sábado, 19 de janeiro de 2013

Tanatologia - A morte é o fim? Fim de que?? Umberto Eco genial.








É preciso saber viver, mas é preciso também ter consciência do morrer... a morte sempre foi um temor pelo qual a grande maioria , se não dizer todas as pessoas se angustiam ao tocar no assunto.





Quando ocorre uma perda desse magnitude, nos prostamos, e ficamos sem palavras... nos sentimos incapacitados, sequer para consolar ao próximo. 









 "Quando meus pés imóveis me disserem que minha carreira nesta vida está prestes a terminar... Quando minhas mãos trêmulas e insensíveis não puderem mais te segurar, oh, meu bom Crucifixo, e a contragosto eu o deixar cair sobre meu leito de sofrimento... Quando meus olhos estiverem enevoados e distraídos pelo horror da morte iminente... Quando minhas faces pálidas e cinzentas despertarem compaixão e terror nos que me virem, e meu cabelo, molhado e eriçado com o suor da morte, anunciar a proximidade do meu fim... Quando minha imaginação, agitada pelos horrendos e assustadores fantasmas, afundar em tristeza mortal... Quando eu tiver perdido o uso de todos os meus sentidos... gracioso Jesus, tem piedade de mim."  Humberto Eco/ Tradutor: Luiz Roberto Mendes Gonçalves  


Tanatologia



A tanatologia é uma ciência especializada, ou um ramo da Medicina, que estuda cientificamente, a morte e os processos do morrer, também atende de maneira profissional os casos de: suicidio, sequestros, doação de órgãos, incapacidades, separações, divórcios, morte súbita, enfermidades crônicas e terminais. Trata do ensaio da vida ...e seus sentido de viver e de morrer (tudo em uma visão sistêmica). Fazem parte dessa ciência a antropologia, Filosofia, o desenvolvimento humano, e a Espiritualidade, que são disciplinas bases da terapêutica tanatológica. 



A orientação,quanto a morte, não apenas aos pacientes que estariam crônicos, e necessitando de ajuda; não é o principal enfoque dos profissionais que em a formação de tarantólogo. 




 Deve-se ter cuidado, àquelas pessoas que são julgam auto-didatas, em razão ter ter vivido uma experiência de perdas, pois creem que podem orientar a outros, e formam grupos de apoio,e colocam-se dando Conferências, Seminários, e cobram taxas, dizem-se psicólogos, ou possuidor de títulos que os autorizem a lecionar essa disciplina, que se julgam profissionais peritos no assunto.

Na Europa, e Estador Unidos, é muito delicado aproveitarem-se da ignorância das pessoas, e apresentarem-se como profissional Pós-graduado, em Saúde Mental, habituado ao manejo de grupos de terapias, ou ministrarem aulas sem os devidos conhecimentos, ou aptidões suficientes para tal. Porém, é preciso reconhecer quem tem a formação especializada, para tratar desse assunto. É necessário que o profissional, de preferência da área bio-médica seja habilitado a lecionar tal disciplina ou módulo, e não apenas seja um mero relator de conhecimentos.  Diante de uma má exposição teórica-prática, o exercício profissional deste estará comprometido. 


É necessário ressaltar que o conteúdo religioso, pode mascarar a forma como a orientação deve ser dada, uma vez que reflete apenas, os conhecimentos e atitudes pessoais.


Em países como a Espanha e México, a atenção profissional aespeci lizada, em saúde emocional, não é feita com improvisão, e mesmo ante o sofrimento agudo diante das perdas, de pessoas próximas, ocorre um amparo a estas que continuam vivas. 

Os envolvidos nestas atividas  tem um estrito compromisso com sua vocação, e transcederam aos limites formativos  e colaboram com as pessoas as quais se encontram próximas nessas horas.


Assim, o acompanhamento e a terapêutica é um duplo misto entre educação geral e a formação tanatólogo. Esses profissionais denotam grande censo de amor ao próximo,a seu semelhante, emseus campos de atuação, como já tem essa função os assistentes sociais e médicos.


Nos países em que a captação de órgãos é uma referência, junto aos serviços Hospitalares, frequentemente são os funcionários do setor de Doação que recebem um tipo de treinamento para abordarem os familiares sobre a doação, justamente, e quase sempre na hora mais dificel deles. Em que além da dor da perda de um familiar, tem que refletir sobre a continuidade da vida...



Seria prudente que os meiso de comunicaçõa frequentemente, abordassem esse tema, e não apenas eventualmente, criando uma consciência mais coletiva, sobre o tema. O que seria bem mais fácil, a decisão das pessoas nesse tocante.




Slogan de campanha de doação


 

Doação de órgãos


 E assim a vida continua...










Referências:

1-  http://pt.wikipedia.org/wiki/Umberto_Eco

2-  http://grupoluzyverdad.org/2010/06/11/%C2%BFque-es-la-tanatologia-y-que-funcion-tiene-un-tanatologo/


3-  http://www.jangadeiroonline.com.br/tag/doacao-de-orgaos/


4-  http://www.brasil.gov.br/sobre/saude/doacao



                         Boa Noite....

Um comentário:

  1. Já tinha ouvido falar em tanatologia mas não sabia do que se tratava.
    Beijos!!

    ResponderExcluir


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...