sexta-feira, 3 de agosto de 2012

"O homem realmente culto não se envergonha de fazer perguntas também aos menos instruídos." Lao-Tsé ... Maçonaria... Ramatis ... Morre aos 95 anos o Maestro Severino Araújo. Que a Luz Fraterna o receba.

As palavras verdadeiras não são agradáveis e as agradáveis não são verdadeiras.
                                                                                                                              Lao-Tsé



Aquele que conhece os outros é sábio. 
Aquele que conhece a si mesmo é iluminado. 
Aquele que vence os outros é forte. 
Aquele que vence a si mesmo é poderoso. 
Aquele que conhece a alegria é rico. 
Aquele que conserva o seu caminho tem vontade. 

Seja humilde, e permanecerás íntegro. 
Curva-te, e permanecerás ereto. 
Esvazia-te, e permanecerás repleto. 
Gasta-te, e permanecerás novo. 

O sábio não se exibe, e por isso brilha. 
Ele não se faz notar, e por isso é notado. 
Ele não se elogia, e por isso tem mérito. 
E, porque não está competindo, ninguém no mundo 
pode competir com ele. 
(Lao Tsé - Tao Te Ching) 


As noites em que se absorvia luz e ensinamentos eram mais prazerosas do que as que nada aprendíamos, porque a luz é eterna.
De quando em vez, recebíamos em nossa casa, pessoas de outras localidades e, nacionalidades; isso devia-se ao fato, de que meu irmão e minha mãe, eram rádios-amadores ... e desde cedo, esse gostava de falar idiomas, e de trocar informações com pessoas de outros países.
Assim , os vizinhos desconfiados ficavam a nos observar, ao recebermos pessoas diferentes, e observam-nos por dentre as brechas da nossa cerca de plantas vivas e no meio dos arames farpados. 
Um dia ouvi-os pronunciar: "deve de ter arguma coisa de muito estranho com essa gente, que finge de pobres, mas só recebem visitantes chiques"...
Claro que existia !!
Cultura... curiosidade... ousadia... algumas décadas à frente dos demais,etc...


Embora não demonstrássemos tínhamos uma história anterior, uma cultura nata, algo de ancestralidade, talvez, que nos diferenciava daquele pessoal, embora morássemos numa localidade simples, os livros eram nossos companheiros, e tínhamos amigos de diversas regiões e de outros países... minha mãe vivia dizendo :


- Meu pai sempre me ensinou - 
"andes com os mais sábios que você, e adquira a cultura que neles tem de sobra".


Assim falava ela, que não era à toa que seus dois maridos eram muito cultos, e que o segundo além de judeu , era alemão e poliglota...e a iniciará no rádio-amadorismo.  
Mas, nesse dia receberíamos um senhor chamado Giovanni Enzo - pelo nome não é difícel prever a sua origem. 


Lógico - ele era um italiano de uns quase 1:90m, grisalho, nem gordo nem magro, e que praticava esgrima, quando não estava trabalhando na Universidade de Ocultismo de Palermo.
Esse senhor entrou em contato com nossas transmissões porque através de um Fraternidade, conhecida como O Manto Sagrado do Oriente, que tinham um Programa todos as noite , às 22:00 na Rádio Copacabana / Rj. erámos ouvintes daquelas verdades, e vez por outra meu irmão se colocava no ar , trocando informações de relevância, com outros irmãos também sintonizados na emissora, através do rádio. 


Ele tinha dispositivos modernos acopladas em nossa casa, e pegava estações da Rússia , e de outras nações .. fazendo até que um dia tivessémos  que desligar os parelhos porque a Rádio Brás interceptou nossa comunicação por achar que éramos contra o regime militar da época, por ter contato com comunistas!  Ora santo...


Vindo ele ao Brasil, hospedou-se num Hotel no centro do Rio, mas fez questão de vir nos conhecer pessoalmente.


Assim a casa enfeitou-se nesse dia, para recepcionar o ilustre estranho...
Minhas primas ficaram alvoroçadas :


 Nita , dizia a Cristina.


 A Nina já foi lá na cidade mais Amaury, buscar o tal moço - e nem deixou o que era para se fazer de almoço!

 Ora Cristina - liga não ... Uai...

