, e não apenas da boca pra fora, e de onde vocês todos seres viventes, poderão vir sempre que quiserem.

Essa terra está se regenerando: Há almas, que ainda não conhecem a Ordem, e por isso da idéia de caos que você teve; logo ao chegar por aqui... mas toda bagunça para ser arrumada, precisa ser colocada pra fora, antes, os entulhos 


E, pediu-me que chegasse à janela..causando-me um êxtase, nessa hora...


Não havia mais desordem, nem caos, nem pessoas voando, nem leões em corrente (estavam soltos), e muito menos gatos aprisionado com olhar assustado... A cidade também não era mais de uma só cor...revestia-se de várias cores, e de luzes douradas, por cima dos prédios...Perfumes de todas as essências me chegava ao olfato...carruagens com os mais belos e bem tratados animais... pássaros de todas as formas, e lindas borboletas...elefantes brancos e vestidos com capas azuis-dourado... onças sorriam, enquanto amamentavam suas crias... cenas difíceis de se registrar em palavras...


Nesse momento - pedi para levantar-me através de gestos...e fui até ele - dando-lhe um abraço. Aliás não dei - eu recebi um abraço, que selava todas aquelas palavras... Fui abraçada não fisicamente, mas o mais terno abraço na alma.


Ele me acariciou de um modo paternal... e, perguntou-me o que eu queria perguntar-lhe: Nada falei... apenas quero poder vir aqui novamente!!! 


Sempre que precisares - estamos aqui, aguardando-a...venha sempre!!Você já aprendeu o caminho. Nisso perguntei-lhe o que é a felicidade, e se ela pode ser encontrada, enquanto vivermos?


E ele, foi a prateleira, e pegou um livro: E abriu numa página, onde pude ler:  
Uma outra via para a felicidade sustentável ainda é possível entrever na obra de Schopenhauer, e que merece crédito por haver sido, a julgar pela aparência, atestada por seu próprio estilo de vida. 


Trata-se da via da "perfeição" ou da "vida integral" (a qual, diga-se de passagem, remonta à Antiguidade, não sendo, portanto, uma novidade introduzida por Schopenhauer). Com efeito, nesta, a felicidade não é vista em termos de "estado" de quietude (nirvana), tampouco em termos de "momento" (satisfação). Diferentemente, toma-se a bem-aventurança em termos de "atividade", voltada ao trabalho e ao aperfeiçoamento das potencialidades humanas mais nobres, como as de caráter estético, teorético e ético - sem prejuízo da valorização da prudência para com os negócios práticos do dia a dia, do bem-estar e dos prazeres saudáveis ligados ao corpo. Há quem diga que a ausência expressa dessa modalidade na tela das ideias de Schopenhauer, pode ter tido por motivação certa convicção arraigada do filósofo quanto à raridade do tipo aspirante à perfeição, não se dando, pois, ao trabalho de teorizar e tampouco prescrever a via em questão (inobstante o testemunho de sua vida pessoal a favor dessa tese, a qual poderia ser vista como uma espécie de meio-termo entre a via da afirmação alienada da vida e a da negação desesperada). 


E, disse ainda: Não há mais mistérios...tudo já foi dito,tudo já nos foi revelado... quem tiver olhos para ver e ouvidos para ouvir: Entenderá!!!!







É claro que os sentimentos mudam. As pessoas fazem com que isso aconteça..·´✿Querido John - Liduxa





Mas, é preciso que o homem, respeite o seu semelhante!!!
E conheça em si mesmo - o seu valor...















Ficheiro:Arthur Schopenhauer by Wilhelm Busch.jpeg    Caricatura de Schopenhauer




Referências:

1- Comunidade facebook:: Sentimento em poesia


2- Comunidade facebook: Doce mistéio


3- http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://luqfaz.files.wordpress.com/2009/11/bau-antigo-couro-e-selos.


4- http://educacao-filosofia.blogspot.com.br/2012/07/as-dores-do-mundo-arthur-schopenhauer.html


5- https://www.google.com.br/search?q=Dante+Alighieri%2C+in+"Paraíso"


6- http://pt.wikipedia.org/wiki/Sinagoga                                                                        


                    The End...

Um comentário:

  1. Seus sonhos? Muito interessantes, contém muitos pensamentos ótimos para a vida.
    Pena eu estão faltando maior pare das fotos(figuras).
    Beijos, amada!!

    ResponderExcluir


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...