terça-feira, 29 de janeiro de 2013

INRI - Jesus em Cafarnaum. Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33








De todas as figuras, que aparecem nos livros antigos, a que mais nos causa admiração,talvez seja Jesus Cristo.

Ele não se dizia Deus, mas foi dito como tal - ele não procurava glórias, por isso mesmo foi crucificado, ele não manipulava , mas esclarecia... ele era bom e humilde, e não foi creditado nenhuma homenagem póstuma.

Ele era (foi, e pra sempre será) o Salvador da Humanidade.
Falava por meio de parábolas...que muitas vezes não eram bem entendidas...
Seus seguidores foram todos condenados, por carregarem e ensinarem sua maneira de ser, sua forma de viver... sua Fé Inabalável no Creador.
Jesus Cristo de Nazaré - revolucionou o mundo, e continua a fazê-lo mesmo decorrido dois mil anos de sua existência!!Quem mais se manteria tanto tempo em evidência? Se não o próprio Deus!!!
Ele não pediu-nos nada, e nos amou! incondicionalmente...com devoção. Há os que não compreendem sua missão, e acreditam sequer que ele tenha existido de verdade! Mas por mais que tentem negá-lo, as evidências existem. Por todo o amor dele por nós - pobres seres errôneos e errantes.

Essa postagem é dedicada a Ele.
Porque confia nele...de todo o seu coração e o mais Ele fará! (Salmo 37-5)


                   Evangelho de Lucas 1,1-4; 4,14-21



Muitas pessoas já tentaram escrever a história dos acontecimentos que se passaram entre nós. 

Elas começaram do que nos foi transmitido por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da palavra. 

Assim sendo, após fazer um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio, também eu decidi escrever para você uma narração bem ordenada, excelentíssimo Teófilo. 

Desse modo, você poderá verificar a solidez dos ensinamentos que recebeu.
Jesus voltou para a Galiléia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. Ele ensinava nas sinagogas, e todos o elogiavam. Jesus foi à cidade de Nazaré, onde se havia criado. Conforme seu costume, no sábado entrou na sinagoga, e levantou-se para fazer a leitura.Deram-lhe o livro do profeta Isaías. 

Abrindo o livro, Jesus encontrou a passagem onde está escrito:
"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano de graça do Senhor."
Em seguida Jesus fechou o livro, o entregou na mão do ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.
Então Jesus começou a dizer-lhes:
- "Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura, que vocês acabam de ouvir".
(Correspondente ao 3º Domingo Comum, do ciclo C do Ano Litúrgico).


Cuide de seus pensamentos; eles se transformarão em
palavras. Cuide de suas palavras; elas poderão se
transformar em ações. Cuide de suas ações; elas poderão
criar hábitos. Cuide de seus hábitos; eles mostrarão o seu
caráter. Cuide de seu caráter; ele guiará você a seu
destino.











Locutor: Gilberto Faggion



O projeto de Jesus


O evangelho deste domingo inicia com o prólogo de Lucas, o qual nos revela o sentido dos evangelhos.
Eles não são, sem dúvida, uma biografia de Jesus, como tantas vezes se pensou, nem também uma síntese do que Ele fez e disse, porque senão ficariam só no passado.
Os evangelhos são uma "boa noticia" para nós, homens e mulheres do século XXI!
São os relatos da experiência de fé das primeiras comunidades cristãs a partir da Ressurreição de Jesus. Constituem uma mensagem baseada no passado, interpretada à luz do presente (a vida das primeiras comunidades) e com vistas ao futuro (a Igreja posterior).
Sabemos que Lucas não foi discípulo direto de Jesus, então como ele conseguiu escrever o evangelho?
O texto de hoje responde às tradições existentes, transmitidas por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares.
Depois como os autores gregos daquele tempo, para demonstrar a credibilidade e a solidez do que vai apresentar, fez "um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio".
Finalmente Lucas dedica seu evangelho ao "excelentíssimo Teófilo" (amigo de Deus), e nele cada um/a de nós pode se sentir incluído e interpelado.
Que são para mim os evangelhos? Deixo que sua mensagem me transforme, opere em mim?