 Eles devem é de almoçar por lá no bem bão, e a gente come o que tem ai...

 É mais se ele vem depois pra cá...temos que pensar na janta...
  
 Cristina , disse Nina que o moço é da Itália, e que lá só se come é macarronada...
  
 Então, vou fazer uma boa macarronada ... tem carne moída ai .. e o segredo:- É o meu molho... temperado com ervas finas!!! orégano ... salsinha , e tudo o mais que plantei lá no fundo do quintal...
  
 Mas como assim Nita ... se o moço já está acostumado com macarronada... deve de ta é enojado , e vem pro Brasil , pro mode de comer a mesma comida da terra deles?!!
  
 Que qui tem muie?
 ... pelo menos nóis não corre o risco de fazer algo que ele passe mal ... além do que : É só o que tem mesmo nos armários!!! 
  
 Assim com muita eloqüência - a macarronada ficou uma belezura , e o italiano comeu de chupar os dedos , e ainda disse que iria levar as duas pra Itália!!! Safado!!!

 Após o cafézinho - que era de praxe tomarmos depois das refeições ... por ser um excelente complemento, e faz com que o alimento seja melhor digerido pelo estômago ( palavras da minha santa mãezinha)... eles foram mostrar os equipamentos , e o italiano também aproveitou para falar no rádio, com sua família, que estava bem; e em boa companhia " tute buonna gente" ... ouvi-o dizer a quem estava do outro lado....


Eu, meu irmão Luiz , Cristina , Joanita, meu primo Geraldo, e tia Alda , não nos continhámos de tanta curiosidade... e, realmente ficávamos admirados de ver meu irmão mais velho falar tão bem o italiano, sem nunca ter frequentado escolas...


Dizia ele, que aprendera ouvindo as rádios da Itália...


Depois de testar e aprovar os instrumentos de comunicação , foram para a sala de visitas, que era ornamentada com peças judaicos : castiçais, e outras coisas do meu pai...além dos móveis  estilo barroco, e de pura maçaranduba original que minha mãe possuia. 


De fato o homem conhecia peças boas, e não podia acreditar que nós receberíamos , com tanto zelo e cerimônia.


 Sentamo-nos todos à sua volta, e ficamos observando-o a falar das coisas, que realmente o trouxeram até aqui... 


     G.A.D.U
O Grande Arquiteto também pode ser uma metáfora aludindo à potencialidade divina de cada indivíduo. "(Deus) ... Esse poder invisível que todos sabemos existir, mas entendida por muitos nomes diferentes, tais como Deus, o Espírito, o Ser Supremo, a Inteligência, Mente, Energia, Natureza e assim por diante." [3] Na Tradição Hermética, cada pessoa tem o potencial de tornar-se Deus, esta idéia ou conceito de Deus é percebido como interno e não externo. 
O Grande Arquiteto é também uma alusão ao universo criado observador. 
Nós criamos nossa própria realidade, por isso nós somos o arquiteto. Outra forma seria a de dizer que a mente é o construtor.
Disse-nos que Deus é o Universo, e que todos os povos, dos mais tradicionais aos mais ortodoxos o reverenciavam, claro: em diversas línguas e em diversos idiomas e cultos (afro , xamã, judaismo, taoismo, maomeísmo, budismo, espiritismo etc...) enumerando as religiões e seitas existentes no mundo.


Falava de conceitos até então desconhecidos como a Fraternidade da cruz e do triângulo
a Maçonaria, o Ramatis, Espiritualismo Universalista...dentre outras.


     Maçonaria

O nome "maçonaria" provém do francês maçonnerie, que significa "construção", "alvenaria", "pedreira". [8] 
O termo maçom (ou maçon), segundo o mesmo Dicionário, provém do inglês mason e do francês maçon, que quer dizer 'pedreiro', e do alemão metz, 'cortador de pedra'. O termo maçom portanto é um aportuguesamento do francês; maçonaria por extensão significa associação de pedreiros.


Judaísmo e Maçonaria
Logo após a ascensão de Adolf Hitler ao poder, ficou claro que a maçonaria alemã corria o risco de desaparecer
Muitos dos princípios éticos maçônicos foram inspirados pelo judaísmo[27] ou melhor pelo Antigo Testamento.[28] Os ritos e símbolos da maçonaria e outras sociedades secretas recordam: A reconstrução do Templo de Salomão,[29] a estrela de David,[29] o selo de Salomão, os nomes dos diferentes graus, como por exemplo: cavalheiro Kadosh ("Kadosh" em hebraico significa santo), Príncipe de Jerusalém, Príncipe do Líbano, Cavalheiro da Serpente de Airain etc.[29]
A luz é um importante símbolo tanto no judaísmo como na maçonaria.
A maçonaria teve influência decisiva em grandes acontecimentos mundiais, tais como a Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos
Tem sido relevante, desde a Revolução Francesa em diante, a participação da Maçonaria em levantes, sedições, revoluções e guerras separatistas em muitos países da Europa, e da América. 
No Brasil, deixou suas marcas, especialmente na independência do Brasil do jugo da metrópole portuguesa e, entre outras, a inconfidência mineira e na denominada "Revolução Farroupilha", no extremo sul do país, tendo legado os símbolos maçônicos na bandeira do Rio Grande do Sul, estado da Federação brasileira. Vários outros Estados da Federação possuem símbolos maçônicos nas suas bandeiras, como Minas Gerais, por exemplo.
Revolução Americana (1776) e Revolução Francesa (1789) despertaram nos povos do mundo um sentimento de liberdade nunca antes experimentado.
A divulgação dos direitos do homem e da ideia de um governo republicano inspirou a Maçonaria no Brasil, em particular depois da Revolução Francesa, quando os cidadãos derrubam a monarquia absolutista secular. 
As ideias que fermentaram o movimento (século XVIII) havia levedado o espírito dos colonos americanos, que emigraram para a América em busca de liberdade religiosa e política
A Maçonaria é caracteristicamente universalista por ser uma sociedade que aceita a afiliação de todos os cidadãos que se enquadrarem na qualificação "livres e de bons costumes", qualquer que seja a sua raça, a sua nacionalidade, o seu credo, a sua tendência política ou filosófica, excetuados os adeptos do comunismo teorético porque seus princípios filosóficos fundamentais negam ao homem o direito à liberdade individual da autodeterminação.[50][51]
Potências e Lojas são autônomas somente em sentido administrativo, Grão–Mestres e Mestres das Lojas não podem jamais se pronunciar em nome da Maçonaria Universal. No entanto se autorizados por suas assembleias, podem se pronunciar oficialmente sobre desenvolvimento dos seus trabalhos, na escolha da forma e do direcionamento de suas atividades sociais e culturais.[50]

Estrutura e objetivos

Colunas.jpg
maçonaria exige de seus membros, respeito às leis do país em que cada maçom vive e trabalha.[56] Os princípios Maçônicos não podem entrar em conflito com os deveres que como cidadãos têm os Maçons. Na realidade estes princípios tendem a reforçar o cumprimento de suas responsabilidades públicas e privadas.[56]

Indumentária utilizada pelos franco-maçons em suas lojas.
Induz seus membros a uma profunda e sincera reforma de si mesmos, ao contrário de ideologias que pretendem transformar a sociedade, com uma sincera esperança de que, o progresso individual contribuirá, necessariamente, para a posterior melhora e progresso da Humanidade.[56][57] E é por isso que os maçons jamais participarão de conspirações contra o poder legítimo, escolhido pelos povos.[57]
Para um maçom, as suas obrigações como cidadão e pai de uma família devem, necessariamente, prevalecer sobre qualquer outra obrigação e, portanto, não dará nenhuma protecção a quem agir desonestamente ou contra os princípios morais e legais da sociedade.[56][57]
Em função disso, os objectivos perseguidos pela maçonaria são:
A maçonaria universal utiliza o sistema de graus para transmitir os seus ensinamentos, cujo acesso é obtido por meio de uma Iniciação a cada grau e os ensinamentos são transmitidos através de representações e símbolos.[58]
"Pois o preceito é uma lâmpada, e a instrução é uma luz"
Espiritualismo universalista é uma corrente de pensamento não-religiosa e anti-materialista, baseada em estudos históricos dos textos sagrados das principais religiões e em pesquisas científicas sobre ParapsicologiaFísica QuânticaEspiritismo entre outros estudos acadêmicos, como o exemplo do estudo sobre a reencarnação.