A segunda parte do texto de hoje nos leva à Galiléia, terra dos excluídos, mais precisamente na cidade de Nazaré, onde Jesus tinha crescido. E como qualquer homem judeu de sua época, ao sábado vai à sinagoga.
Mas antes quero me deter, na presença de uma pessoa predileta de Lucas: o Espírito Santo.
De fato, nos primeiros quatro capítulos de seu evangelho, detecta-se intensa presença e ação do Espírito, culminando em Jesus, que se sente investido e ungido por ele (4,18).
Uma característica da ação do Espírito nestes capítulos é que ele age, unge, tome posse das pessoas: Maria, Isabel, Zacarias, Simeão, profetisa Ana. Por outro lado, João Batista anuncia que Jesus vai batizar com o Espírito Santo.
No Jordão, Jesus é investido da plenitude do Espírito, que o conduz ao deserto e depois a Galiléia. Sendo a sinagoga de Nazaré o lugar onde Jesus se proclamará com o Ungido de Deus, pela ação do Espírito Santo que está sobre ele.
Há, portanto, um verdadeiro pentecostes no início do evangelho de Lucas. Rapidamente, lembremos que o início do livro dos Atos, escrito também por Lucas descreve outro pentecostes, o da primeira comunidade cristã.
O mesmo Espírito que age em Jesus, é quem age na comunidade de seus seguidores e seguidoras, fazendo possível que a mesma vida e obras que Jesus viveu e realizou, sua comunidade vivesse e realizasse, e maiores ainda!
As palavras do profeta Isaías que Jesus lê descrevem seu projeto de vida: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos, a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor".
O programa de Jesus beneficia diretamente aos pobres, desde o início de sua missão, ele se posiciona do lado deles, apresentando-se como seu libertador.
Dessa maneira, Jesus nos revela o Amor preferencial de Deus pelos mais pobres e marginalizados, a quem não esquece ao contrario vem em seu Filho a oferecer-lhes uma nova vida livre, digna, plena.
As últimas palavras de Jesus depois da leitura do profeta: "Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura, que vocês acabam de ouvir", confirmam seu ser e missão e ecoam até hoje a atualidade dessas palavras.
A Igreja, ungida e movida pelo mesmo Espírito de Jesus, continua sua missão libertadora, continua tendo sentido ao longo dos séculos na medida em que assume como próprio o programa de vida de Jesus de Nazaré.


Oração


Unamos-nos a todos aqueles que, por diferentes razões, sofrem neste mundo a marginalização, dirigindo a Deus Pai de todos esta oração:

Senhor, fonte da vida e da esperança.
Estamos diante de Ti
Como criaturas frágeis e necessitadas.
Tu que amas tudo o que existe,
Acolhe-nos em Teu coração.
Suaviza a dor e o sofrimento.
Torna-nos defensores da vida,
Perseverantes na luta,
Solidários no sofrimento.
Livra-nos da discriminação,
Liberta-nos do preconceito.
Ajuda-nos a sermos
Acolhedores e misericordiosos,
Conforme Tua vontade. Amém.


Referências
KONINGS, Johan. Espírito e Mensagem da liturgia dominical. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia, 1981.
SICRE, José Luis. O quadrante. A busca. São Paulo: Ed. Paulinas, 2000.
SUSIN, Luiz Carlos. Jesus Filho de Deus e Filho de Maria. São Paulo: Paulinas, 1997.

 http://juventudepibv.wordpress.com/2008/06/18/entrega-o-teu-caminho-ao-senhor-confia-nele-e-ele-tudo-fara-sl-375/

 http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090605205911AA1CdpV / 



http://www.ihuonline.unisinos.br/.


http://www.bibliaonline.com.br/acf/mt/6   .
































                    Adonai ...... Shallom ...







Um comentário:


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...