[editar]Corrente Filosófica

O Espiritualismo universalista é uma Corrente filosófica baseada nas teorias do karma e da reencarnação, a favor de que cada indivíduo, em vez de aderir, com exclusividade ou primazia, a determinado credo, sistema, doutrina, instituto, guru ou movimento, faça sua síntese pessoal das diversas correntes de pensamento relacionadas à espiritualidade (religiõesfilosofias espiritualistas e neociências transcendentais) e às demais expressões culturais da humanidade, a exemplo das manifestações da arte, da filosofia e da ciência em geral.
  • Mantém afinidade com o que Huberto Rohden chamava de anarquismo cósmico, ou seja, o autogoverno do indivíduo, em consonância com as normas da Ética universal (também chamada de cosmoética), dissociado quer de transferência de responsabilidade a terceiros para lhe ditar o caminho evolutivo a trilhar, quer da submissão a "pacotes doutrinários", inquestionáveis e petrificados, e ao controle de conduta por instituições e autoridades sacerdotais, gurulátricas ou equivalentes.

[editar]Princípios

Parte dos seguintes pressupostos:
  • As religiões são criações do gênio humano e não imposições de Deus e dos espíritos;
  • Não existe corrente de pensamento a monopolizar as verdades relativas de ponta ou absolutas;
  • Há caminhos diferentes para se atingir a evolução espiritual, dentro e fora de religiões;
  • Mais importa a conduta ética, amorosa e fraterna do que a ideologiacosmogonia ou organização religiosa (ou congênere) escolhidas;
  • São contraproducentes e inócuas disputas por qual o melhor guru ou líder espiritual da humanidade;
  • Todas as contribuições ao esclarecimento espiritual e consciencial são válidas e relevantes, merecem respeito e apreciação sem preconceito, devendo-se extrair de cada ideologia o que nela houver de proveitoso ao aprimoramento do indivíduo e da sociedade. Falava ainda de Lao-Tsé, e de uma de suas frase favoritas:! o homem realmente culto, não se envergonha de fazer perguntas também aos menos instruídos"
 Depois emendou o assunto que já varava noite a dentro falando sobre o Mestre Ramatis


Ramatis
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


RamatisRamatísRama-tys ou Swami Sri Rama-tys foi um príncipe - filho de Rama e Tiseuama. Ramatis viveu na Indochina, no século X, e foi instrutor em um dos inumeráveis santuários iniciáticos da Índia. De inteligência fulgurante, desencarnou bastante moço.
O nome atribuído por médiuns de diversos países [carece de fontes] a um espírito que seria o autor/inspirador de dezenas de obras escritas por eles. 
Hercílio MaesAmérica Paoliello MarquesMaria Margarida LiguoriWagner BorgesNorberto Peixoto e Dalton Roquesão alguns dos que afirmaram ou afirmam comunicar-se com Ramatis. 
O conjunto das obras atribuídas a ele representa a principal fonte bibliográfica e ideológica do espiritualismo universalista.

Índice

  [esconder

[editar]Histórico

Sua última encarnação teria sido na Indochina do século X d.C., segundo o médium Hercílio Maes.
Em vida no século IV teria participado dos acontecimentos narrados no poema hindu Ramaiana
Segundo o médium Wagner Borges, o nome Ramatis homenageia dois personagens do Ramaiana: Lord Rama e sua esposa Sita
Também segundo Wagner Borges, Ramatis não teria nascido na Indochina, mas na Índia, por suas caraterísticas hinduístas.

[editar]Doutrina

Para seus discípulos e admiradores, Ramatis coordena a "Fraternidade da Cruz e do Triângulo", equipe extrafísica de espíritos oriundos do cristianismo e das tradições religiosas do Oriente, comprometida em difundir síntese do conhecimento contido nas doutrinas religiosas e espiritualistas ocidentais e orientais, a fim de promover a integração da humanidade em torno de valores éticos e cosmoéticos em comum e a expansão dos horizontes conscienciais planetários.
O convite ao autoconhecimento assim como a conscientização do ser humano em relação ao seu habitat são conceitos sistêmicos igualmente abordados por Ramatis além dos temas pré-encarnação e os cidadãos do terceiro milênio. Nos últimos anos, Ramatis também teria se dedicado ao esclarecimento sobre o tema da umbanda e apometria através de diversas obras psicografadas por Norberto Peixoto e alguns artigos de Dalton Roque espalhados na internet.
O grupo universalista Voadores, ligado à Fraternidade da Cruz e do Triângulo, reúne alguns dos médiuns citados e também atribui a Ramatis a sua fundação e coordenação. Existem vários grupos de discussão e news de adeptos e admiradores de Ramatís, assim como inúmeras comunidades no orkut.
Fraternidade Ramatis Hercílio Maes foi fundada pelo Diretor Geral da Unibem, professor que alega ser médium, Octávio Melchíades Ulysséa, para continuar o trabalho de Hercílio Maes, após sua morte, em Curitiba - PR.
O professor Ulysséa freqüentava a casa de Hercílio e dele era amigo. Disponibilizou dentro da Unibem (também referida como FIES - Faculdades Integradas "Espírita") local e infra-estrutura para o grupo simpatizante coordenado pelo sr. Epaminondas. Em novembro de 2007 através da iniciativa de um integrante desta fraternidade, seu membro Dalton Packer produziu um DVD com cerca de 15 minutos sobre a vida de Ramatís. Está agora desenvolvendo um outro trabalho sobre a vida de Hercílio Maes.
O repertório de estudos que teriam contado com a orientação do espírito de Ramatis se caracteriza pelo ecletismo, ao versar acerca de temas variados, tais quais fanatismoecumenismouniversalismoespiritismoteosofiahinduísmocosmoética, transição planetária,conscienciologiaprojeciologiaapometria,umbandaufologiavegetarianismoesperantocâncertabagismoalcoolismobioenergias,magia negrachacrasmediunidadeprojeção da consciência (viagem astral), autoconhecimento, leis do carmaprojeto reencarnatório,suicídiosexoprocriação, futuro do Brasil e da TerraJesus e profecias bíblicas.

[editar]Médiuns diversos

  • Em função da proposta universalista de Ramatís, os médiuns que psicografam suas obras possuem perfis diferenciados, mesclando influências do esoterismo, do hinduísmo, da umbanda, da doutrina espírita, da Conscienciologia, da Projeciologia e doespiritualismo laico e temporal.
  • Os distintos perfis de seus médiuns e a mediunidade inspirativa (não-mecânica) de muitos deles fazem com que possuam, muitas vezes, opiniões diferentes sobre mesmas temáticas e controvérsias conscienciais.
  • Para que se tenha visão abrangente do pensamento de Ramatis é necessário comparar o conteúdo das obras escritas por seus médiuns e extrair desse cotejo pontos de convergência. As semelhanças residem no discurso do espiritualismo universalista, na abordagem de questões pouco discutidas na literatura espiritualista (ou na expressão de enfoques e pontos de vista pioneiros) e na invocação de princípios éticos universais. As diferenças radicam na simpatia ou antipatia por profecias apocalípticas, nos distintos estilos literários (mais coloquiais ou mais formais), áreas temáticas de especialização e no grau de proximidade do espiritualismo laico ostentado por cada médium.
Na roupagem carnal de Fílon de Alexandria, Ramatís pode estar pessoalmente em contato com o Jesus de Nazaré na Palestina, por cuja segurança muito lutou. 

Nessa ocasião teve a oportunidade de efetuar indagações a Seu respeito a alguns de Seus próprios discípulos daquela época, 

O que lhe possibilitou mais tarde elaborar a obra “O Sublime Peregrino”, em que trata dos principais fatos da existência do amado Mestre no planeta, trazendo uma idéia mais nítida da realidade de seu Espírito angélico.

Obras de Ramatis e datas de suas primeiras edições
Obras psicografadas por Hercílio Maes
  • A Vida no Planeta Marte e os Discos Voadores (1955)
  • Mensagens do Astral (1956)
  • A Vida Além da Sepultura (1957; autor espiritual principal: Atanagildo)
  • A Sobrevivência do Espírito (1958; autor espiritual principal: Atanagildo)
  • Fisiologia da Alma (1959)
  • Mediunismo (1960)
  • Mediunidade de Cura (1963)
  • O Sublime Peregrino (1964)
  • Elucidações do Além (1964)
  • A Missão do Espiritismo (1967)
  • Magia de Redenção (1967)
  • A Vida Humana e o Espírito Imortal (1970)
  • O Evangelho à Luz do Cosmo (1974)
  • Sob a Luz do Espiritismo (1999; obra póstuma)
  • Ramatis - Uma Proposta de Luz (2003; seleção de trechos das obras anteriores)
Obras psicografadas por América Paoliello Marques
  • Brasil, Terra de Promissão (1973 ou 1974)
  • Jesus e a Jerusalém Renovada (1980)
  • Viagem em Torno do "Eu" (2006; obra póstuma)
    • Nota: os livros Mensagens do Grande Coração (1962 ou antes), psicografado por América e Wanda B. P. Jimenez, e Evangelho, Psicologia, Ioga (1995), coletânea de estudos subsidiários de palestras de América e considerados inspirados por Espíritos, também contêm textos de Ramatis.
Obras psicografadas por Maria Margarida Liguori
  • Momento de Reflexão - Vol. 1 (1990)
  • Momento de Reflexão - Vol. 2 (1993)
  • Momento de Reflexão - Vol. 3 (1995)
  • O Homem e o Planeta Terra (1998)
  • O Despertar da Consciência (1999)
  • Em Busca da Luz Interior (2001)
  • Jornada de Luz (2001)
Obra psicografada por Wagner Borges
  • Viagem Espiritual I (1993; co-autores espirituais: Yogananda, Rama e Aïvanhov)
Obra psicografada por Beatriz Bérgamo
  • Gotas de Luz (1996)
Obras psicografadas por Márcio Godinho
  • As Flores do Oriente (2000)
  • O Universo Humano (2001)
  • Resgate nos Umbrais (2007)
  • Travessia para a Vida (2007)
Obras psicografadas por Norberto Peixoto
  • Chama Crística (2001)
  • Samadhi (2002; co-autora espiritual: Vovó Maria Conga)
  • Evolução no Planeta Azul (2003; co-autora espiritual: Vovó Maria Conga)
  • Jardim dos Orixás (2004)
  • Vozes de Aruanda (2005; co-autor espiritual: Babajiananda)
  • A Missão da Umbanda (2006)
  • Umbanda Pé no Chão (2008)
  • Diário Mediúnico (2009)
Obra de Hur-Than de Shidha
  • O Astro Intruso e o Novo Ciclo Evolutivo da Terra (2004)
Obras de Dalton Campos Roque & Andréa Lúcia da Silva
  • O Karma e Suas Leis (2004)
  • Estudos Espiritualistas - Desvendando os Caminhos (2007)
"Nada para o sentido supra mental , é realmente finito; baseia-se num sentimento de qutudo está em cada coisa e cada coisa em tudo"


   Referências
1-http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/lao.htm
2-http://www.ramatis.org.br/
3-http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Arquiteto_do_Universo
4-http://pt.wikipedia.org/wiki/Ma%C3%A7onaria
5- http://www.fraternidaderamatis.org/novo/sobre-ramatis/35-conteudo-geral/53-quemehramatis.html
6-S. Aurobindo- The synthesis of Yoga. apud: O Tao da Física. Fritjof Capra. pág. 81
7-http://umbandaimagens.blogspot.com.br/2009/10/taoismo-lao-tse.html


"Conhecer os outros é sabedoria. Conhecer-se a si próprio é sabedoria superior."Lao-Tsé
                                              Namaestê 

Homenagem ao maestro: Severino Araújo - morto hoje no Rio de Janeiro aos 95anos.
Vá com a Luz estimado irmão.


Severino Araújo e Orquestra Tabajara/ convidados...

Um comentário:

  1. Texto muito interessante, aprendi muitas coisas sobre os temas tratados.
    Beijosss...

    ResponderExcluir


Obrigada pela presença, caso queira deixe seu comentário.

Até a próxima postagem! ABRAÇOS FRATERNOS ...

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!

A vida segue seu fluxo ... Nada muda sem que você não permita!
Que lugar é esse ? One club of The chess... greast ...